Concentração e direcionamento para se obter sucesso

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Por vezes nos deparamos com a sensação de fracasso e frustração, levando-nos, em alguns momentos ou até por períodos maiores, ao desânimo e à descrença de nossa capacidade de realização. Por vezes nos deparamos com a sensação de fracasso e frustração, levando-nos, em alguns momentos ou até por períodos maiores, ao desânimo e à descrença de nossa capacidade de realização. Perguntamo-nos se somos capazes, então, respondemos negativamente. Para objetivos comuns conseguimos cumprir as suas realizações, o que nos faz crer novamente que é possível. Todavia, a impressão que fica registrada em nossa memória, acompanhada das sensações e emoções pertinentes, é a de que pouco se consegue concretizar das diversas idéias e planos que temos.

Dentre os pontos que podem atrapalhar o sucesso de uma realização na vida, dar-se-á ênfase aqui na concentração e no direcionamento, os quais devem estar alinhados com a motivação e o conhecimento.

Sobre a concentração, sabe-se que somos bastante dispersos em nossos pensamentos, ou seja, pouco se exercita a concentração deles, a não ser nos momentos em que somos exigidos a tal, como ao fazer um cálculo ou ler um texto. Outra questão é o rumo que damos aos pensamentos, permanecendo presos no passado com as saudades e arrependimentos, ou ainda, no futuro, tentando prever situações que na maioria das vezes ocorrem de maneira diferente do que se esperou. Pouco nos dedicamos a concentrar-se no presente, ocasião única de se concretizar e realizar qualquer desejo.

Cada lembrança que temos a respeito do passado ou perspectiva que projetamos para o futuro são acompanhadas de emoções, basta lembrar-se das sensações causadas por uma briga ocorrida ou até de um bom momento, ou da angústia por se esperar algo do porvir. Portanto, o cérebro que entende os pensamentos e emoções como um processo que acontece no momento presente, porque ele vive no aqui e agora, responderá a esses estímulos, levando o organismo a reagir também, por exemplo, através dos hormônios que regulam o corpo. E ainda, como nada se realiza por ser algo do passado ou do futuro, a sensação de frustração surge e vai se acumulando ao longo do tempo, lembrando que assim o fazemos por muitos anos, talvez a vida toda…

Pensando a respeito, podemos entender que essa frustração constante, sem que percebamos, leva-nos à crença de que somos incapazes, de que pouco se consegue realizar. É um fato, se passamos boa parte do tempo presos a períodos que não temos controle e, conseqüentemente, nada podemos realizar, será baixa a produção de empreendimentos concretizados. Lembremo-nos que o passado serve para nos dar referência do que precisamos aperfeiçoar ou evitar, como erros, e o futuro para nos dar uma idéia do que devemos perseguir e o que precisaremos para atingir esse alvo, mas é só pelo presente que é possível realizar.

Além dos rumos que damos aos pensamentos e emoções, é fundamental que haja direcionamento para eles. Uma outra forma de se sentir frustrado pelo baixo nível de realização é a falta de foco e objetivos, ou seja, direcionamento. As pessoas possuem energia e força para empreender, no entanto, tais recursos são mal empregados: um canhão sem direção. Não basta ter vontade, é preciso conhecer o método, que ajuda a caminhar em direções que poupam o desperdício de energia, tempo e motivação. Dirigir com um roteiro aumenta as chances de sucesso, além de reforçar a vontade que persegue algo bem definido e com trajetória, se não inteira, ao menos delineada. Nada impede de sermos criativos e alterar alguns trechos do percurso, às vezes, até o próprio trajeto, dependendo das mudanças. Todavia, andar a esmo é impor dificuldades a si próprio, levando ao esgotamento, ao desânimo, e em alguns casos à desistência.

É preciso saber o que se quer, definindo os objetivos, aquilo que deve ser alcançado. Em seguida, o planejamento terá o seu lugar, no qual detalharemos cada passo a ser tomado, um após o outro, sem atropelos: alicerce, paredes, telhado, acabamento e manutenção. Descobrir quais ferramentas (conhecimento específico ou geral, dinheiro, equipamentos, etc.) são necessários para que avancemos nesta jornada que deseja o êxito. Avaliar constantemente se o que foi planejado e a execução de cada passo está correto. Do contrário, pede-se que reveja os planos e as ferramentas, a fim de conferir se eles estão condizentes com os objetivos definidos desde o início.

Então, existe a necessidade de agir com método, que quer dizer: procedimento organizado que conduz a um certo resultado, ou modo de agir, e, ainda, coerência na ação. Dessa forma, inclui-se em nosso dia-a-dia a concentração e o direcionamento em doses necessárias para se obter o sucesso naquilo que desejamos empreender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados