Caminhos para o sucesso no varejo

O dinamismo do mercado exige ajustes constantes. Saiba como escolher uma estrada segura para o seu negócio. Não basta colocar todas as energias no processo de compra, acreditando que pechinchar ou espremer os fornecedores trará sucesso ao seu negócio.

O dinamismo do mercado exige ajustes constantes, na tecnologia, nos equipamentos, nos processos logísticos e operacionais, nas relações com os colaboradores, clientes e fornecedores e também nos sistemas gerenciais.

É fundamental escolher uma estrada segura para o seu negócio. Aproveito para contribuir com alguns caminhos como sugestão :

    1. Estabeleça um plano de carreira aberto a todos na empresa, familiares ou não.

    2. Insira um PPR (programa de participação nos resultados), atrelado às metas.

    3. Crie e use IDR (indicadores de desempenho e resultados) mais aprofundados do que os tradicionais ?Vendas por m²?, ?Vendas por Vendedor? e ?Vendas por Produtos?.

    4. Implante programas motivacionais em ciclos ocasionais, evitando que a curva entre bons e maus momentos seja muito acentuada.

    5. Adote uma política de marketing atualizada e focada em resultados.

    6. Gerencie os custos gerais, visando gerar recursos que permitirão atualização constante dos equipamentos, estruturas e tecnologias e processos gerenciais ou de RH.

    7. Integre-se ao associativismo, buscando fortalecer seu negócio, ingressando em redes e associações setoriais, participando dos eventos da classe (locais, regionais, estaduais, nacionais e até internacionais).

    8. Use a logística como diferencial competitivo, seja criando seu CD (centro de distribuição) ou revendo sua estocagem e distribuição, da forma mais eficaz e rentável aos negócios. 9. Participe de feiras e viagens de negócios, rodadas de negócios nacionais e internacionais, buscando divulgar seus produtos e serviços além do seu quintal.

    10. Realize ações sociais efetivas, envolvendo os colaboradores, na comunidade em que se localiza.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima