Como evoluir em 2013

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Confira as dicas de Brasílio Andrade Neto para evoluir em 2013

Pegue qualquer livro que narre histórias de sucesso nos negócios. Todos irão narrar uma revolução. Um empreendedor externo ou interno que pegou uma ideia ou uma empresa bagunçada e, só com a cara e a coragem, mudou tudo. Todos adoram esse tipo de história. A paixão, a forma como a pessoa superou todos os obstáculos, os resultados positivos, como aquela pessoa se tornou “O Cara” em seu ramo de negócios.

Só que essas revoluções estão cada vez mais raras.

E, mesmo que aconteçam, elas precisam de algo mais para garantir que a empresa continue a sua trajetória de sucesso.

Aí, entra a evolução.

Aquele trabalho, diário, aquele pouquinho feito todos os dias, que garante que a empresa sustente tudo o que já conseguiu e consiga, aos poucos, novos negócios. É algo difícil de fazer porque não aparece. Ninguém reconhece. Por ser pouco a pouco, seus números são facilmente ignorados. Só aparece em sua falta.

Mais ou menos como a manutenção de um avião. Ninguém presta atenção na equipe que checa cada pecinha da aeronave, faz pequenos concertos (e não tão pequenos. Mais de uma vez, esse pessoal anônimo já enviou sugestões às fábricas para que alterassem os desenhos ou detalhes dos aviões). Mas se a manutenção e melhorias não são feitas, aí os desastres aéreos são notícias.

Veja algumas dicas para evoluir em 2013:

  1. Descubra as características que você deseja em sua equipe. Antes de procurar pessoas que tenham esses conceitos, veja se seus gerentes estão prontos para incentivar e estimular essas ações e atitudes. Foque em melhorar os gerentes e será mais fácil ver mudanças em sua empresa. Nem sempre um ou outro funcionário exemplar consegue ser ouvido, ou passar suas ideias para frente. Um gerente preparado, por outro lado, é um multiplicador de talentos.
  2. Certifique-se que seu gerente pode fazer seus vendedores evoluírem. Ele não precisa ser um Coach certificado, com muita prática – isso ajuda, mas não é fundamental. Às vezes, basta que ele esteja disposto a escutar a equipe, identificar com eles as melhores maneiras de trabalhar e atingir metas, algumas vezes retirando comportamentos que atrapalham o caminho. Aí incluem-se os próprios vendedores. Gerente que quer ser “o paizão” da equipe muitas vezes mantém um membro prejudicial na empresa. O melhor gerente é aquele que é objetivo, ajuda quem pede e precisa de ajuda, mas também não ignora problemas óbvios na equipe.
  3. Defina uma meta quantificável além da meta de vendas. Pode ser diminuir o prazo de entregas, aumentar o número de clientes que compram pela segunda vez, o que for, apenas certifique-se que a questão é mensurável e que você tem um plano para atingir a meta que se impôs. Também não tente mudar tudo em sua empresa de uma hora para outra. Escolha uma meta, atinja-a, e passe para frente.
  4. Ouça seus clientes. Muitas vezes você não consegue ver as oportunidades e o que está atrapalhando sua empresa. Mas seus clientes podem ter uma boa ideia sobre o assunto. Ouça também aqueles que trocaram você pela concorrência, e o motivo pelo qual fizeram isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados