Confie mais em vocĂȘ

Aprenda a confiar mais em vocĂȘ e conquiste melhores resultados JoĂŁo e Pedro sempre estudaram juntos, tiveram a mesma formação e experiĂȘncia profissional. Entretanto, Pedro possui um diferencial importante, ele Ă© muito autoconfiante. JĂĄ JoĂŁo acredita pouco em sua capacidade. Diante de uma grande oportunidade de crescimento, sabe quem levou vantagem? Pedro, Ă© claro.

E nĂŁo Ă© sĂł na carreira que autoconfiança faz diferença. Para Rosemeire Zago, psicĂłloga clĂ­nica, com abordagem junguiana e especialização em PsicossomĂĄtica, ter segurança em si Ă© um bem muito valioso. ?Autoconfiança Ă© importante em todas as ĂĄreas da vida, Ă© uma questĂŁo de sobrevivĂȘncia. NinguĂ©m consegue transmitir confiança se nĂŁo confia em si. Isso Ă© imprescindĂ­vel no profissional de vendas, pois acreditar em si refletirĂĄ na segurança do que vende e na empresa para a qual trabalha, que conseqĂŒentemente serĂĄ transmitido ao cliente.?

O livro Como Conquistar a Autoconfiança, da editora Publifolha, explica que ser autoconfiante Ă© acreditar em suas habilidades, ter um propĂłsito na vida e sentir-se capaz de fazer o que quer, planejar e esperar. ?Pessoas autoconfiantes tĂȘm expectativas realistas, sĂŁo capazes de aceitar a si e continuam a pensar positivamente, mesmo quando algumas dessas expectativas sĂŁo frustradas.?

VocĂȘ Ă© autoconfiante?

Para Humberto Mariotti, professor e coordenador do CDL ? Centro de Desenvolvimento de Lideranças da BSP ? Business School São Paulo, além de médico, psicoterapeuta e consultor em desenvolvimento pessoal e organizacional, é possível observar diferenças entre pessoas que confiam em si e as que não são autoconfiantes. ?As diferenças são óbvias. Quem não confia em si mesmo também não confia nos outros. Daí surgiram as sociedades de desconfiança, como aquelas que criamos e nas quais vivemos. Se confiåssemos mais em nós, o nível geral de desconfiança diminuiria de modo significativo.?

Sinais que indicam autoconfiança:

» VocĂȘ conhece-se e se valoriza;
» É uma pessoa decidida, sem ser arrogante ou defensiva;
» Tem capacidade para enfrentar desafios;
» Relaciona-se bem;
» Possui carisma e inspira confiança;
» Apresenta-se de maneira segura;
» É capaz de expressar opiniĂ”es e se expor;
» Tem objetivos bem definidos.

Sinais que indicam falta de autoconfiança:

» VocĂȘ tem sentimentos de incapacidade, impotĂȘncia e dĂșvidas paralisantes sobre si;
» Quando questionado, desiste com facilidade de suas opiniĂ”es, mesmo quando sĂŁo boas;
» É indeciso, principalmente sob pressĂŁo;
» É excessivamente cauteloso e vigilante, desconfia de tudo e de todos, como reflexo de falta de confiança em si;
» Tem dificuldade para enfrentar desafios, e cada fracasso, quando ocorre, confirma a sensação de incompetĂȘncia.

Melhore sua autoconfiança

O que impede as pessoas de confiarem em si? Rosemeire explica que a falta de autoconhecimento somado ao histĂłrico de vida pode dificultar a autoconfiança. ?Os maiores inimigos sĂŁo a cobrança interna exagerada, medo, crĂ­tica, rigidez, comparação, inveja, dĂșvida e a necessidade de aprovação e reconhecimento. Tudo isso dificulta a mudança e o desenvolvimento, seja profissional ou pessoal. O pensamento ?nĂŁo consigo fazer? Ă© incapacitante.?

Orlando Pavani Junior, CEO da Gauss Consulting e facilitador do treinamento Olho de Tigre, concorda e complementa. ?O que impede a sua confiança em vocĂȘ Ă© a prĂłpria crença limitante de suas reais possibilidades. Se a pessoa acha que consegue, tem razĂŁo, mas se acha que nĂŁo consegue, tambĂ©m tem razĂŁo.? Ambos os especialistas partilham da opiniĂŁo de que Ă© possĂ­vel melhorar e aumentar a segurança em vocĂȘ. Como muitas coisas na vida, nĂŁo hĂĄ uma receita pronta. O certo Ă© que nĂŁo dĂĄ para mudar de uma hora para outra, Ă© preciso dedicação e disposição. AlĂ©m disso, tambĂ©m Ă© fundamental começar a pensar e trabalhar nas questĂ”es a seguir.

Invista em autoconhecimento ? NĂŁo Ă© possĂ­vel confiar no que nĂŁo conhecemos. Quem nĂŁo se conhece nĂŁo se ama, nĂŁo muda, nĂŁo se desenvolve, nĂŁo cresce e nĂŁo tem bons relacionamentos com os outros.

O caminho mais indicado para melhorar o autoconhecimento, segundo Rosemeire, Ă© o diĂĄlogo interno. ?Isso mesmo, conversar consigo. As pessoas querem falar, ser ouvidas, mas nĂŁo se ouvem. É preciso aprender a ouvir a prĂłpria voz, que ora vem do coração, da alma, ou seja, suas emoçÔes; ora de sua mente, sua razĂŁo. SĂł quando ouvimos razĂŁo e emoção conseguimos atingir o equilĂ­brio.?

Autoconhecimento pode, entre outros benefícios, significar até melhores salårios, acrescenta Humberto. Ele apresenta os dados de uma recente pesquisa realizada pela BSP Career, que mostra que apenas 37% dos entrevistados que ganham até 5 mil reais conhecem seus pontos fortes e fracos, enquanto 66% daqueles que ganham mais de 10 mil reais afirmam conhecer esses pontos de sua personalidade. A pesquisa foi realizada com mais de 350 executivos e mostrou que profissionais que ganham mais dispensam maior atenção ao autocohecimento. ?O que podemos dizer é que buscar formas para se conhecer melhor e entender sua própria personalidade ajuda o executivo a caminhar com mais segurança em sua carreira e, assim, conseguir crescer, em cargo e salårio.?

Liste pontos fortes e fracos ? Como jĂĄ foi mencionado, Ă© importante saber claramente quais sĂŁo suas qualidades e deficiĂȘncias. Mas nĂŁo basta conhecer, Ă© preciso trabalhar nessas questĂ”es. ?Deve-se fazer uma auto-avaliação, ou seja, reconhecer os prĂłprios recursos, capacidades e limitaçÔes. As pessoas conscientes de seus pontos fracos sĂŁo capazes de reflexĂŁo, aprendendo com sua experiĂȘncia; se mostram mais abertas e flexĂ­veis ao aprendizado, mudanças e autodesenvolvimento?, diz Rosemeire Zago.

Determine e liste quais são os seus pontos fortes e fracos. Em seguida, enumere diversas açÔes que possam melhorar suas fraquezas. Não se pode ser bom em tudo, mas sempre é possível aprender algo e se desenvolver mais. Faça uma acompanhamento constante da evolução que for atingindo.

Aumente sua auto-estima ? NĂŁo Ă© possĂ­vel ser autoconfiante sem ter auto-estima, pois quem nĂŁo gosta de si jamais conseguirĂĄ confiar nas suas possibilidades. ?A autoconfiança Ă© resultado da auto-estima. A auto-estima inclui a avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si. É ter consciĂȘncia de seus valores e sĂł quando temos essa consciĂȘncia Ă© que podemos confiar naquilo que somos capazes?, explica Rosemeire. Para Humberto, uma depende da outra. ?A relação entre a auto-estima e a autoconfiança Ă© circular. Uma alimenta a outra.?

Busque ajuda ? É bem provĂĄvel que vocĂȘ encontre dificuldade para desenvolver e melhorar a sua autoconfiança. Quando isso acontecer, peça ajuda aos familiares, amigos e colegas. Peça a eles informaçÔes a respeito do seu comportamento e avalie se condiz com o que vocĂȘ pensa a seu respeito.

Outra forma de buscar apoio é procurar ajuda profissional. ?Existem diversas maneiras, uma delas é o trabalho de aconselhamento de carreira, que ajuda o profissional a levantar suas qualidades e dificuldades e a alinhå-las com seus objetivos?, diz Humberto. Hå também muitos livros, revistas e treinamentos especializados. Busque um que esteja de acordo com as suas necessidades e possibilidades.

Tudo em excesso faz mal

É preciso deixar claro que Ă© necessĂĄrio confiar em si, mas equilĂ­brio Ă© fundamental para nĂŁo pecar pelo excesso de autoconfiança. ?Se a escassez de segurança em si gera problema, o excesso tambĂ©m Ă© bastante prejudicial sob diversos pontos de vista. Embora seja menos freqĂŒente, o excesso de confiança Ă© tambĂ©m um fato que precisa ser combatido?, afirma Orlando.

Rosemeire concorda. ?Confiar demais pode gerar imprudĂȘncia e parecer arrogĂąncia, que Ă© fruto da ignorĂąncia, muitas vezes de si mesmo.? Para Humberto, esse problema Ă© bastante comum hoje em dia. ?O excesso de autoconfiança Ă© uma das manifestaçÔes mais evidentes da personalidade sociopĂĄtica. Excesso de autoconfiança implica excesso de desconfiança em relação aos outros. O equilĂ­brio se consegue por meio do convĂ­vio em ambientes de comprometimento compartilhado e com autoconhecimento.?

ExercĂ­cio diĂĄrio

Para aumentar a sua autoconfiança Ă© necessĂĄrio investir em um treinamento diĂĄrio. Acompanhe os 5 passos para desenvolver continuamente a sua confiança em vocĂȘ:

1. Reveja seus objetivos regularmente para conferir se ainda sĂŁo vĂĄlidos e realistas.
2. Veja o que jĂĄ conquistou e certifique-se de que vocĂȘ se premiou pelo que conseguiu.
3. Se vocĂȘ passou por alguma frustração, reflita como pode aprender com ela.
4. Avalie se vocĂȘ ainda estĂĄ no caminho para alcançar seus objetivos de longo prazo.
5. Liste todas as açÔes necessårias para ajudar a atingir os seus objetivos.

Para saber mais:

Humberto Mariotti ? Visite o site: www.bspcm.com.br
Orlando Pavani Junior ? Visite o site: www.olhodetigre.com.br
Rosemeire Zago ? E-mail: [email protected]

Livros

Livro: Como Conquistar a Autoconfiança
Autor: Publifolha
Editora: Publifolha

Livro: Confiança ? A chave para o sucesso pessoal e empresarial
Autores: Leila Navarro e José María Gasalla
Editora: Integrare

Avalie-se

Avalie o seu nível de autoconfiança

Descubra qual Ă© o grau de confiança que vocĂȘ tem em si e determine o que precisa fazer para ser mais autoconfiante. Responda as questĂ”es assinalando a opção que mais se aproxima de sua experiĂȘncia. Se sua resposta for ?nunca?, marque 1; se for ?Ă s vezes?, marque 3, e assim por diante. Em seguida, some os pontos e confira no quadro ?AnĂĄlise? para ver como estĂĄ sua autoconfiança.

Contagem

1. Nunca
2. Às vezes
3. VĂĄrias vezes
4. Sempre

Como vocĂȘ reage?

1. Gosto de conversar com estranhos.
2. Adoro experimentar novas atividades.
3. Tenho metas definidas na minha vida.
4. Fico satisfeito em poder ficar um tempo sozinho.
5. Posso suportar um pouco de incerteza.
6. Sinto-me inseguro em falar com autoridades, pessoas importantes.
7. Sei que pareço bem-arrumado.
8. Minha linguagem corporal Ă© autoconfiante.
9. Faço contato visual autoconfiante.
10. Minha voz sempre soa autoconfiança.
11. Se eu fico nervoso, sei o porquĂȘ.
12. Controlo os sentimentos de autocrĂ­tica.
13. Aprendo com os erros do passado.
14. Controlo-me em situaçÔes sociais.
15. NĂŁo me intimido com entrevista de emprego.
16. Controlo minha expressĂŁo facial.
17. Conheço meus pontos fortes e fracos.
18. Conheço minhas prioridades na vida.
19. Consigo parar para pensar sob pressĂŁo.
20. Peço ajuda quando estou sob pressão.
21. Expresso meu ponto de vista para os outros.
22. Gosto do desafio de falar em pĂșblico.
23. Gosto de começar um novo projeto.
24. Consigo fixar minha atenção nos outros.
25. Falo com desenvoltura em todas as situaçÔes.
26. Gosto de entrar em uma sala cheia de estranhos.
27. Tenho facilidade para iniciar relacionamentos.
28. NĂŁo temo negociar aumento de salĂĄrio.
29. Sinto-me concentrado quando estou sob pressĂŁo.
30. Saio-me bem como o centro das atençÔes.
31. Se fico nervoso, isso nĂŁo dura muito.
32. Passo autoconfiança aos outros.

AnĂĄlise

Some os pontos e verifique como estĂĄ sua autoconfiança. E, depois, anote as ĂĄreas de autoconfiança mais fortes e mais fracas. VocĂȘ deve trabalhar os pontos fracos a fim de melhora-los.

32/64 ? Sua falta de autoconfiança o estĂĄ segurando em muitos aspectos. Trabalhe para desenvolvĂȘ-la de modo a ajudĂĄ-lo a ser mais positivo.

65/95 ? VocĂȘ tem boa auto-estima, mas melhorar a autoconfiança irĂĄ ajudĂĄ-lo a trabalhar algumas ĂĄreas com mais eficĂĄcia.

96/128 ? Suas atitudes mostram que vocĂȘ estĂĄ Ă  vontade em quase todas as situaçÔes, mas Ă© importante evitar a complacĂȘncia.

Avaliação extraída do livro Como Conquistar Autoconfiança, da editora Publifolha. Visite o site: www.publifolha.com.br

ConteĂșdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima