Quem tem uma boa comunicação tem mais chances de ser bem-sucedido em um ambiente empresarial. A boa comunicação gera motivação! É fato que a pessoa que demonstra profissionalismo, conhecimento sobre o assunto, experiência e credibilidade desenvolve autoridade em seu ambiente profissional. Equipes altamente produtivas conseguem obter bons resultados porque se comunicam.
Quando a comunicação é eficaz, melhora a satisfação e o desempenho dos funcionários, pois eles compreendem suas tarefas e funções, sentem-se motivados e envolvidos no ambiente profissional.
O funcionário informado comete menos erros, além de evitar mal-entendidos, fofocas e burburinhos originados na chamada “rádio peão”.
Entretanto, trabalhar a comunicação dentro da equipe exige um pouco mais do que o simples fluxo de informação. A postura dos colegas de trabalho conta muito nessa questão, pois de nada adianta trabalharmos no esclarecimento dos processos se os funcionários conversam e se comportam como gladiadores.
Gentilezas e empatia são muito bem-vindas no processo comunicativo. A postura do líder também conta para que haja credibilidade, já que a comunicação mantém um vínculo afetivo entre o líder e sua equipe.
Como disse um renomado psicólogo norte-americano: ?A comunicação é um caminho de duas vias, é a transferência de informações de uma pessoa para outra e se processa através da compreensão dessa informação por parte de quem a recebe. É vista também como mecanismo de transmissão de idéias, fatos, pensamentos, sentimentos e valores?.
Para que ocorra a comunicação é necessário que haja presença do emissor e do receptor. Em uma empresa podem ser enviados vários memorandos e boletins informativos. Se a transmissão da mensagem for falha e algum deles não for recebido, lido e compreendido, a comunicação não terá se completado.