Comunicação

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Sua equipe de vendas pode se aproximar de você para discutir qualquer coisa ou tem medo até de lhe dar bom dia? Faça este rápido teste e descubra. É só dizer se você concorda ou discorda de cada afirmação com sinceridade:

  1. Um líder deve escutar tanto as boas quanto as más notícias de sua equipe.
  2. Um verdadeiro líder nunca deve ser muito íntimo ou estabelecer amizades com membros de sua equipe.
  3. Um líder deve se preocupar em ouvir e dar atenção aos membros de sua equipe com o mesmo cuidado com que ouve os clientes da empresa.

Cheque as respostas. Quanto mais acertos você tiver, melhor e mais efetivo é seu poder de comunicação.

  1. Verdadeiro. De outra forma, você não poderia ser o técnico, o mentor, a pessoa que percebe possíveis erros antes que eles se tornem problemas. Para que sua equipe funcione, é fundamental que todo e qualquer feedback chegue até você.
  2. Falso. Os melhores funcionários geralmente são aqueles que têm fortes laços com os superiores, pois eles sentem que têm motivo a mais para se esforçar. Da mesma maneira, lembre-se de que bons funcionários não vão embora porque a empresa é ruim. Demitem-se porque acham que o chefe é ruim.
  3. Verdadeiro. Se você não se importa em escutá-los, não consegue estabelecer uma relação de confiança. Sem confiança, não há comunicação. E se você não se comunica com sua equipe, passa a ser líder só no papel.

5 erros mais comuns ao dar uma ordem

  1. Falar muito depressa.
  2. Escolher o momento errado (como falar diante de pessoas alheias à situação).
  3. Dar várias ordens de uma só vez, sem priorizá-las.
  4. Ser incoerente e desorganizado.
  5. Dar ordens, mas não dar o exemplo (como exigir dos funcionários comprometimento com horários e chegar tarde).

Pagamento

Aproveite o dia em que os recibos de comissionamento ou outros documentos referentes a pagamentos do mês são entregues para anexar neles notas de agradecimento pelo bom trabalho feito naquele mês.

Reconheça

Faça uma reunião com a equipe de vendas assim que ela alcançar alguma meta ou descobrir algo. Agradeça aos membros do grupo pela iniciativa quando apresentarem sugestões ou ideias. Não espere até o final do projeto, pois isso pode levar meses.

“Um exército de ovelhas liderado por um leão derrotaria um exército de leões liderado por uma ovelha.” – Provérbio árabe

Quando o líder erra

Como todo profissional, o líder também pode errar. No entanto, a maneira como lida com o erro é fundamental para garantir que sua imagem não seja prejudicada por pequenas falhas. Estas dicas podem ajudar nesses momentos:

  • Peça desculpas e corrija seu erro. É o primeiro passo a ser dado e fundamental para que sua equipe continue a ter confiança em você.
  • Mantenha as coisas em perspectiva. Peça desculpas e siga em frente. Nada de ficar remoendo o fato.
  • Mantenha-se ocupado. Faça algo positivo, que coloque sua mente e sua vontade no trilho certo novamente.
  • Tire lições. Você e seus liderados podem aprender com seus erros. Analise as falhas, descubra o que elas podem ensinar e comunique esses ensinamentos. Assim será mais fácil seguir adiante depois do tropeço.

5 dicas para lidar com a fofoca na empresa

A fofoca contamina o ambiente de trabalho e muitas vezes prejudica os resultados dos profissionais e da própria empresa. Como líder, você precisa dar o exemplo antifofoca. Para isso, estas dicas são úteis:

  1. Ouça mais – E aprenda a entender o que foi dito nas entrelinhas de qualquer tipo de assunto.
  2. Fique de olhos abertos – Quando passar seu recado, tenha muito cuidado. A comunicação informal é algo que ocorre sem controle. Por isso, muita cautela ao escolher a pessoa com quem falar. É do jeito dela que a história será passada adiante.
  3. Mantenha discrição – Não gaste tempo comentando sobre fofocas correntes na empresa ou de outros ambientes. Você pode ser considerado culpado por associação. Se for para falar sobre fofoca, que seja para dar um fim a ela.
  4. Seja do bem – Se algum comentário seu magoar alguém, peça desculpas imediatamente.
  5. Saiba trocar informações – Não dá para ficar sabendo de tudo se você nunca diz nada de grande importância. Tenha sempre uma dica ou conselho que possa ser importante para a carreira de um ou de vários membros da sua equipe.

Liderança em períodos de vacas magras

Não importa o motivo das vendas baixas, um bom líder pode tomar a iniciativa e atacar o problema de frente, usando armas simples, mas poderosas. Algumas coisas bem práticas, citadas pelo próprio Raul Candeloro, você pode fazer agora mesmo:

  • Campanhas de venda relâmpago, com duração de um ou dois dias (às vezes horas, no caso de call centers).
  • Reforço em treinamento, aproveitando para “afiar o machado”, como diz Stephen Covey. Se puder envolver a equipe na montagem do próprio treinamento, melhor ainda.
  • Blindagem contra a concorrência, organizando reuniões para levantar seus pontos fortes e fracos, entender quais são exatamente suas ofertas, tabela de preços, descontos, benefícios oferecidos, etc. e, depois, organizar um roteiro de ataque e defesa contra cada um deles. Assim, os vendedores estarão muito mais seguros na frente do cliente.

Uma boa liderança ajuda a engordar as vacas magras! Sucesso!

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