Como anda a sua comunicação

A comunicação desenvolvida pelas empresas deve ser muito bem pensada, pois comunicação falha pode resultar em menos vendas. Já dizia o saudoso Chacrinha que quem não se comunica, se trumbica e isso já era comentado quando ainda poucos falavam sobre comunicação, quanto mais em estratégia de comunicação, com o esforço de tornar conhecido um produto ou uma empresa no mercado.

Muito se gasta em comunicação. Mas será que realmente sua empresa e você mesmo, através de seu marketing pessoal, estão agindo corretamente e diretamente sobre esse mercado e, conseqüentemente, sobre seu público-alvo?

Não quero entrar no mérito do marketing em si e com a divisão da propaganda, uma das ferramentas utilizadas na comunicação, mas como você interage com sua empresa, com seu grupo de ação e com seus clientes.

Não basta ter um catálogo de ofertas se os pormenores, as entrelinhas e as descrições não são suficientemente fáceis de serem compreendidas e repassadas aos clientes ? externos e internos. Caso tenha insuficiência de dados, como você interage com sua equipe?

Lembro que interagir não é esperar que alguém leia o meu memorando ou e-mail e o responda quando não mais estou em frente ao cliente ou já tenha me deslocado para outra cidade, outra região. Quero dizer que na dúvida, a solução define a venda. Se um cliente, ao mostrar interesse por determinado produto tiver de esperar que a outra ponta o esclareça, a maioria acha mais fácil comprar da concorrência e aqui realmente o preço não será o fator determinante, mas sim o atendimento ou a solução da dúvida.

Imagine-se vendendo um ar-condicionado e o comprador pede mais dados e você, por sua deficiência ou da empresa, tem de consultar outras pessoas e o contato e o retorno com as informações não poderão ser feitos no momento. O cliente quer comprar e você não pode vender.

Muitas empresas na ânsia de poupar, cortam diversos canais de comunicação e acham que estão empreendendo uma grande tática, mas, na verdade, estão perdendo espaço para a concorrência.

Tomar posição sem medir corretamente o que e como acontecem os abusos, não é estratégia de comunicação, mas sim o fim do relacionamento entre os atores envolvidos.

Ter contato direto com a equipe de vendas, quer pessoalmente, quer com diversas ferramentas de comunicação, ajuda a melhorar o relacionamento, a solucionar as dúvidas, a motivar e a vender com maior participação no todo.

Pense a respeito e deixe que seus vendedores falem com você, com sua empresa!

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