Clientes, Mercados, Serviços

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Cada dia mais vejo empresas se digladiando por oferecer descontos e promoções. A grande tônica do mercado são liquidações e ofertas, crediário facilitado, prazos espichados, cheques pré datados, enfim, grandes ofertas.

Cada dia mais eu me pergunto: é realmente isso que o cliente procura? É somente isso que faz a diferença? Ou esse é apenas um caminho seguro para a bancarrota? Achatando seus lucros com descontos estapafúrdios, e por vezes inconseqüentes, o empresário minimiza a margem operacional e descapitaliza sua empresa, tornando-a frágil nesse mercado que é altamente competitivo e, por que não dizer, selvagem.

Somado a esses descontos, encontramos a inadimplência, que corrói as estruturas econômicas de todas as organizações, em maior ou menor grau.

Como então minimizar esses infortúnios e maximizar os lucros? Tenho acompanhado em diversos lugares e junto a variadas empresas uma alternativa lucrativa, e altamente desejável pelos consumidores: serviços. Sim, agregar serviços ao seu produto, incluir na sua lista de preços trabalhos de manutenção, consertos, reposição, empréstimos de equipamentos, e principalmente serviço pós venda.

É notório que o consumidor está com seu tempo diminuído, pois o corre-corre do dia a dia consome cada minuto, seja no trânsito, seja nas atividades rotineiras ou eventuais, e mesmo o tempo de lazer cada vez mais negligenciado torna-se premente.

Por que então não nos viramos para dentro da casa do cliente, saindo de trás do balcão? Quer um exemplo? O comércio que vende máquinas de lavar roupa pode fazer a instalação das mesmas, a loja que vende televisores pode regulá-los e programá-los, o agente que vende celulares pode ofertar acessórios, e assim por diante.

Você já pensou nas compres continuadas? Quantas vezes por mês seu cliente troca o óleo? Você sabe quantos quilômetros ele já rodou com aquele filtro? E os pneus? Não estão na hora de trocar? Os tapetes do automóvel ou mesmo as palhetas do limpador de pára-brisa, não deveriam ser substituídas?

Sabe por que não se sabe responder isso? Porque não acompanhamos o cliente, simplesmente vendemos e esperamos que ele volte, um dia, quem sabe, talvez, e isso ocorrerá porque o mercado não oferece esse cuidado. Até que alguém comece a oferecer e ganhe muito mais com isso.

Prevejo uma década de clientes insatisfeitos buscando serviços, cuidado, interesse do fornecedor, buscando aquela empresa que se interessa por ele e que o atende ou melhor lhe surpreende com soluções que ele às vezes nem sabe que busca, mas que gostaria de ter.

Prevejo empresas crescendo e empresas fechando, mas não consigo mais prever empresas estáveis, ou estagnadas, num tempo de atitudes passivas e prepotentes de que “se querem comprar, que venham até mim e sujeitem-se a norma da empresa”.

Hoje seu concorrente não é mais o vizinho de porta ou de rua, ou mesmo aquela outra empresa de sua cidade. Seu concorrente pode estar em qualquer lugar do mundo e ao menos que seu cliente não saiba usar telefone, cartão de crédito, televisão ou internet, ele tem acesso a todo o planeta.

Pense nisso e aja para o lucro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

equipe de vendas commodity

Produto ou serviço premium não pode ter equipe de vendas commodity

Tem empresa que investe em produto, serviços, marketing, marca, CRM, ...
Leia Mais →
balão mágico

O balão mágico das metodologias de vendas

Superfantático: Spin, Challenger e o Balão Mágico O que cada ...
Leia Mais →
Arquitetura da Decisão em processos de Vendas B2B

Arquitetura da Decisão em processos de Vendas B2B

“Vender sem entender como a decisão funciona dentro do cliente ...
Leia Mais →