Conquistar para vender

Atenda bem seu cliente e em pouco tempo você estará indo direto ao estoque para efetuar o pedido. Não é difícil encontrarmos pelas ruas vendedores reclamando dos baixos números vendidos. As desculpas são ainda menos raras: ?culpa do governo?, ?culpa da instabilidade do mercado?, ?culpa da concorrência?…

Alguns desses vendedores, tomados pela culpa que carregam, não se dão conta que algumas frases ditas pelos clientes ? ?A venda está fraca?, ?Passa daqui a dez dias?, ?O produto não girou? ? podem ser simplesmente um argumento de defesa, usado: pela proximidade da hora do almoço, pelo grande movimento na loja, pelo horário inadequado para atendimento, por causa do estoque desorganizado ou simplesmente por não ser o dia de atendimento os vendedores.

O fato é que existem lojas abertas e vendendo. Se isso acontece é porque possuem um estoque regular, e algum vendedor, isento de culpa, está vendendo e tomando o espaço desses pobres culpados.

Partindo do princípio que todos os vendedores visitam regularmente os seus clientes e todos estão trabalhando no mesmo país, por que existem vendedores que não emplacam venda?

Falando agora do que interessa: sucesso, é claro que existe um aspecto que diferencia os melhores. Eles conhecem seus clientes e usam esse conhecimento para conquistá-los.

Todo cliente quer ser único. Procure saber dos seus horários, de alguns gostos, acompanhe sua média e periodicidade de pedidos, identifique se ele aprecia prazo ou preço, informe-o de todas as promoções vigentes (se ele for daqueles que gostam de promoção, dê ênfase à idéia), informe-o das novidades (se ele gostar de novidades, abra o pedido com esse novo produto), gaste alguns minutos e perceba se ele aprecia um merchandising agressivo ou um pouco mais moderado, faça com que o cliente o veja como um braço dentro da empresa e em pouco tempo você estará indo direto ao estoque e efetuando o pedido.

Conquiste o cliente, torne-se mais próximo da loja, dos balconistas, do comprador e até do dono, deixe de ser mais um vendedor para ser ?o vendedor?. Esse é o diferencial!

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima