Autoconfiança: acredite tanto em si que ninguém possa duvidar

autoconfianca pequeno se enxerga grande através do espelho

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

“Acredite tanto em si até que ninguém, nem você mesmo, possa colocá-lo em dúvida.”

Por Anderson Pereto 

Acreditar que você pode é o primeiro passo para aceitar qualquer desafio em sua vida. Transmitir ao mundo que você acredita nisso é outra coisa!

O primeiro limitante para o equilíbrio de sua autoconfiança é acreditar que ela é o antônimo da humildade, e isso não é verdade. Acreditar muito em você mesmo é positivo e não significa que não seja humilde. 

Humildade não é falar timidamente, é reconhecer que a sua não é a única maneira de resolver as coisas. Questionar-se, ler, ouvir, observar, conhecer novas formas, novos caminhos, aprender a aprender são imprescindíveis para a sua evolução. Mas isso tem hora e com certeza não é na frente de seu cliente. Há uma máxima da liderança que diz: “elogie em público, corrija em particular”. A mesma regra vale para você.

Encontrar a medida certa da autoconfiança não é fácil. Demasiada te levará a uma comunicação impositiva, a indisciplina e, consequentemente, as derrotas. Amena, te manterá estagnado e longe dos bons resultados.

Manter-se autoconfiante na maior parte de seus dias é o segundo grande desafio. Temos que ter consciência de que oscilará. Para os momentos que precise elevar sua autoconfiança, seguem algumas dicas:

1º Inspire-se em você mesmo!

Explore em sua memória as suas vitórias e as forças que teve e utilizou em outros momentos de sua vida.

2º Alimente-se bem!

Além de alimentar seu corpo, alimente diariamente sua mente com conhecimentos, com bons e desafiadores objetivos e com relações agregadoras e positivas.

3º Renove sua paixão!

Como toda relação, precisamos reaviva-la constantemente. Ser um apaixonado por você mesmo, por suas soluções e empresa/marca que representa é que lhe fará convencer os demais.

4º Tá com medo, vai com medo mesmo!

O frio na barriga é a sua coragem esfriando seus medos.

5º Vá e (con)vença!

Ao abrir a boca, mostre ao mundo que você não veio a passeio.

Anderson Pereto é publicitário, pós-graduado em gestão estratégica de marketing, há 15 anos empresário varejista e há 10 trainer de vendedores. Foi trainer assistent do Dale Carnegie Course, gerente nacional de vendas na indústria moveleira, metal mecânica. É professor de ensino superior e pós-graduação em disciplinas de marketing, empreendedorismo, negociação e vendas e coordenador do curso de gestão comercial da FSG Bento Gonçalves (RS).

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

Como fazer a equipe de vendas ter mais disciplina para prospectar novos clientes

Como fazer a equipe de vendas ter mais disciplina para prospectar novos clientes

Jocko Willick diz que disciplina é liberdade. Pois é justamente ...
Leia Mais →
10 estratégias simples para aumentar a prospecção do seu time

10 estratégias rápidas, práticas e simples para líderes aumentar a prospecção de novos clientes (+1 bônus poderoso)

Hoje quero lhe apresentar, de maneira rápida, prática e simples 10 estratégias práticas (mais 1 bônus para acelerar resultados) que todo líder pode aplicar agora ...
Leia Mais →
trabalhar certo

Times que trabalham muito e vendem pouco: como usar os 3 Cs para reverter isso?

Times de vendas raramente ficam parados. Vendedores estão sempre em movimento, ligando, mandando mensagens, visitando clientes.
Leia Mais →