Conheça seu público

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Quais são as últimas pesquisas, novidades e tendências do mercado?

Conheça seu público

Uma das tendências que atrai as empresas é a volta à macheza: produtos se vendem como feitos para homens de verdade, sem frescura de comerciais com fala macia, em preto e branco e com outras pirotecnias. Uma das empresas que procura se aproveitar desse modo de vender é a Old Spice, marca de desodorante dos Estados Unidos. Uma das táticas dela é oferecer essa embalagem especial: a ideia é que, enquanto outros têm dezenas de embalagens de cremes e desodorantes na pia do banheiro, homem que é homem tem… uma escultura de urso.

Interação é isso

Cada vez mais, é preciso ouvir o cliente – e um jornal de Winnipeg, no Canadá, arranjou uma maneira inédita de fazer isso. Abriu, próximo à sua redação, um café. O local está bem posicionado para atender vários escritórios nas vizinhanças, servindo comida local de qualidade em um ambiente cuja decoração lembra um jornal, com as colunas e as notícias diárias impressas.

O café também servirá para eventos com os assinantes, como leituras de livros e shows com bandas locais. Mas o grande diferencial dele é outro: quatro mesas onde funcionários da redação do jornal trabalharão à vista de todos. Repórteres, jornalistas, articulistas e editores se revezarão no novo e diferente escritório, interagindo com os possíveis leitores e mostrando como é feito o jornal que irão ler no dia seguinte.

Benchmarking: você está fazendo errado (será?) 

Benchmarking é a prática de se inspirar no que as empresas fazem de melhor e aplicar no seu próprio negócio. Geralmente, dá ótimos resultados e permite que você enxergue oportunidades inéditas para aumentar sua lucratividade. Mas de vez em quando… 

Não é porque seus clientes frequentam determinadas lanchonetes que a sua cervejaria (no caso, a Rogue Voodoo) tem de copiar esses locais e lançar a Rogue Voodoo Doughnut Bacon Maple Ale, ou seja… (respira fundo!) cerveja sabor de rosquinha de bacon com xarope de bordo malandro vudu. 

Compre menos

Que tal trabalhar em uma empresa que se posiciona como o título desta nota? Que pede para seus clientes comprarem menos? É o que a marca norte-americana de roupas e equipamentos de aventura Patagonia sugere.

Através de sua common thread iniciative (numa tradução literal, iniciativa do fio condutor), o cliente e a empresa firmam um contrato em que cada um tem seus deveres:

  • A Patagonia se compromete a fazer artigos úteis e duráveis, a consertar o que quebrar e a reciclar o que chegar ao final de sua vida útil.
  • O cliente se compromete a comprar apenas o que precisa (e que vai durar por muitos anos), consertar o que quebrou, doar o que não usa e reciclar todo o restante.

Assim, a Patagonia espera diminuir o desperdício e a sua “pegada” no meio ambiente. E, como a empresa precisa sobreviver, aumentou o preço de seus produtos e cobrará uma taxa para consertar o que os clientes lhe enviarem. De qualquer forma, é um exemplo de consciência empresarial que merece ser copiado.

Pesquisas de vendas

Que as opiniões registradas nas redes sociais podem influenciar na decisão de compra você já sabe. Mas agora vai descobrir o tamanho dessa influência de acordo com uma pesquisa encomendada pelo Mercado Livre e realizada pela Oh! Panel com 1.258 pessoas de seis países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru):

  • 71,4% procuram comentários e recomendações sobre os produtos ou serviços que vão comprar.
  • 79% confiam mais nas opiniões publicadas por amigos e por pessoas conhecidas.
  • 72,8% confiam mais na opinião de colegas do que na opinião de especialistas.
  • 61,4% dos brasileiros entrevistados buscam informações sobre produtos e serviços no Facebook, no Orkut e no Twitter.
  • 40% dos entrevistados disseram que seguem marcas pelas redes sociais, em geral, com o objetivo de conhecer novos produtos (78,6%) e saber em primeira mão sobre ofertas (74,7%).

Embora as redes sociais tenham forte influência, 86,2% dos entrevistados alegaram que o principal objetivo do uso das redes sociais é o contato com os amigos.

Esta seção tem o apoio do consultor Marlus Jungton, mestrando em administração de empresas, bacharel em marketing e pesquisador na área de vendas. Conheça mais pesquisas relacionadas a vendas no blog: www.vendas.blog.br

Grandes números

  • 5,8% foi o percentual de desempregados no Brasil no mês de outubro, segundo o IBGE. Em outubro de 2010, o índice foi de 6,1%, resultado considerado estável pelo Instituto.
  • 2 são os tipos básicos de turistas brasileiros no exterior, identificados pela American Express: o consumidor ávido, que concentra até 56% de seus gastos no varejo, e o viajante familiar, que equilibra estadia, restaurantes e varejo.

“O que nós temos que fazer diante da crise não é nos atemorizar, nem parar de consumir ou parar de produzir”

Presidente Dilma Rousseff

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

10 estratégias simples para aumentar a prospecção do seu time

10 estratégias rápidas, práticas e simples para líderes aumentar a prospecção de novos clientes (+1 bônus poderoso)

Hoje quero lhe apresentar, de maneira rápida, prática e simples 10 estratégias práticas (mais 1 bônus para acelerar resultados) que todo líder pode aplicar agora ...
Leia Mais →
trabalhar certo

Times que trabalham muito e vendem pouco: como usar os 3 Cs para reverter isso?

Times de vendas raramente ficam parados. Vendedores estão sempre em movimento, ligando, mandando mensagens, visitando clientes.
Leia Mais →
Blindagem comercial Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Blindagem comercial: Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Descubra se sua carteira de clientes está blindada ou vulnerável. Faça o diagnóstico gratuito e receba seu Índice de Blindagem agora!
Leia Mais →