Criatividade nas empresas

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Em primeiro lugar um ótimo ano novo para todos.

Ao invés de falar de planejamento vamos começar a primeira e-zine do ano falando sobre um assunto pouco valorizado nas empresas: o desenvolvimento da criatividade. Uma das importantes atividades que normalmente é deixada de lado e consumida pela rotina.

A criatividade ainda está enjaulada em alguns departamentos das empresas como marketing e outros poucos. Normalmente depende de um lampejo e não de um sistema que incentive a criatividade. Por exemplo: o marketing insiste em criar necessidades que aos poucos vão se tornando parte da nossa vida. Vai me dizer que seu carro ainda não tem um DVD e que o seu celular ainda não é GSM. Agora não acabe com a minha vida dizendo que sua conexão ainda é discada. Que o som do seu carro não toca MP3. Eu também não tenho, mas sabemos que em breve corremos o risco de comprar um desses itens hoje considerados supérfluos.

Aquilo que parecia um absurdo vai se tornando real e enfim, torna-se moda e logo artigo de primeira necessidade para os modernos de plantão e para todos que gostam de novidades, e quem não gosta. Isso é como o Rosehips da Aspirina, você nem sabe o que é, mas é vendido como um grande diferencial, assim como também as novas fórmulas do seu creme dental ou do sabão em pó. Fazem tudo para ficar um pouco diferente, para manterem a fama de inovadores. Eles investem em criar e desenvolver novos produtos. Em resumo investem na criatividade. Isso é posicionamento.

Quando traçamos um paralelo para as pequenas empresas, percebemos que essa velocidade de lançar sempre o novo, de estar sempre a frente não é muito respeitada. Tudo bem que falta recursos para a pesquisa e que o dia-a-dia consome a todos na empresa, mas parar de tentar inventar o novo é condição básica para ser ultrapassado. Por isso, se você for líder no seu segmento, ainda que seja na sua cidade, invista em criar e inovar sempre, desenvolvendo novas idéias e novos produtos ou em agregar sempre novos diferenciais para o seu produto.

Quando saímos dos departamentos onde a criatividade é uma ferramenta de trabalho, encontramos um grande deserto de idéias que não acontecem e outras que são barradas pela hierarquia muitas vezes burocráticas, que são campeãs em apagar inovações e seres criativos.

Para investir na criatividade, não precisamos criar grandes departamentos, mas sim um ambiente propício para que as pessoas criem e valorizem as idéias. Porém, para fazer tudo isso precisamos de criatividade. E não apenas nesses departamentos, ela deve permear toda estrutura.

Você pode estar pensando, na teoria ótimo, mas na prática eu não tenho tempo para parar e pensar em nada, estou sempre correndo atrás da máquina. Então prepare-se para correr muito mais!

Vou pedir para você me enviar sugestões de trabalhos realizados na sua empresa ou outras que você conheça, sobre o que é feito para desenvolver a criatividade da equipe. Atividades, jogos, enfim, qualquer elemento que estimule a criatividade.

As três melhores idéias ganham uma assinatura de seis meses de qualquer uma das publicações da Editora Quantum. Aguardo suas sugestões. Na próxima e-zine Web e Marketing que sai no dia 28 vou publicar as melhores idéias e o nome dos colaboradores.

Até lá e um ano novo muito criativo para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

Blindagem comercial Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Blindagem comercial: Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Descubra se sua carteira de clientes está blindada ou vulnerável. Faça o diagnóstico gratuito e receba seu Índice de Blindagem agora!
Leia Mais →
CPID a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

CPID: a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

“Você pode estar pagando comissão para vendedores que dão prejuízo.” ...
Leia Mais →
Se o seu dia fosse um filme, ele seria “Missão Impossível” ou “Debi & Loide”

Se o seu dia fosse um filme, ele seria “Missão Impossível” ou “Debi & Loide”?

Na teoria, todo vendedor começa a semana no modo Tom ...
Leia Mais →