ConheƧa os Indicadores Comerciais essenciais para otimizar os resultados da sua empresa

Indicadores de desempenho podem ser avaliados e medidos em tempo real, permitindo identificar onde estĆ£o os principais problemas para agir sobre eles de maneira mais assertiva e tambĆ©m onde estĆ£o as principais oportunidades, para que sejam criadas estratĆ©gias especĆ­ficas. Confira abaixo os indicadores essenciais para o setor comercial vender ainda mais de uma forma Ć”gil e simplificada:

Desempenho da CarteiraĀ 

Dentro de uma carteira de clientes, podemos medir o seu desempenho e dele obter vĆ”rias anĆ”lises. Primeiro podemos avaliar aĀ positivaĆ§Ć£o de clientes, isto Ć©, para quais clientes foram realizadas vendas. Destes clientes analisamos oĀ percentual de participaĆ§Ć£oĀ que eles representam da nossa carteira total. Esta anĆ”lise pode nos mostrar que talvez o maior volume de vendas esteja concentrado em poucos clientes, indicando que hĆ” a necessidade de aumentar a positivaĆ§Ć£o da carteira. Outro diagnĆ³stico pode ser obtido do conceito deĀ oxigenaĆ§Ć£o da carteira, que Ć© o quanto foi vendido para novos clientes, demonstrando a expansĆ£o da carteira. Por Ćŗltimo, podemos observar a quantidade deĀ clientes inativadosĀ no perĆ­odo, para que sejam criadas campanhas a fim de buscar a reativaĆ§Ć£o dos mesmos.

Motivos de NĆ£o VendaĀ 

As vendas de uma empresa com certeza possuem uma enorme importĆ¢ncia dentro dos indicadores de desempenho. Mas tĆ£o importante quanto, Ć© entender o porquĆŖ de nĆ£o se vender. Colher e metrificar os principaisĀ motivos de nĆ£o realizar uma vendaĀ permite que planos de aĆ§Ć£o sejam criados especialmente para cada situaĆ§Ć£o. A atuaĆ§Ć£o sobre estas situaƧƵes consequentemente serĆ” revertida em um aumento de vendas. Neste ponto, Ć© imprescindĆ­vel o uso de softwares para extrair essas informaƧƵes do seu time de vendas e o nosso mĆ³dulo de ForƧa de Vendas jĆ” conta com essa funcionalidade.

Total de DescontosĀ 

O uso de descontos Ć© uma das armas disponĆ­veis em uma negociaĆ§Ć£o, porĆ©m deve ser usado com cautela. Um indicador da somatĆ³riaĀ total mensal de descontosĀ concedidos pode mostrar cenĆ”rios que precisam de atenĆ§Ć£o, aplicar descontos de forma desregrada impacta diretamente na lucratividade. AtravĆ©s deste indicador, pode-se entender quais situaƧƵes realmente possuem a necessidade de descontos e com isso agir diretamente na causa. Da mesma forma Ć© possĆ­vel identificar as situaƧƵes contrĆ”rias e trabalhar para evitĆ”-las, maximizando a margem de lucro.

Atingimento da MetaĀ 

Ɖ muito comum a utilizaĆ§Ć£o de indicadores para acompanhar os valores gerais de vendas realizadas em relaĆ§Ć£o aos valores da meta. Mas este indicador pode ser avaliado de uma forma ainda mais detalhada, analisando oĀ percentual de vendedores que atingiram a metaĀ e tambĆ©m listando umĀ ranking de vendedores.

Este tipo de indicador deve ser usado para gerar uma competiĆ§Ć£o saudĆ”vel entre o time de vendas e pode nos trazer insights importantes. Quando hĆ” um vendedor que se destaca muito dos demais, podemos buscar extrair as aƧƵes que o levam a esta posiĆ§Ć£o e compartilhar com os demais vendedores, a fim de alavancar o resto do time e nĆ£o correr o risco da dependĆŖncia de um Ćŗnico profissional.

Para ser bem-sucedida e competitiva no mercado, uma empresa deve desenvolver estratĆ©gias para melhorar seus processos de vendas e, otimizar processos comerciais fica mais fĆ”cil quando se sabe onde e o que olhar para assim, definir o melhor mĆ©todo paraĀ  ter resultados efetivos.

NĆ£o tenha dĆŗvidas de que investir em ferramentas como o Business Intelligence na sua empresa trarĆ” benefĆ­cios significativos para a produtividade e lucratividade em pouco tempo!

Este conteĆŗdo foi desenvolvido pelaĀ Plataforma DW. A DW ofereƧe as ferramentas deĀ ForƧa de Vendas,Ā CRM,Ā Business IntelligenceĀ eĀ E-commerce B2BĀ que sĆ£o essenciais para mensurar a rentabilidade do negĆ³cio, ampliar os resultados e continuar em constante evoluĆ§Ć£o juntamente com o mercado.

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