Aula de Português tem relação com vendas?

O gerundismo utilizado pelos atendentes de telemarketing torna complicadas ações simples, pois as alongam. Por isso, aula de Português tem muito a ver com vendas. Todo bom livro que trata sobre técnicas de vendas, fala que todo bom vendedor tem de ser assertivo, tem de falar as coisas certas no momento certo. É verdade. Porém, alguns autores não abordam a questão de como falar essas ?coisas certas no momento certo?.

Ter boa fluência verbal é fundamental. Tive a oportunidade de negar a compra de um serviço (que por sinal estava à procura) porque, ao questionar a procedência da empresa, a vendedora respondeu: ?Pode ficar tranqüilo, certo? A gente somos de confiança…?.

Tais erros quebram todo o clima da venda. Pode ter certeza disso! Não estou fazendo nenhum sensacionalismo. Mas, ao citar o verbo ?fazer? no gerúndio (usado de propósito), lembrei de outra falha gritante de muitos vendedores ? inclusive das atendentes de telemarketing: a ?praga do gerundismo?.

Segundo Vanildo Rodrigues, um professor que tive no ensino médio, uma redação é bem escrita quando utiliza-se parágrafos curtos, simples, com uma linguagem de fácil entendimento (conforme público-alvo) e é evitado o uso excessivo do gerúndio, por quê? A resposta é simples: quanto menos se usa o gerúndio, mais claro e objetivo fica o conteúdo.

O gerúndio transmite a idéia de que há o prolongamento da ação exposta, exemplo: ?Eu vou estar consultando seu cadastro?, dá a impressão da continuidade da consulta. Diferente se usarmos a expressão ?eu vou consultar seu cadastro?, que torna tudo mais dinâmico. A ação é dita no presente. O vício (com a permissão da palavra) dessas profissionais vem de traduções (malfeitas, diga-se de passagem) de manuais de vendas utilizados nos Estados Unidos. Quando essa tradução foi feita, não levaram em consideração as diferenças morfológicas ou os vocábulos das línguas.

Muitas empresas investem em treinamentos de venda, reciclagens, mas poucas enxergam a importância de um curso de lingüística voltado para o pessoal da área citada. Essas empresas que visam o aperfeiçoamento do seu pessoal de vendas declaram que tiveram, além de um aumento nas vendas, um melhor desempenho no relacionamento com seus clientes, pois com o aumento do conhecimento verbal, seus vendedores ?largaram? a venda mecânica e tornaram o processo mais dinâmico, flexível e prazeroso.

Use uma linguagem natural, que fale de maneira simples sem deixar a formalidade de lado. E como dizia Clarice Lispector ?que ninguém se engane: só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.?

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima