Calendário de Oportunidades: Como transformar dias obscuros em ouro para o varejo

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Estabelecemos neste País uma corrida mercadológica fixada no mercado de concorrência monopolística mais conhecida como sazonalidade. Temos dias especiais para focar demandas específicas, como no Dias das Mães, das Crianças, dos Pais, Natal, Páscoa, entre outros mais. Isso realmente é ótimo para nós comerciantes e uma festa para os consumidores. Todos estamos adequados a esse tipo de situação anual eterna, mas sempre me pergunto: “Por que vende-se tantos perfumes no Dia dos Pais e não se vende tantas motos no Dia do Moto-boy?”

Frente a uma oportunidade gigantesca de vender mais, criar maiores estratégias de marketing, será que ninguém pensou nisso ainda. Imaginem quanto poderia faturar uma pizzaria que no dia 10 de julho, que por sinal caiu num sábado este ano, promovesse uma estratégia de vendas, por ser o Dia da Pizza. Iria se tornar uma oportunidade de se diferenciar perante as outras, visto que operam num mercado tão concorrido. Esse diferencial deve ser estudado, pois com certeza trará, mesmo que por um dia ou uma semana, uma sazonalidade individual para a empresa que despontar na frente.

Em nosso calendário existem dias para tudo e para todos, perfeitos para a personalização de serviços. A quantidade de estabelecimentos que podem ganhar no Dia do Casal é imensa, bastaria apenas uma boa promoção, uma boa divulgação e faturar no dia 7 de dezembro. No Dia do Moto-boy, como citado acima, a Kasinsk poderia vender mais, com maior facilidade ao trabalhador desse ramo, assim como a indústria de capacetes poderia aumentar o ritmo de produção. As balconistas, que trabalham duro de domingo a domingo, adorariam ser lembradas e recompensadas, bem tratadas pelo seu Dia. Quantos eventos atrativos podem ser criados no Dia do Pensamento ou no Dia do Estudante? Quantas festas podem reunir centenas de pessoas que vieram dos lugares mais lindos do País, no Dia do Nordestino. Alguém saberia dizer qual é o Dia do Orgulho Gay? Os salões de cabeleireiros e as casas noturnas deveriam.

Nós, administradores comerciais, estamos sempre em busca de novidades, de oportunidades de crescimento, de melhorias no atendimento, já que infelizmente nem todas as empresas são monopólio puro, vamos tornar nossos varejos empresas monopolizadas pela diferenciação. Estejam com olhos bem abertos e com a percepção a flor da pele para que tudo, exatamente tudo, seja captado. Quanto mais formos capazes de subtrair todos os fatores de inovação tangíveis e intangíveis, seremos diferenciados, surpreendentes e divulgados, consequentemente copiados pela concorrência incapaz de sair na frente como nós. E lembre-se de ler um bom calendário, as oportunidades estão onde ninguém pensa que elas poderiam estar.

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