Bola em jogo

Como é que anda a sua proporção entre o “tempo total e o tempo de bola em jogo”? Como é que anda a sua proporção entre o “tempo total e o tempo de bola em jogo”?

Explicarei melhor: durante as partidas de futebol, é normal que uma mesa de dados e estatísticas acompanhe todos os números relativos à partida que está acontecendo. Número de faltas, escanteios, cartões, impedimentos e assim por diante. Um dado que normalmente é mensurado, mas poucas vezes divulgado, é o levantamento que se faz de quanto tempo, precisamente, a bola ficou em jogo: “bola rolando”.

É comum, nas partidas tradicionais de 45 minutos cada tempo, extrair-se um tempo real de bola em jogo de aproximadamente 25 a 27 minutos por tempo. Surpreendente não? Daí, se a regra do futebol tradicional obedecesse aos mesmos padrões das regras do futebol de salão, por exemplo, no qual o tempo é aferido somente com “bola rolando”, seria comum encontrarmos juízes dando um acréscimo de 20 ou até de 25 minutos ao final de cada tempo.

Bom, penso que esses dados têm sido cada vez menos divulgados em razão de se apresentarem, cada vez mais, em ritmo decrescente, chegando em algumas partidas ao absurdo de apenas 19 minutos de “bola em jogo”, o que denuncia provável ausência de qualidade individual dos jogadores, bem como na formação da equipe, o que leva a uma diminuição das chances de conquista de bons resultados. Mas, o que isso tem a ver com a sua vida?

Vamos voltar à pergunta do início do texto e refletir… Em sua atividade como vendedor, como anda a proporção entre o seu “tempo total” e o tempo de “bola em jogo”? Das prováveis oito a dez horas de trabalho por dia, quanto deste tempo você sinceramente atribui ao uso produtivo?

Sabemos que, assim como um bom atacante, que não desperdiça uma chance frente ao gol, você, em suas atividades diárias não pode perder uma oportunidade naqueles preciosos minutos que a sua profissão lhe possibilita, frente ao cliente ou prospect. Para minimizar a chance de desperdiçar essa oportunidade, duas coisas são indispensáveis: preparo e planejamento.

Mas afinal, o que é planejar? Planejar é antecipar-se, é ter uma visão clara dos objetivos do seu negócio, é garantir a aplicação de uma entrevista personalizada sempre, é munir-se de um mapa e uma bússola. Eles não livram você da tempestade, mas garantem que continue no caminho correto uma vez vencidas as dificuldades.
Considerando as etapas que formam o caminho intermediário, até o encontro frente-a-frente com seu principal cliente, qual é a melhor forma que você encontrou para passar por estas etapas com um ganho de produtividade?

Certamente, você já deve ter adotado um comportamento que lhe permitiu manter-se em atividade em um cenário que se caracteriza por hipercompetitividade e dinamismo. Você que é o motor de proa dessa imensa embarcação. Sem dúvida alguma, deve estar entre os profissionais que ?ditam a moda? da produtividade no seu setor; você deve ser daqueles que utilizam cada segundo do seu tempo durante as atividades-meio para planejar, treinar e criar estratégias de ação que permitam aumento de performance e conquista de resultados.

Afinal, notoriamente, a área de Vendas tem se consagrado como um dos segmentos que mais atrai currículos de interessados em todo País. Todos os dias, milhares de novos profissionais, repletos de energia e, acima de tudo, de muita vontade, procuram essa profissão na esperança de uma oportunidade de dar o melhor de si, de empatar o “tempo total” com o “tempo de bola em jogo”.

Mas você já é um craque. Você utiliza cada precioso minuto do seu tempo para garantir os meios que justificam os fins. Você conhece o mercado e sabe que houve uma transição do marketing de massa para o marketing one-to-one.

Então, você elabora abordagens específicas para cada cliente, você entende suas necessidades e acerta uma ””finalização precisa”” ao atendê-las. Durante o percurso, no seu carro, você aproveita o tempo para planejar mentalmente as etapas e motivar-se. Durante a espera, você com certeza deve fartar-se de informações a respeito do seu cliente. E após a entrevista, é claro que você, além de estruturar a seqüência do seu projeto com aquele cliente, já se planeja para a próxima etapa, considerando o avanço obtido no último contato.

Nas suas análises de mercado, tenho certeza de que você sempre se pergunta: “? Como posso fazer melhor, mais rápido e com melhores resultados?”; “Como posso buscar o primeiro lugar e superar concorrentes?”
Se é assim que você utiliza seu tempo, meus parabéns, pois com certeza além de transformar sua rotina em algo motivante e desafiador, você obtém também os melhores resultados.

O segredo do profissional de sucesso está em não esperar que alguém lhe solicite ações diferentes. Está em fazer mais do que é pago para fazer. O profissional percebido no mercado é o automotivado, entusiasmado, que assume o controle do seu setor e, conseqüentemente, dos seus resultados.

O profissional de vanguarda não “cava o pênalti”, ele parte para o gol. E a decisão de tornar-se este profissional é exclusivamente sua. Então, para o dia de hoje, observe como está sua proporção de “tempo total e tempo de bola em jogo”. Seja o capitão do seu time. Todos contam com você.

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