Comodismo emperra crescimento das empresas

Reverta a situação e acompanhe o crescimento econômico do País, obtendo sucesso nos negócios em 2005. Com os anúncios do atual governo sobre crescimento na economia brasileira em 2005, as empresas e os empresários preparados com inovadoras ações vão se destacar no mercado.

A instabilidade e os ciclos curtos da economia brasileira são obstáculos desafiadores para as empresas e empresários. É quase impossível saber ao certo quando será o momento do crescimento e da recessão e vice-versa. Por isso é preciso estar sempre atento à estrutura interna das instituições, a fim de deixá-las preparadas para as mudanças do mercado. E analisar como estão as áreas de venda, de atendimento, de distribuição e as estratégias comerciais, para que os erros sejam corrigidos e os acertos implantados com mais rigor e determinação.

Daí surge a dúvida de como fazer o melhor e qual a forma mais eficaz de alcançar a preparação para o crescimento. Qual é o rumo que o empresário precisa seguir? Muitas vezes, com a ajuda de um consultor, é possível encontrar a direção que a empresa pode seguir em busca do progresso a partir da revisão dos processos de trabalho.

Confira algumas dicas que podem ajudar as empresas a se anteciparem para acompanhar o crescimento econômico do País e obterem sucesso nos negócios em 2005:

Estruturação
Será que a sua empresa está preparada para atender a um aumento de vendas? A sua equipe está preparada para trabalhar sobre uma pressão maior? Será que a sua infra-estrutura suportará um aumento de posições de trabalho? A antecipação de algumas dessas respostas poderá ser o fator decisivo entre participar do jogo ou simplesmente assistir da arquibancada.

Gestão
O gestor da área comercial, quer seja de um call center, equipes de vendas ou representantes, não deve se desligar por um momento sequer do gerenciamento desses esforços. É possível a implementação de controles gerenciais e medidores de performance que ajudem a ?parametrizar? a atuação de sua equipe comercial, sinalizando a distância dos resultados ambicionados, evitando o risco de perder as oportunidades que o ano promete.

Alinhamento estratégico
As empresas com desempenho excepcional se preocupam com um maior alinhamento estratégico da ação comercial aos objetivos das organizações. Isso se faz com ação comercial mais elaborada, mais inteligente, com foco mais definido e cada vez mais orientada para resultados.

Focar os resultados
Outra forma das instituições se prepararem para o crescimento são ações gerenciais, em acompanhar e medir o esforço existente por trás dos resultados obtidos, analisando a performance resultante e revisando as ações comerciais empreendidas, bem como os processos comerciais, de forma rápida e ágil, para garantir os resultados.

Atingir a meta
O profissional de vendas não passa mais o mês todo com o seu objetivo a atingir, prestando contas dele somente no final do período. A empresa não pode esperar mais o final do período e correr o risco de, no final do prazo, descobrir que as vendas não vieram. Para isso, é preciso ter a presença vigorosa do gerente responsável, acompanhando e corrigindo os rumos quando necessário.

Conteúdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima