Por Francine Pereira
Ainda que cursos EAD (de ensino a distância) não sejam novidade, diversos fatores relacionados ao contexto atual têm contribuído para impulsionar essa tendência. É o caso, por exemplo, do crescimento da adesão ao home office, da aceleração da adoção de ferramentas digitais para a capacitação de equipes profissionais e do crescente desejo de autonomia no processo de aprendizagem, citado por Karen Jardzwski no artigo que você acabou de ler.
Nesta reportagem, vamos explorar as transformações que vêm estimulando a adoção de cursos online como ferramenta de capacitação individual e também de equipes e, além disso, vamos contar a história de uma empresa que mostra, na prática, como cursos online são excelentes aliados na busca para elevar a performance da área comercial.
Mudanças que vão ditar o futuro das empresas
Termos como ‘trabalho remoto’ e ‘encontros virtuais’ passaram a fazer parte da rotina de empresas de todos os tamanhos e segmentos no último ano.
De acordo com a Pesquisa Nacional sobre Amostra de Domicílios (PNAD) Covid-19, 11% das pessoas ocupadas no Brasil em 2020 (cerca de 8,2 milhões de trabalhadores) exerceram suas atividades de forma remota no ano passado, o que representa um crescimento de cerca de 115% em relação a 2018.
Mas não foi só a adesão ao home office que cresceu desde o início da pandemia. O ritmo de adoção de ferramentas digitais no mundo corporativo acelerou significativamente por conta das mudanças causadas pelo novo coronavírus. O estudo Covid-19 e o futuro dos negócios, realizado pela IBM com profissionais e empresas de 20 países, revelou que:
- Seis em cada dez empresas aceleraram projetos de digitalização;
- 51% dos executivos entrevistados afirmaram que priorizarão projetos desse tipo nos próximos dois anos.
Como treinamentos online podem ajudar as empresas a acompanharem as movimentações do mercado
Ou seja, mudanças profundas (muitas delas alinhadas à expansão do uso de ferramentas digitais no trabalho) são cada vez mais comuns e acontecem de maneira cada vez mais rápida. Nesse contexto, a educação online se mostra como uma alternativa adequada às demandas de agilidade e flexibilidade impostas pela transformação digital em curso.
Isso porque uma das consequências diretas da digitalização do mercado de trabalho é a demanda de aquisição de novas habilidades profissionais para lidar com essa nova realidade em que, inclusive, novas ferramentas e até novas profissões surgem de maneira acelerada, causando disrupções em diferentes setores.
Então, para se preparar para essas circunstâncias, as empresas precisam utilizar ferramentas para capacitar sua força de trabalho que sejam igualmente ágeis e flexíveis. Daí a relevância dos treinamentos online.
Além disso, a capacitação remota oferece benefícios que atendem especificamente à demanda de profissionais que precisam estar se requalificando constantemente. Se levarmos em conta que a capacidade de aprendizado constante e a facilidade em lidar com ferramentas digitais são habilidades fundamentais para o profissional que deseja se manter relevante no futuro, faz todo sentido apostar no treinamento da equipe por meio de plataformas online.
Aliás, já é possível identificar uma tendência de crescimento dos treinamentos remotos nas organizações. Segundo a pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil 2020/2021, realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD):
- As capacitações EAD/online representaram 44% das horas investidas em treinamento nas empresas brasileiras em 2020.
- A modalidade de treinamento que mais cresceu foi a online ao vivo – que registrou um crescimento de 200%.
Benefícios dos treinamentos online:
- Podem ser realizados a partir de qualquer lugar – o que possibilita que os profissionais estudem onde for mais conveniente para eles.
- Oferecem mais flexibilidade e dinamismo para o processo de aprendizagem.
- Proporcionam redução de até 50% nos custos do programa de capacitação – incluindo economia com aluguel de salas e viagens.
- Permitem a otimização do tempo dos participantes. Como o conteúdo está à disposição dos alunos por um longo período e pode ser acessado a qualquer hora, eles podem estudar no ritmo que considerarem mais adequado.
- Possibilitam a revisão do conteúdo a qualquer momento.
- São escaláveis – depois de desenvolvido, o treinamento digital pode ser facilmente replicado.
- Proporcionam maior conexão com o time, pois são desenvolvidos em plataformas que inerentemente facilitam a troca de informações e a colaboração. O time pode se comunicar digitalmente e compartilhar ideias e dúvidas de forma flexível e dinâmica.
Como a Distribuidora Modesto eleva a performance dos gestores comerciais com cursos online
Pensando em ajudar seus gestores a se capacitarem, recentemente, a Distribuidora Modesto ofereceu ao seu time o curso online Gestão de Equipes Comerciais (GEC), realizado pelo Instituto VendaMais e conduzido por Raul Candeloro, diretor do Grupo VendaMais e o principal especialista em alta performance em vendas no Brasil

Para Erika dos Santos Araujo, gerente Comercial na Modesto, o treinamento veio em boa hora para os executivos, que estavam preocupados com as transformações causadas pela pandemia. “Desde o começo da pandemia, não frequentei mais cursos e palestras presenciais. Me senti totalmente desatualizada e com muito medo e ansiedade com o que o futuro reservava. Estava justamente pesquisando cursos para realizar em 2021, quando ganhamos esse presente da empresa. O GEC veio para somar conhecimento, atualizar e abrir novos horizontes”, conta.
A gestora ressalta que a capacitação constante é algo fundamental para se manter relevante. “Tenho 44 anos e, apesar de ter minhas formações e experiências, o mercado está em constante transformação. Sinceramente, tenho medo de ficar para trás e não conseguir acompanhar essa evolução. Também temos um grande desafio em lidar com os jovens da nova geração. Por isso, busco constantemente me aperfeiçoar e me adaptar ao mercado”, destaca.
Ela comenta ainda que essa busca pela evolução constante é essencial para qualquer gestor comercial, seja qual for seu segmento de atuação. Nesse sentido, usar as ferramentas de capacitação online disponíveis no mercado para elevar o nível de sua gestão não é somente uma opção, mas uma necessidade. “Nós, gestores comerciais, temos que buscar constante evolução. O que acontece é que muitas vezes temos a prática e, no ‘corre-corre do dia a dia’, nunca paramos para revisar nossos processos, sempre vamos procrastinando. Chega um momento em que essa mudança se faz necessária. O GEC foi fundamental nesse processo”, analisa a gerente da Modesto.
A iniciativa que deu origem a esse projeto da Modesto veio da Indústria JFL que, depois de usufruir dos benefícios do GEC, fez uma parceria com o Instituto VendaMais para oferecer o curso com uma condição diferenciada a todas as distribuidoras com as quais trabalha. Se sua empresa também tem interesse em proporcionar conhecimento de qualidade para seus parceiros, entre em contato conosco pelo e-mail informacao@institutovendamais.com.br ou pelo telefone (41) 99235-5846 para conhecer nossos pacotes e condições especiais para empresas que querem inscrever grupos grandes.
Fatores fundamentais para o sucesso do curso online
De acordo com Érika, essa experiência dos gestores com o curso online está mostrando que uma capacitação remota funciona, desde que seja desenvolvida de maneira estruturada e alinhada ao ambiente online e à realidade da empresa.
A seguir, listamos alguns destaques do GEC que, segundo Erika e outros membros da Modesto que também estão fazendo o curso, foram cruciais para que essa capacitação fosse tão efetiva.
Facilidade e dinamismo no acesso aos conteúdos
“Gostei muito do formato da plataforma online e da facilidade de poder assistir às aulas tanto pelo celular como pelo computador”, conta Erika.
Interação facilitada e ágil entre os alunos e instrutores
“O canal aberto entre os alunos, a equipe de apoio do GEC e o Raul são fatores que realmente nos aproximam. Parece que temos um professor particular, o que torna um estudo agradável e bem saudável. Em todas as minhas dúvidas, sempre tive um retorno muito rápido da equipe e do próprio Raul”, destaca a gestora.
Conteúdo bem organizado e disponível

“Este curso, mesmo sendo online, não deixa nada a desejar a treinamentos presenciais. Temos todo o suporte necessário e temos a oportunidade de assistir aos vídeos mais de uma vez”, aponta Alberto Vieira Braga de Jesus, gerente Comercial da Modesto. Érika concorda. “Os vídeos são bem divididos por assuntos, não ficando cansativos, e a apostila com as atividades é bastante prática”, complementa.
Atividades práticas para aplicação do conhecimento
“O curso é bem planejado e, na minha opinião, os trabalhos a serem entregues são o ponto forte, pois é a realização na prática de tudo que estamos aprendendo”, aponta Alberto. “O fato de termos que apresentar trabalhos finais e sermos cobrados dessas atividades para mudar de módulo fez com que eu exigisse e me cobrasse um pouco mais. Graças à metodologia, venho conseguindo atingir meus objetivos”, reforça Erika.
Conhecimento do instrutor e alinhamento com a realidade da empresa

“O destaque do GEC é a naturalidade com que o Raul apresenta os vídeos. Ele está no mesmo degrau que nós, fica fácil a percepção. Ele fala em um tom de parceria, com o propósito de contribuir e não mostrar que é melhor”, comenta Alberto. “O conteúdo condiz com nossa realidade. O Raul é muito incisivo em suas colocações e está contribuindo muito para o nosso crescimento”, complementa Flavio Henrique de Paula Estevam, gerente Comercial na Modesto.
Resultados alcançados pela equipe da Modesto com o apoio do GEC
A capacitação dos gestores comerciais da Modesto ainda está em andamento, mas os participantes já apontam melhoras significativas, com destaque para:
- Maior organização da metodologia de trabalho;
- Equipe mais envolvida e comprometida;
- Maior satisfação da equipe;
- Equipe mais direcionada e focada;
- Melhora no atendimento e no relacionamento com os clientes;
- Aplicação prática do conhecimento adquirido;
- Mais metas sendo atingidas;
- Melhora no faturamento.
Tudo isso porque o GEC é um curso completo de Gestão de Equipes Comerciais. Em 10 meses, os alunos passam por imersões em dez grandes temas. Cada módulo contém trabalhos práticos, que ajudam os participantes a fixarem melhor seus estudos e facilitam sua aplicabilidade no dia a dia, tudo com o auxílio de Raul Candeloro.
As inscrições para a próxima turma do GEC já estão abertas. Acesse bit.ly/gec-ivm para saber mais, conferir outros depoimentos e garantir sua vaga (ou saber como inscrever sua equipe).
- Liderança;
- Posicionamento Estratégico;
- Indicadores de Performance;
- Recrutamento;
- Treinamento;
- Administração do Tempo;
- Remuneração;
- Lucratividade;
- Comunicação;
- Campanhas de Vendas e Criatividade.