Conveniência, nicho e experimentação

Conveniência, nicho e experimentação FRASES

?A adversidade, quase todos podemos suportar; se quiser mesmo colocar à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder?
Abraham Lincoln, presidente dos EUA (1861-1865)

?Um sonho é apenas um sonho. Um sonho com plano e prazo determinados é uma meta?
Harvey Mackay, autor do best-seller motivacional Cave um Poço Antes de Sentir Sede

?Know-How é o que separa os líderes realizadores ? que produzem resultados ? dos não-realizadores?
Ram Charan, autor de Know-how e co-autor de Execução

Grandes Números

» 6,52 milhões de usuários únicos acessaram os sites de vídeo no mês de março, sendo que somente o Youtube recebeu 5 milhões.
(Fonte INFO)

» 6 milhões é o número de brasileiros usuários de banda larga
(Fonte INFO)

» 103 milhões, aproximadamente, é a base de celulares no Brasil.
(Fonte Anatel)

Pizza em vending machines
Conveniência

Uma das comidas preferidas no mundo e no Brasil se tornou ainda mais conveniente com a empresa Wonderpizza, primeira empresa no mundo a criar uma máquina que prepara pizzas quentinhas em menos de dois minutos. Após mais de cinco anos de pesquisas e desenvolvimento e 6 milhões de dólares de investimento, a Wonderpizza originalmente da Itália, tem distribuição mundial, buscando representantes e distribuidores regionais.

O equipamento é capaz de armazenar até 102 pedaços de pizza pré-preparadas e congeladas de forma única, com a opção de várias coberturas como queijo, vegetais e presunto. Utilizando um forno potente e de alta intensidade, o processo de cozimento se inicia assim que o consumidor escolhe os sabores, pagando um valor entre 5 e 6 dólares. Para os empreendedores interessados em maiores informações, consulte os sites: www.wonderpizza.org e www.wonderpizzausa.com

Salão de cuidados com as mãos e pés
Experimentação

Os Estados Unidos possui aproximadamente 58 mil salões de manicure, a maioria dirigidos por vietnamitas e imigrantes coreanos. Porém, a Dashing Diva espera se tornar a primeira rede americana, assim como a Starbucks (rede de cafeterias, sinônimo de qualidade e padrão no mundo), dos salões de manicure, criando uma marca forte e oferecendo uma experiência diferenciada dos outros salões. Para isso, investiu fortemente no design, decoração e serviços diferenciados, fugindo do básico. Os clientes são atendidos nos fins de semana pela manhã com café e pães ou no fim do dia com coquetel para relaxar. A empresa possui um menu de serviços completos para fazer a cliente sentir-se uma estrela de cinema. Ela é parceira da maior fabricante de unhas postiças do mundo e está expandindo pelo sistema de franchising.
Visite o site: www.dashingdiva.com

Mercado para ipods quebrados
Nicho
Há alguns meses, a Apple anunciou que vendeu mais de 100 milhões de ipods no mundo. Como os lançamentos são intensos e, cada vez mais, em curto espaço de tempo, em hora oportuna surgiu a BuyMyBrokenIpod.com. A empresa compra os ipods quebrados ou fora de uso via web. A avaliação é feita on-line, indicando o modelo e estado do aparelho. Após 24 horas do recebimento do aparelho, o pagamento é efetuado automaticamente na conta indicada. Como eles ganham dinheiro? Os ipods são vendidos usualmente para pequenas oficinas que os consertam, trocando os visores ou baterias vencidas ou peças quebradas e, depois, os revende em funcionamento. Geralmente, os ipods que a BuyMyBrokenIpod.com recebe estão em bom estado. Além de aumentar a vida útil dos produtos, criando uma economia paralela, a empresa contribui para reduzir a poluição do ambiente, já que os materiais que compõem os ipods são lixo tóxico. Esse é o tipo do negócio que pode não deixá-lo rico, mas além de ser politicamente correto, o mercado de ipods só cresce.
Visite o site: www.buymybrokenipod.com

WWF Black Cloud
Ecologicamente correto

Ação da WWF realizada na China que, além do impacto local, obteve muita mídia espontânea. Um balão, em forma de fumaça, foi colocado no escapamento de um carro ligado e, lentamente, foi sendo inflado com as emissões de monóxido de carbono. O objetivo é dar 20 dicas no site www.20to20.org para que as pessoas colaborem para um desenvolvimento sustentável. No balão, estava a frase: ?Dirija um dia a menos e veja quanto de monóxido de carbono ficará fora do ar que respiramos.?

Microsoft Táxi
Ação Promocional
A Microsoft criou uma ação promocional diferenciada que ofereceu táxis grátis para o centro de Londres entre 7h30 e 9h30 da manhã. Os carros foram patrocinados pelo Office 2007 e, durante a viagem, os passageiros receberam um cartão que deu direito a uma experimentação do novo software. Além de aproveitar um tempo precioso do consumidor para divulgar seu produto, a Microsoft oferece uma experiência de marca totalmente alinhada com o conceito de seu produto: ?It?s a new day. It?s a new Office.? ?É um novo dia. É o novo Office.?

Educação durante vôo
Interatividade
A Air France introduziu no mês de abril, em alguns vôos, uma oportunidade para que seus clientes aprendam algumas palavras em coreano ou português nas rotas que vão para Seul e para São Paulo. Um programa de línguas interativo audiovisual, desenvolvido pela Berlitz, permite que o passageiro aprenda e pratique o básico de 23 diferentes línguas, em quatro principais lições: números, datas, palavras e diálogos. A JAL, Singapore Airlines e Virgin Atlantic também oferecem esse serviço no menu de entretenimento. Outras opções como aulas de culinária e direção serão, em breve, iniciadas pela BMW e Viking Cooking School. Veja e aprenda.

O manifesto das marcas

Em vez de gastar sua verba em comerciais narcisistas, algumas marcas estão transformando sua propaganda em verdadeiros manifestos em busca do bem-estar dos seus consumidores. É o caso das recentes campanhas publicitárias das marcas Dove e Omo. A Dove bateu de frente com a estereotipada publicidade tradicional ao veicular a ?Campanha pela Real Beleza? em que levanta a bandeira do ?ame-se como é?. Em outra fase, apresenta depoimentos de meninas que gostariam de mudar seu aspecto e glorifica suas diferenças no ?Programa Dove pela Auto-estima?. Já a OMO inova com o conceito ?Se sujar faz bem?, em que afirma a importância das brincadeiras na formação de uma criança. E garante que as mães não devem se preocupar com a sujeira adquirida no processo (afinal, é para isso que serve o produto). Ao comunicar sua marca, é importante encontrar o ponto em que ela toca as pessoas de forma a melhorar a qualidade de suas vidas.

André Brik é designer e publicitário.
Visite o site: www.brik.com.br.
E-mail: [email protected].
Tel.: (41) 3339 8639.

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