Como a inteligĂȘncia artificial pode ajudar sua empresa a vender mais

inteligencia artificial

A inteligĂȘncia artificial (IA) Ă© uma ĂĄrea da ciĂȘncia da computação formada por sistemas que simulam a capacidade humana de pensar de forma racional e inteligente. Utilizando dados digitais, as “mĂĄquinas” conseguem aprender determinados padrĂ”es de linguagem e interpretação de textos e imagens, usando essas informaçÔes para encontrar uma solução ou resposta para determinado problema ou pergunta.

Em muitos filmes de ficção cientĂ­fica esse cenĂĄrio Ă© assustador. Mas, na vida real, em geral, a inteligĂȘncia artificial Ă© muito mais funcional e “amigĂĄvel”.

Diversos segmentos de negĂłcios e profissĂ”es estĂŁo sendo impactados pela evolução da inteligĂȘncia artificial. Na ĂĄrea de vendas, a IA tambĂ©m promete revolucionar a forma como as empresas se relacionam e vendem para seus clientes, e o trabalho do vendedor e do gestor comercial.

No livro Sales Ex Machina: How Artificial Intelligence is Changing the World of Selling (Vendas Ex Machina: Como a inteligĂȘncia artificial estĂĄ mudando o mundo das vendas, em tradução literal, ainda nĂŁo lançado em portuguĂȘs), o consultor e palestrante de vendas Victor Antonio revela cinco ĂĄreas especĂ­ficas em que os algoritmos de IA podem ser aproveitados para ajudar as empresas a venderem mais. SĂŁo elas:

1 – Otimização dos preços

Analisando negociaçÔes passadas, o perfil do cliente, o contexto do mercado e outros fatores, sistemas de inteligĂȘncia artificial podem indicar qual deve ser a taxa de desconto ideal da proposta (ou mesmo, se hĂĄ necessidade de desconto) para que a empresa tenha maior probabilidade de ganhar a transação.

2 – Previsão de vendas

Utilizando algoritmos de inteligĂȘncia artificial, gestores comerciais podem prever com alto grau de precisĂŁo quanto o seu time de vendas precisarĂĄ vender em um determinado perĂ­odo. Dessa forma, explica Victor Antonio, as empresas poderĂŁo planejar de forma mais eficiente o uso de recursos e direcionar seus investimentos de maneira mais estratĂ©gica.

3 – Vendas adicionais

Vender mais para os clientes que jå compram de sua empresa é uma das maneiras mais eficientes de aumentar seu faturamento. A IA também pode ajudar a aprimorar essa estratégia. Analisando o perfil e o histórico da carteira de clientes, esses algoritmos podem indicar quais são os clientes mais propensos a comprar mais dos mesmos produtos, atualizar a versão do que eles usam ou ainda explorar outros itens do seu mix.

4 – Lead Scoring

A inteligĂȘncia artificial tambĂ©m pode ajudar os vendedores a entender quais sĂŁo os leads e prospects com maior potencial de vendas. Analisando informaçÔes como histĂłrico de compras, perfil social e interaçÔes do prospect com a empresa, a IA consegue ranquear os leads de acordo com a probabilidades de fechamento.

5 – Gestão focada na alta performance

O autor indica ainda que os gestores comerciais podem usar a IA para avaliar a performance da equipe de vendas, entendendo quais sĂŁo os vendedores que tĂȘm mais chances de alcançar as metas estabelecidas e quais sĂŁo as vendas de maior destaque. A partir dessas informaçÔes, o lĂ­der poderĂĄ focar sua atenção nas transaçÔes de maior potencial para a empresa.

Agora, queremos saber:

  • Sua empresa jĂĄ utiliza algum sistema de inteligĂȘncia artificial para aprimorar os processos comerciais?

  • De que maneira essa tecnologia tem contribuĂ­do para os resultados de vendas?

  • Na sua visĂŁo, como a IA deve impactar ainda mais a ĂĄrea comercial no futuro?

Envie um e-mail e participe deste debate importante: [email protected]

Consumo como posicionamento polĂ­tico e social

reciclavelUm estudo realizado pela consultoria Edelman aponta que:

  • 62% dos brasileiros consomem ou boicotam marcas com base em como elas se posicionam em relação a uma questĂŁo relevante para eles.

  • 61% dos consumidores no paĂ­s acreditam que as marcas podem fazer mais do que os governos para solucionar problemas sociais.

  • 56% dos consumidores compram motivados por causas – 33% deles sĂŁo classificados como lĂ­deres (tĂȘm convicçÔes fortes e apaixonadas) e 23% sĂŁo seguidores (dependendo do assunto e da marca, mudam seu comportamento de compra).

  • 22% dos brasileiros afirmam que pagarĂŁo atĂ© 25% a mais por um produto ou serviço de uma marca que esteja alinhada a seus valores – e 56% serĂŁo leais, comprando exclusivamente da empresa.

Saiba mais sobre o estudo acessando bit.ly/estudo-earned-brand.

Esses dados mostram que os consumidores atuais utilizam a compra como uma forma de construir suas identidades. O que eles consomem diz algo sobre quem eles sĂŁo na sociedade e quais valores eles defendem.

Nesse sentido, cada vez mais os clientes demandam transparĂȘncia das organizaçÔes, querendo ter acesso a informaçÔes nĂŁo somente sobre os produtos e serviços, mas tambĂ©m em relação aos valores que a marca defende e como esses valores se refletem nos processos da empresa.

  • EntĂŁo, como a sua empresa tem acompanhado essa demanda dos consumidores?

  • Sua marca se posiciona em relação Ă s questĂ”es polĂ­ticas e sociais mais importantes para seus clientes?

  • De que forma sua marca ajuda os clientes a expressarem suas identidades?

Abordamos este tema na reportagem de capa da VendaMais de novembro de 2014. Na matĂ©ria, Philip Kotler explica o que Ă© o Marketing 3.0 e como as empresas devem se posicionar de forma mais alinhada aos valores de seus pĂșblicos para conseguirem se destacar no mercado.

“O marketing atual não tem o objetivo apenas de fazer de sua marca uma opção a ser considerada entre tantas, mas, sim, de tornar-se a marca preferida do consumidor.”

Philip Kotler

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