Não, esse não é um artigo específico para sua equipe de vendas, mas sim para todo e qualquer profissional que entende que o foco deve ser sempre no cliente. Independentemente da área de atuação, todos temos clientes e eles são a razão de nossa existência.
Conheça mais sobre os seus clientes e descubra um jeito único e especial para fazer a diferença:
01. Cliente Externo: é aquele que compra de sua empresa ou, sendo um pouco radical, é aquele que paga o seu salário. Quem garante sua remuneração é sempre o cliente. Pense bem: a roupa que você está usando agora, tudo o que você tem quem lhe deu? O cliente, porque se não fosse ele não haveria emprego e muito menos salário. Você pode estar pensando: “Mas eu não trabalho com vendas?” Pode até ser, mas já reparou que ao seu nome é incorporado o nome da empresa. Já ouviu a frase: Sabe o Carlos do Correios? A Ana do Bradesco? Você representa sua empresa onde estiver. Aprimorando sempre o seu trabalho você estará contribuindo com o cliente final e com melhores resultados para sua organização.
02. Cliente Interno: O foco aqui é descobrir para quem você produz alguma coisa e para que determinado setor da empresa. O cliente interno merece toda a nossa atenção e, infelizmente, poucas empresas estão tão atentas a este fato. Vá até o seu “setor cliente” e pesquise. O que meu setor faz e como faz é o ideal? Como podemos melhorar nossa performance ajudando o trabalho do outro. Quantos problemas sua empresa resolveria simplesmente fazendo com que um conhecesse o trabalho do outro? Melhore a comunicação, evite atritos e aumente a visão do todo das pessoas em relação aos negócios da empresa. Promova encontros entre setores clientes, tenha certeza que surgirão excelentes sugestões de melhoria.
03. Cliente Vida: trate as pessoas que você ama como clientes. Pai, mãe, filho, marido, esposa, amigos, etc. Aqueles mimos que sua empresa faz ao cliente podem servir de inspiração para fazer você alcançar momentos de excelência nos seus relacionamentos pessoais. Acaba de ser crida a expressão “Marketing Familiar”, mas com muita ética e seriedade. E não se esqueça que sogra também é cliente, ok!
04. Cliente 2X+: é o cliente “duas vezes mais importante”. Sabe quem? Você! Isso mesmo trate-se como um cliente muito especial, vip, porque você o é. Pratique um esporte, cuide de sua qualidade de vida, tenha um hobby. A maioria das pessoas esquecem de si mesmas. Todo mundo sabe que o corpo humano é como uma máquina, que precisa de boa alimentação, descanso e lazer, mas poucos fazem. Não se esqueça que se você pifar não adianta nada os outros clientes. Morto não atende ninguém, não diz bom dia e nem sequer nos estende a mão…
Como toda brincadeira tem um fundo de verdade fica a dica que o melhor, sempre, para sua carreira é primeiro estar bem consigo mesmo. Sonhos, novos projetos, planejamento e ação são os melhores combustíveis para o seu crescimento.
E agora o que você vai fazer para encantar os seus clientes? Pode ter certeza que eles estão aí à sua volta à espera de um atendimento diferenciado e criativo, que somente você pode dar.