Crescer e manter

Nossas empresas investem pesado em tecnologia, equipamentos, prédios, veículos e esquecem de investir nas pessoas. Invista no seu capital humano. O sonho de todo empresário é ver sua empresa conquistando mercado, solidificando sua marca, sendo referência, enfim, crescendo. Todo empresário sonha em ser grande. É claro que alguns preferem continuar pequenos, ter dores de cabeça pequenas e lucros pequenos. Em dúvida, procurei fazer uma pesquisa junto a clientes e amigos. Desejava saber porque alguns não querem ou temem crescer. Para minha surpresa, o óbvio foi a resposta mais ouvida, ou seja: ?crescer é fácil, o difícil é manter-se grande? ou ?cada vez que subo, tenho medo do tombo?. O mundo dos negócios é verdadeiramente fascinante. Uns querem montar seus empreendimentos, outros querem crescer, e alguns querem mas não querem.

Visitei um cliente, parceiro há mais de quatro anos. Começou pequeno, vendendo bolachas de casa em casa. Depois montou uma pequena padaria. Em seguida, sentiu a necessidade de montar uma fábrica de biscoitos, e assim o fez. Começou com uma fábrica pequena. Atualmente, tem uma fábrica de porte médio e vai investir em mais dois galpões para a produção, equipamentos, pessoas e tecnologia. Continua crescendo. Cada passo é programado e planejado. Fiz a pergunta: ?Você tem medo de crescer??. Ele respondeu: ?Tenho muito medo. Só estou fazendo tudo isso porque o mercado me obriga a correr. Caso contrário, meus concorrentes me atropelam?.

Comentei que sua empresa ia muito bem e perguntei qual o seu maior medo. Ele disse: ?Tenho medo de ser grande e não conseguir me manter, não conseguir andar por causa do crescimento?. Então, fiz a seguinte colocação: ?Meu amigo, se você conseguiu tudo isso, foi por ousadia e pelo seu perfil empreendedor, com a ajuda da sua família, colaboradores, líderes. Enfim, de uma verdadeira equipe?. Minha surpresa foi quando ele enfatizou: ?É justamente aí que eu temo. Ainda não tenho uma equipe formada, necessito de líderes comprometidos. Se não conseguir, corro o risco de jogar fora todo o nosso crescimento?.

Essa é a realidade das nossas empresas. Investem pesado em tecnologia, equipamentos, prédios, veículos e esquecem de investir nas pessoas. São as pessoas que fazem as coisas acontecerem. Por isso, formar líderes é o grande desafio dos empresários, pois a continuidade depende das lideranças. Invista no seu capital humano.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima