Criatividade, nicho, propaganda, sustentabilidade e experimentação

Criatividade, nicho, propaganda, sustentabilidade e experimentação Grandes números

» 2,5 bilhões é o número de usuários de tecnologia GSM
Fonte: INFO

» 568 milhões de reais foi o investimento em propaganda das cervejarias em 2006
Fonte: Ibope Monitor

» 1,5 milhão é o número de descendentes japoneses no Brasil, que é a maior comunidade fora do Japão
Fonte: Band News


Frases

?O jeito de vender pode se tornar mais importante que o produto ou serviço que você vende. O vendedor precisa agregar valor?
Neil Rackham

?A habilidade de dizer ?não? depende da sua capacidade de dizer ?sim? para suas prioridades e interesses. Quanto mais profundo o seu ?sim?, mais forte é o seu ?não??
William Ury

?Marketing pessoal precisa ser feito na base da verdade, ética e valores do ambiente em que você quer atuar?
André Dametto


Cosméticos em tubo
Experimentação

A revista européia Brand New You Tube criou uma forma inovadora de relacionamento, experimentação e pesquisa testando lançamentos de produtos de beleza. A consumidora faz sua inscrição por 20 libras e recebe um tubo com pelo menos quatro produtos com valor superior a 80 libras de marcas como Nívea, Lush, L?Oréal, L?Occitane e Elizabeth Arden. Para continuar recebendo o tubo com novos cosméticos é preciso preencher um questionário sobre os produtos. Dessa maneira, o programa premia as participantes com produtos em troca de seu valioso feedback, e não apenas com entrega de amostras. Idéia a ser implantada no Brasil.
Visite o site: www.brandnewyoumagazine.com/bnytube


Gol de placa
Publicidade diferenciada

Para demonstrar o poder de sua cola Pattex, a Henkel transformou tediosas placas de publicidade de estádios de futebol em uma mídia interessante. A empresa colou bolas oficiais do jogo na placa, fazendo parecer que os gols perdidos pelos jogadores paravam ali. E o melhor: conforme o jogo progredia, mais bolas apareciam na placa.


Ginástica para crianças
Nicho

Com a crescente obesidade infantil, os pais estão cientes da necessidade de seus filhos exercitarem-se, porém o desafio é manter as crianças motivadas pela malhação. Percebendo essa oportunidade, a rede de franquias americana NexGym criou o conceito de Exergaming ? exercícios com games. Para queimar calorias, crianças entre 6 e 14 anos podem pedalar sobre um virtual solo lunar, participar de combates intergalácticos, fazer aulas interativas de dança, caratê, hip-hop, ioga e muito mais. Para completar o sucesso do negócio, a NexGym também realiza festas de aniversário. Por enquanto, o conceito está somente nos Estados Unidos, mas pode ser importado pelo Brasil.
Visite o site: www.nexgym.com


Energia solar para lixeiras
Sustentabilidade

A BigBelly é uma lixeira movida a energia solar com o objetivo de compactar as latinhas usadas e manter os espaços públicos limpos. Ela é fabricada nos Estados Unidos e, devido ao processo de compactação, tem capacidade cinco vezes maior que uma lixeira comum. A redução no número de vezes que é necessário esvaziar as lixeiras significa economizar tempo, combustível e custos com caminhões. É possível colocá-la em qualquer local como parques, escolas, estádios e vender espaço para publicidade para empresas que queiram ser associadas à consciência ecológica. Essa é uma criativa sugestão para auxiliar a solução do problema com o lixo nas grandes metrópoles.
Visite o site: www.seahorsepower.com


Dançarina gigante
Propaganda

Uma dançarina em tamanho gigante foi pintada na grama em um terreno próximo ao aeroporto de Gatwick, em Londres, ela parecia estar realizando um número de ?pole dance?, como nas boates de striptease. Na verdade, isso foi um anúncio do site myprivatedance.com. O objetivo era que o desenho, com 9 mil m², que demorou três dias para ser concluído, fosse visto pelos passageiros de dentro dos aviões.


Liquidação
Criatividade

Para promover a maior liquidação de brinquedos da Austrália, a Target realizou uma ação de performances em frente às suas lojas. Fantasiados, atores tinham mãos gigantes presas às costas, criando a ilusão de que uma criança estava brincando com eles.


Felizes para sempre

O consultor Joe Grant concluiu que o convívio com os clientes é muito parecido com um casamento. Ele percebeu que compatibilidade, comunicação e um pouco de ?atenção extra? são essenciais para qualquer profissional construir um relacionamento durável e frutificante. Outras dicas de Grant:

» Não seja ausente ? Se você fechou o negócio, permaneça envolvido no processo. Mesmo que a execução fique sob a responsabilidade de outros.

» Escute com atenção ? O cliente dirá o que está precisando. Sua função é interpretar suas necessidades e solucionar o problema.

» Nunca diga ?nunca? ? Tenha jogo de cintura para atender as necessidades do cliente. Às vezes, é preciso ceder.

» Cumpra suas promessas ? Confiança se constrói assim.

» Compareça ? Não basta dizer o que você pode fazer, é preciso fazer. E fazer bem-feito.

» Mande ?flores? sem motivo ? Entregue mais que prometeu. Nos Estados Unidos, isso se chama extra mile (quilômetro extra).

» E lembre-se de que respeito é bom e todo mundo gosta.

André Brik é designer e publicitário.
Visite o site: www.brik.com.br
E-mail: [email protected]
Tel.: (41) 3339-8639

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima