9 dicas para deixar seus clientes mais satisfeitos.
- Mensagens que geram mais desconfiança do que credibilidade: Cobrimos qualquer oferta.
- Falta de informações precisas sobre preços dos produtos, através de cartazes, etiquetas, equipamentos (tira-teima) e das pessoas que estão na loja especialmente para prestar esse serviço aos clientes.
- Funcionários despreparados que respondem sempre com um não aos clinetes: Não sei, não posso, não pode, não tem, não conheço, não é comigo, não está, não, não, não…!
- Ausência do gerente ou de alguém com cargo de chefia nas áreas de atendimento, antes, durante e depois da compra. Os clientes sentem uma sensação de pouca importância, principalmente quando os gerentes estão envolvidos com assuntos burocráticos ou com telefonemas intermináveis. Loja cujos gerentes estão fora da operação, é o mesmo que avião sem piloto.
- Mau humor generalizado, indiferença e atitudes que denotam má vontade de servir, como se os funcionários estivessem ali fazendo favor, não atendendo os clientes.
- Lojas previsíveis que se limitam em atender a demanda dos clientes simplesmente, sem qualquer preocupação em apresentar alternativas diferentes para surpeender as pessoas. Embora façam bem as coisas, o fazem sempre do mesmo jeito!
- Perder tempo esperando em locais de atendimento (balcões, crediário, saída de caixa, pacotes, entrega, etc.)
- Frustração entre o que é vendido pela propaganda e o que na verdade acontece na loja. Os anúncios da TV podem atrair os clientes vendendo maravilhas, facilidades, precisão e agilidade no atendimento. Mas, no momento da compra, são os funcionários, as mercadorias, a tecnologia da informação, o sistema de atendimento e a própria loja que fazem a diferença.
- Falta de mercadorias óbvias. Falta de troco. Falta de atenção. Falta de bom senso comercial. Sortimento de mercadoiras fora do perfil médio dos clientes. Falta de foco e de inteligência comercial.