Cada pessoa é responsável pelo planeta Nome: Romilda de Carli Roncatti
Formação: Publicidade
Profissão: Agente de viagem
Missão: ?Sensibilizar as pessoas de que é o ato individual que pode mudar o meio ambiente, o País e o mundo?.
Parece óbvia a necessidade de cuidar do ambiente em que vivemos, porém nem todo mundo se dá conta disso. Romilda de Carli Roncatti não faz parte desse grupo de pessoas, além de se preocupar, ela pratica ações para ajudar o ambiente.
Desde 2001, Romilda é voluntária da Fundação SOS Mata Atlântica ? organização não-governamental que tem como missão defender os remanescentes da Mata Atlântica, valorizar a identidade física e cultural das comunidades humanas que neles habitam e conservar o patrimônio natural, histórico e cultural dessas regiões, buscando o desenvolvimento sustentado: ?Sempre achei o voluntariado importante. As pessoas precisam entender que quando se fala em planeta é a ação de cada um que pode proporcionar uma melhora global.?
Romilda está envolvida em diversos projetos da SOS Mata Atlântica. Entre eles, as ações em escolas para incentivar as crianças a cuidarem do ambiente em que vivem, além de ser responsável pelo Rito de Passagem ? projeto de desenvolvimento de novos voluntários. ?Passo um dia explicando para eles como é o trabalho na SOS, além de dar instruções para que saibam sensibilizar outras pessoas em relação ao voluntariado ambiental?, diz Romilda.
As horas dedicadas a SOS Mata Atlântica não fazem falta, pelo contrário, ajudam. A voluntária conta como as ações contribuem para o seu desenvolvimento profissional: ?Na minha agência, passo o dia ajudando as pessoas a planejarem suas viagens ou cursos no exterior. Com o que aprendi no trabalho voluntário, consigo ajudar meus clientes a descobrirem exatamente o que precisam?. Ela ainda ressalta que depois de começar o trabalho na ONG a sua consciência ambiental mudou completamente.
O voluntariado pode ser ainda mais positivo para quem o pratica. ?A grande recompensa é entrar em um trabalho achando que está levando muito para as pessoas, mas sair dele com um aprendizado muito maior do que eu tinha antes?, conta Romilda.
Para saber mais:
Visite o site: www.sosmatatlantica.org.br


