Biblioteca, a fonte do saber

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É difícil ler livros se você não os possui. Uma biblioteca cheia de obras sobre sucesso e vendas confere a oportunidade de adquirir a sabedoria dos outros se você empregar esta simples palavra: ler.

O mesmo serve se você admira alguém e quer se inspirar no que essa pessoa lê para seguir adiante. Para isso, pergunte-lhe que livros ela recomenda (pois considera que influenciaram sua formação pessoal e profissional) e inclua-os na sua lista de próximas leituras.

Sua biblioteca é algo em que você deve se basear para dar continuidade aos seus estudos. Se você decidir ler sobre vendas ou sucesso, terá chances maiores de se tornar um grande vendedor ou alguém bem-sucedido.

Mas atenção: as pessoas frequentemente dizem “Eu li aquele livro”, mas raramente dizem “Eu aplico os princípios daquele livro todos os dias.” No entanto, deveria ser diferente. Afinal, os livros não são apenas para ler, são também para referência!

Comece lendo livros sobre coisas de que você gosta ou pelas quais se interessa. Isso criará o hábito e o desejo de saber mais. O conhecimento vicia, assim como as drogas ou o álcool. Dedicar-se ao aprendizado permanente significa ler e ouvir algo para o desenvolvimento pessoal no mínimo uma hora por dia.

Coleciono livros sobre negócios, vendas, desenvolvimento pessoal e sobre cada aspecto do sucesso. Livros antigos, alguns raros, alguns comuns, todos bons! Todos úteis! Todos joias do saber!

Para se motivar a tornar a leitura um hábito, faça uma lista dos livros que você já leu e que melhoraram seu negócio, suas vendas, sua atitude e sua vida. Depois, faça uma lista dos livros que você deveria ler e reflita sobre o que o está impedindo de lê-los. Em seguida, organize-os e estabeleça metas de leitura. Aos poucos, sua pilha vai diminuir; seu conhecimento, aumentar, e você vai engatar a segunda marcha. No fim, ficará satisfeito com o novo destino descoberto por meio de tantos livros.

Minha dica: Leia três livros sobre negócios ou atitude positiva imediatamente, um capítulo por vez. Faça anotações sobre ações e ideias nas margens do livro e marque as páginas ou transfira as informações para seu computador. Isso assegurará que seu conhecimento e suas ideias serão postos em prática.

Treinar e praticar não levam você ao seu máximo. A educação é que leva. Treinar ensina “como”. A educação ensina “por quê”.

Boas leituras!


Jeffrey Gitomer é autor do livro A bíblia das vendas (Editora M. Books) e é um dos palestrantes de vendas mais respeitados e requisitados do mundo. Responsável por três sites nos Estados Unidos voltados a vendas e carreira, Gitomer também é colunista de importantes revistas de negócios. Visite o site: www.gitomer.com

 

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