Entenda como o benchmarking permite que você implante, na sua empresa, novidades que estão fazendo sucesso no mercado. Benchmarking nada mais é do que um processo contínuo de aprendizado, baseado em uma comparação direta entre as suas ações e estratégias e as ações e estratégias de uma outra empresa de sucesso.
Ao identificar, entender as melhores práticas e processos de outras organizações e comparar com os seus, uma empresa pode encontrar áreas que precisam ser melhoradas para que seus resultados aumentem.
Plano de ação
- 1. Escolha uma coisa que você quer melhorar na sua empresa (seja específico).
2. Crie uma lista de empresas que valem a pena ser visitadas.
3. Contate as empresas e peça permissão para visitá-las.
4. Observe o que estão fazendo, descubra como eram e como chegaram até ali.
5. Adapte essas informações para a sua realidade.
6. Estabeleça padrões superiores de desempenho.
7. Identifique os nós do processo (pontos que impedem a implantação da nova realidade).
8. Prepare uma lista das ações que devem ser implementadas para melhorar seus resultados.
9. Analise os resultados após as mudanças.
O benchmarking, feito de forma organizada, permite que você implante regularmente na sua empresa novidades que estão fazendo sucesso no mercado. Isso vai aumentar sua competitividade, reduzir custos e diferenciá-lo da concorrência.
O texto completo sobre benchmarking é exclusivo para os assinantes do Gestão em Vendas. Se você ainda não tem a assinatura, poderá fazê-la através do site: www.gestaoemvendas.com.br e começar a receber, já na próxima semana, as edições completas.