Já faz algum tempo que especialistas falam que o futuro é em vídeo. Eu discordo. Acredito que essa é a realidade do presente – e que deve se intensificar no futuro, claro. Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a usar essa tendência a seu favor, listo a seguir nove vídeos que você deveria produzir se tem o objetivo de usar o YouTube para vender mais. Acompanhe!
Importante: Mesmo que você ainda não tenha uma boa câmera, comece desde já a produzir vídeos. Se a imagem não for tão boa, seu cliente ainda consegue assistir; mas, se o áudio for ruim (chiado ou com muito ruído), torna-se impossível acompanhar. A maioria dos smartphones tem bons microfones. Portanto, não há desculpa para não começar a filmar. Quando for possível, invista em um bom microfone e depois em uma boa câmera e, quem sabe, iluminação.
Curiosidade: O YouTube é a segunda maior ferramenta de busca do mundo. Perde apenas para o Google. E como os dois fazem parte da mesma empresa, muitos resultados das buscas no Google são links para a plataforma de vídeos.
Atenção: Este não é um tutorial para você se tornar uma celebridade no YouTube. Ter muitos “likes” pode até ajudá-lo a se tornar conhecido, mas o que vou mostrar a seguir são ideias para você vender mais. Conversão de vendas é muito melhor do que receber joinha!
Ferramentas opcionais: Além de câmera e microfone (ou de um smartphone), algumas ferramentas podem ser úteis no processo:
– Camtasia: Software para captura de tela e edição de vídeos. Nem todos os vídeos precisam ser filmados. Você pode usar imagens do seu próprio computador, uma apresentação em Power Point ou um visualizador de fotos enquanto grava o áudio e, assim, gerar um vídeo.
– Atube catcher: Basicamente, tem funções parecidas com o Camtasia, além de poder capturar vídeos do YouTube apenas utilizando o link. É gratuito.
Evite ao máximo capturar vídeos de concorrentes ou vídeos com conteúdo protegido pela Lei de Direitos Autorais. Autenticidade é o que o levará mais longe. Portanto, inspire-se, siga modelos, mas não copie.
– Aplicativos para edição no celular: Algumas boas opções (gratuitas e pagas): Magisto, VivaVideo, Videoshow e Splice.
Vídeo nº 1: Depoimentos de clientes satisfeitos com o que você vende.
Vou citar uma estratégia que utilizei uma vez e que trouxe um resultado muito positivo: eu criei um canal no YouTube para divulgar meus clientes e ajudá-los a vender mais. Então, pedi a eles para gravarem vídeos falando por que as pessoas deveriam comprar na empresa deles. Ao publicar os materiais, disponibilizei informações como endereço, telefone, site da empresa etc. Depois de mostrar o resultado a eles, pedi para que gravassem outro vídeo, desta vez para o meu canal (youtube.com/Radiovendas), dizendo o que achavam do meu trabalho. Foi uma ótima troca!
Vídeo nº 2: Apresentação de slides sobre seu produto ou serviço.
Capture a tela do seu computador para apresentar seu produto ou serviço por meio de uma apresentação de slides. Esse tipo de vídeo é ótimo para produtos e serviços complexos. Ao gravar a tela do seu computador, fica fácil apresentar dados, estatísticas, comparação entre o seu produto e o da concorrência (evite colocar o logo da concorrência).
Vídeo nº 3: Apresentação pessoal sobre o produto ou o serviço.
Filme você, um funcionário ou um ator falando sobre o produto ou o serviço que vende.
Para vendas a distância – seja por e-commerce ou telefone –, um dos entraves ainda é a confiança. Se a sua empresa ainda não é um dos grandes players do mercado, ter um vídeo com alguém falando sobre o seu produto ajuda a quebrar a barreira da confiança (ainda mais se for você mesmo falando).
Vídeo nº 4: Na prática.
Filme o produto e mostre ele em ação. Se for um serviço, filme um “antes e depois”. Esse é um tipo de vídeo para educar o seu cliente sobre tudo que o produto faz.
Vídeo nº 5: Unboxing.
Esse tipo de vídeo – que, em resumo, mostra você abrindo a caixa de um produto – serve para mostrar em primeira mão algo que sua empresa acabou de lançar. Também serve para demonstrar como chega um produto que sua empresa entrega.
Vídeo nº 6: Manual do usuário.
Mostre todos os detalhes de como utilizar e como não utilizar o que você vende.
Vídeo nº 7: Atendimento.
Mostre como sua equipe resolveu algum tipo de problema. Deixe os integrantes de sua equipe contarem sobre elogios e sugestões que os clientes deram. Evite citar nomes de clientes sem a devida autorização.
Vídeo nº 8: Rebatendo objeções.
Faça uma lista com todas as objeções que seus clientes colocam sobre o seu produto e crie um vídeo com as respostas para cada uma delas.
Vídeo nº 9: Oferta.
Perceba que em, todos os outros vídeos, não falei de você tentar vender, mas, sim, sobre como você pode ajudar, educar e orientar seus clientes. Isso se chama marketing de conteúdo. Porém, para ter mais conversões, você não pode só entregar conteúdo falando sobre sua empresa e sobre seus produtos e serviços; é preciso, em algum momento, ter um call to action (uma chamada para ação) para o cliente comprar. Se você só faz vídeos de propaganda falando “compre, compre, compre”, você se torna um chato. Mas, se você não diz para seus clientes comprarem, você perde oportunidades de vendas. Não tente vender antes de entregar alguma informação relevante.
Dicas finais
- O título tem muita importância. Escolha bem as palavras que vai utilizar e seja específico.
- Lembre-se de fazer uma boa descrição sobre o conteúdo do vídeo. Se possível, transcreva o vídeo para gerar uma legenda. Assim, fica ainda mais fácil de a ferramenta entender sobre o que é o seu vídeo.
- Para cada vídeo, escolha cerca de sete palavras-chave. Elas também ajudam o YouTube a entender sobre que tipo de assunto você está falando.
- Utilize a ferramenta “anotações”, que o próprio YouTube oferece. Ela serve para destacar pontos importantes de seu vídeo e fazer link para o site de sua empresa.
O que faz você perder tempo não são as redes sociais, mas, sim, a falta de foco. Tenha foco em suas ações no YouTube e venda mais.
Leandro Branquinho é palestrante de vendas e liderança de vendas, tem a tatuagem “Eu Amo Vender” no braço e é podcaster no www.radiovendas.com.br