Como identificar e analisar tendências para transformá-las em inovações

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Para muitas empresas, identificar, analisar e transformar tendências em inovações pode parecer um trabalho distante, algo que só é reservado às grandes corporações. Porém, esse é um grande mito, que precisa ser derrubado.

Tendências são resultados de movimentações relativas ao “espírito do tempo”, e, portanto, têm o potencial de impactar a vida de qualquer ser humano – direta ou indiretamente – e, consequentemente, de todas as empresas. Por isso mesmo, é fundamental saber como identificar, analisar e usar tendências como aliadas para aprimorar processos corporativos e construir empresas preparadas para o futuro.

Neste sentido, a ferramenta Consumer Trend Canvas, desenvolvida pelo Trendwatching (consultoria britânica que é uma das principais referências em curadoria de tendências do mundo), é uma aliada de quem deseja incorporar à rotina da equipe comercial um processo de curadoria de tendências que leve em conta a realidade da equipe, da empresa e do mercado.

A seguir, entenda quais são as etapas do processo de aplicação do Consumer Trend Canvas e tenha acesso a um modelo que pode ser replicado sempre que uma nova tendência merecer a atenção do seu time.

Dica: você pode usar as tendências apresentadas nesta edição como ponto de partida para coordenar a primeira atividade usando o Canvas de tendências de consumo!

As 4 etapas da análise de tendências

Assim que você definir qual será a tendência debatida na reunião, pegue seu Canvas e percorra este caminho:

1) Inspiração

Quais empresas já estão aplicando essa tendência Brasil e mundo afora? O que elas estão fazendo?

Antes de colocar suas ideias a respeito de uma tendência específica em prática, é fundamental observar o que outras empresas já estão fazendo em relação à tal tendência para entender melhor o que ela representa e também para colocar você e seu time no caminho para pensar em formas adaptá-la ao perfil da sua empresa, do que vocês vendem, do seu mercado e, principalmente, do seu público-alvo. Ou seja, esta é a hora de pesquisar e resgatar lembranças para reunir referências diversas.

2) Mapeamento das necessidades básicas que a tendência atende

Quais necessidades básicas essa tendência atende? Elas estão alinhadas ao que sua empresa oferece e ao seu propósito?

De acordo com os especialistas do Trendwatching, tendências de consumo – e o comportamento do consumidor, de forma mais ampla – são impulsionadas por necessidades e desejos humanos básicos (coisas que raramente mudam). Por isso mesmo, identificar as necessidades que uma tendência pode vir a atender ao ser transformada em inovação é um passo central para saber como usá-la a seu favor.

Dentre as necessidades básicas que podem ser atendidas por inovações desenvolvidas a partir da análise de tendências estão, por exemplo: status social, entretenimento, conexão, segurança, identidade, criatividade, liberdade, reconhecimento, simplicidade, transparência e interações sociais. Atente-se a elas na hora de refletir se vale ou não apostar em uma tendência.

3) Compreensão dos motivadores da mudança

Por que essa tendência está emergindo agora? O que está mudando?

Para analisar a mudança, pense em desvios e gatilhos.

Desvios são mudanças “macro”, de longo prazo, que vão se desenrolar por anos ou talvez décadas – caso, por exemplo, da crise climática e do envelhecimento do mundo. Ou seja, não são necessariamente tendências de consumo, mas ajudam a moldar tanto a direção quanto os detalhes de tendências específicas.

Gatilhos são mudanças mais imediatas, que impulsionam o surgimento de uma tendência. Tecnologias específicas, eventos políticos e crises econômicas são alguns exemplos de gatilhos. A pandemia de Covid-19, por exemplo, foi um gatilho para que o mundo percebesse a importância de da resiliência emocional e que empresas pensassem em inovações úteis neste sentido.

A recomendação dos especialistas do Trendwatching é que nessa etapa do processo você analise as informações que estão por trás das tendências. “Crescimento acelerado ou mudanças repentinas, mesmo se os números absolutos forem pequenos, merecem sua atenção”, pontuam.

4) Reflexão sobre as expectativas dos consumidores que essa tendência pode suprir

O que os consumidores querem ou esperam?

Novas tendências de consumo emergem quando necessidades humanas básicas se encontram com mudanças externas que criam (ou destravam) novas necessidades e desejos. Identificar essas necessidades e desejos é o ‘santo graal’ da compreensão de tendências, já que aí é possível identificar oportunidades de inovação. Para descobrir necessidades emergentes e desejos, analise os gaps entre o que os consumidores esperam e o que eles já têm”, explicam os analistas de tendências do Trendwatching.

Dica extra: Preste especial atenção a outras indústrias. Os consumidores não enxergam as indústrias como silos. Novas expectativas de qualidade ou serviço normalmente são definidas fora do seu mercado, mas não permanecerão de fora por muito tempo. Da mesma forma, lembre-se de olhar para outras regiões, culturas e tipos de negócios. Isso amplia sua perspectiva e contribui para que o processo de curadoria de tendências flua melhor.

Como aplicar tendências à sua realidade

Depois de analisar uma tendência de seu interesse seguindo as etapas acima, chega a hora de pensar nas inovações que é possível desenvolver a partir delas. Estas são as etapas desse processo:

1) Alvo da inovação

Como e onde você pode aplicar essa tendência em seu negócio?

Antes de aplicar uma tendência, é importante levar em conta em quais áreas ela poderá gerar um impacto na sua empresa.

  • Visão: Como as mudanças mais profundas relacionadas a essa tendência vão impactar a visão de longo prazo da sua empresa?

  • Modelo de negócios: Você pode usar essa tendência para lançar um novo negócio ou uma nova marca?

  • Produto/serviço/experiência: O que você pode criar em termos de novos produtos e/ou serviços a partir dessa tendência? Como você vai adaptar seu mix atual a essa tendência?

  • Campanhas de marketing: Como você pode incorporar essa tendência às suas campanhas de marketing para mostrar aos seus clientes que você fala a língua deles?

2) Público impactado

A quem essa inovação será direcionada?

Inovações efetivas têm públicos bem definidos. Por isso, inclua esse debate no processo que vai levar à definição do que vocês vão (ou não) fazer a partir da análise de uma tendência.

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EXERCÍCIO: Consumer Trend Canvas

Agora que você já sabe como analisar tendências e tem em mãos um guia para transformar tendências em inovações, fica o convite para usar essa ferramenta em uma reunião com a sua equipe.

Talvez vocês tenham dificuldade para sair com uma boa ideia na primeira sessão. É normal, não desanimem! Nossa sugestão é que criem o hábito de repetir o exercício todos os meses (ou a cada três meses, seis meses – como funcionar melhor para o seu time), pois, ao transformar isso em um compromisso fixo, você e sua equipe passarão a apurar o olhar para identificar tendências no dia a dia.

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