Criatividade nas empresas

Estimular a criatividade dentro das empresas pode ser uma maneira de ajudar às pessoas a aumentarem a sua motivação e também para vender mais. A criatividade ainda está enjaulada em alguns departamentos das empresas como marketing e outros poucos. Normalmente, depende de um lampejo, e não de um sistema que a incentive. Por exemplo: o marketing insiste em criar necessidades que aos poucos tornam-se parte da nossa vida. Vai me dizer que seu carro ainda não tem um DVD e que o seu celular ainda não é GSM?

Agora, não acabe com a minha vida dizendo que sua conexão ainda é discada. Que o som do seu carro não toca MP3. Eu também não tenho, mas sabemos que em breve corremos o risco de comprar um desses itens, hoje considerados supérfluos. O que parecia um absurdo, vai se tornando real e enfim torna-se moda e logo artigo de primeira necessidade para os modernos de plantão e para todos que gostam de novidades.

Isso é como o rose-hips* da Aspirina, você nem sabe o que é, mas é vendido como um grande diferencial, assim cdomo também as novas fórmulas do seu creme dental ou do sabão em pó. Eles fazem tudo para deixá-los um pouco diferente, para manterem a fama de inovadores. Investem em criar e desenvolver novos produtos. Em resumo, investem na criatividade. Isso é posicionamento.

Quando traçamos um paralelo para as pequenas empresas, vemos que essa velocidade de lançar sempre o novo, de estar sempre à frente, não é muito respeitada. Tudo bem que falta verba para a pesquisa e que o dia-a-dia consome a todos na empresa, mas parar de tentar inventar o novo é condição básica para ser ultrapassado.

Por isso, se você for líder no seu segmento, ainda que seja na sua cidade, invista em criar e inovar sempre, desenvolvendo novas idéias e novos produtos ou em agregar sempre novos diferenciais para o seu produto.

Quando saímos dos departamentos onde a criatividade é uma ferramenta de trabalho, encontramos um grande deserto de idéias, que não acontecem, e outras são barradas pela hierarquia, muitas vezes, burocrática e campeã em apagar idéias e seres criativos.

Para investir na criatividade, não precisamos criar grandes departamentos, mas sim um ambiente propício para que as pessoas criem e valorizem as idéias. Mas para fazer tudo isso precisamos de criatividade. E não apenas nesses departamentos, ela deve permear toda estrutura.

Você pode estar pensando, na teoria ótimo, mas na prática eu não tenho tempo para parar e pensar em nada, estou sempre correndo atrás da máquina. Então, prepare-se para correr muito mais!

Vou pedir para você me enviar sugestões de trabalhos realizados na sua empresa ou em outras que você conheça, sobre o que é feito para desenvolver a criatividade da equipe. Atividades, jogos, enfim, qualquer elemento que estimule a criatividade.

*Rose-hips: Extrato seco do fruto da rosa silvestre, rico em vitamina C. Sua fórmula é usada pela medicina como um antiinflamatório natural para aliviar os sintomas de inflamações e artrite.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima