Criatividade e praticidade

Ter as melhores idéias e não colocá-las em prática não serve para absolutamente nada. Tenha termos idéias práticas e objetivas, que levem a resultados palpáveis. Ter as melhores idéias e não colocá-las em prática não serve para absolutamente nada. Tenha termos idéias práticas e objetivas, que levem a resultados palpáveis.

Nos tempos de crise, a palavra de ordem é a criatividade. Temos de ser criativos, inovadores, ter idéias geniais diante de um mercado competitivo, pensar em algo novo que vá solucionar nossos problemas de uma vez por todas.

É importante lembrar que ter as melhores idéias e não colocá-las em prática não serve para absolutamente nada. Devemos termos idéias práticas e objetivas, que nos levem a resultados palpáveis. Ou seja, a criatividade deve estar associada à praticidade.

Da mesma forma, se formos práticos demais sem pensarmos antes, não chegaremos a lugar algum. Algumas empresas iniciam excelentes planos de idéias, onde as primeiras até são colocadas em prática. Mas, se não tiver um bom acompanhamento, acaba desmotivando novas idéias. Por pior que seja, uma idéia merece sempre ser analisada. Se tiver resultados práticos, mãos à obra. Se não oferecer nenhuma melhoria, parta para outra.

Recentemente fui convidado por uma empresa para um treinamento sobre o plano de idéias, e a dinâmica do treinamento foi algo surpreendente. Ao invés de parar a fábrica e colocar 450 funcionários em sala de aula, simplesmente invadimos a fábrica, lembrando os colaboradores sobre o plano e incentivando-os a contribuir com suas idéias. Além de ter dado um ótimo resultado, foi uma experiência inesquecível.

Um profissional de vendas jamais deve empurrar um produto ao seu cliente. Deve orientá-lo numa melhor utilização e dar idéias de como aquele produto ou serviço pode lhe render maior produtividade. Mas cuidado ao dar alguma sugestão. Nunca imponha nada ao seu cliente, apenas sugira, para evitar mal-entendido.

Criatividade e praticidade devem sempre andar juntas. Não viva no mundo das nuvens! Albert Einstein já dizia que uma mente aberta a novas idéias nunca volta ao seu tamanho normal. Pratique novas idéias sempre! E, como a vovó já dizia, quem não usa a cabeça, usa as pernas. Seja criativo e prático!

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima