Como levantar as necessidades dos clientes com técnica e persuasão

Fazer um bom levantamento de necessidades é fundamental quando se deseja fechar uma venda. Confira algumas dicas que vão ajudá-lo nesse processo. O mercado mudou, os clientes ficaram mais exigentes e não suportam mais o vendedor que tenta vender em cima das suas próprias necessidades. Conheça cinco sugestões para fazer um levantamento de necessidades com sucesso:

1. Conheça as necessidades dos clientes para depois vender ? Demonstre atenção quando o cliente estiver expondo os seus problemas e não o interrompa tentando oferecer soluções imediatas. Isso desvaloriza as colocações dele e pode lhe transmitir uma certa arrogância.

2. Faça anotações e valorize os pontos mais importantes ? Tenha sempre em mãos um bloco de anotações ou agenda para anotar os principais problemas a serem solucionados. Com essa atitude você demonstra atenção e valoriza as colocações dos clientes. Lembre-se: a cabeça não registra tudo, o papel sim.

3. Formule perguntas inteligentes ao levantar as necessidades ? Procure, com antecedência, formatar algumas perguntas sobre o negócio e a empresa do cliente. Isso vai fazê-lo falar das suas necessidades e anseios, oportunizando uma valorização nas soluções personalizadas que você irá apresentar.

4. Pesquise a empresa e o produto do cliente ? Antes de visitar ou falar com ele, conheça a empresa dele através do site, revistas, jornais e todos os meios de comunicação que o leve a entender melhor sobre o mercado em que ele está inserido. Essa atitude vai enriquecer suas informações para que você apresente argumentos consistentes.

5. Crie um banco de dados personalizado de cada cliente ? Após conversar com ele e ter anotado todas as informações, cadastre-o num banco de dados e insira todas as informações que achar interessantes para um futuro contato.

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