Quando o assunto é delegação, siga as seguintes regras:
- Delegue o objetivo – e não os procedimentos, passo a passo. Permita que a pessoa encontre a maneira pela qual ela trabalha melhor. Nem sempre o que funciona para você funciona para quem vai assumir a tarefa dali em diante.
- Peça para as pessoas fazerem um relatório de progresso. Tenha um deadline de “metade da tarefa”, pelo menos nos dois primeiros meses, para facilitar o acompanhamento. E realmente avalie o relatório, para poder orientar o andamento do processo.
- Delegue sempre para a pessoa certa. Pergunte quem tem interesse em assumir tal tarefa. Procure não delegar muito para uma só pessoa, evitando reclamações de favorecimento.
- Delegue autoridade junto com responsabilidade. Você não quer que as pessoas venham até você para pedir autorização para alterações ou ações mínimas.
- Dê feedback. Sempre!
Tire dez minutos para motivar sua equipe – agora!
A motivação cresce dependendo do ambiente de trabalho. Se alguma parte está desmotivada, ela pode transformar o ambiente inteiro em insatisfeito e improdutivo. Porém, existem algumas coisas que podem dar um empurrão na motivação dos seus vendedores:
- Diga “obrigado”. Não elogie somente os grandes feitos, mas também como as pessoas lidam com a rotina do dia a dia do trabalho. Reserve dez minutos do seu dia para elogiar os funcionários pelos seus trabalhos.
- Peça ajuda. As ideias dos vendedores sempre contam – e não somente quando a ideia do chefe não funcionou. Escolha um dos desafios que você tem a realizar e pergunte a seus liderados o que deve ser feito – mesmo que você já saiba a resposta. Isso é valorizar suas habilidades.
- Dê crédito. Tire alguns minutos para reconhecer as coisas que o seu time lhe ensinou, ou as coisas que o seu pessoal faz que ajudam você nas suas funções.
- Ofereça um “empurrão”. Muitas pessoas se esquecem (ou nunca souberam) da importância que o seu trabalho tem dentro da empresa e na vida de muitos clientes. Separe um tempinho para explicar a um funcionário apático como a sua performance se reflet em todos, prejudica os companheiros de trabalho e gera insatisfação aos clientes.
Na hora certa
Da próxima vez que você tiver de demitir alguém, pense com cuidado. O que é, de fato, verdade e que parece verdade podem se confundir. Por exemplo: se você demite um vendedor que acabou de ganhar uma campanha interna, vai parecer que a empresa está voltando atrás em suas promessas. Da mesma maneira, se você decide demitir alguém que acabou de mudar sua rotina – depois de uma licença maternidade, por exemplo –, esse “imediatismo vai parecer suspeito.
“Não saber ouvir é um dos piores defeitos dos líderes.” Daniel Golemman
Dicas do Sam
Estes são os dez princípios do grande líder de grande sucesso, Sam Walton, fundador do Wal-Mart:
- Dedique-se ao seu negócio.
- Divida seus lucros com seus colaboradores e trate-os como sócios.
- Motive seus colaboradores.
- Comunique tudo o que for possível a seus colaboradores.
- Aprecie tudo o que seus colaboradores fizerem pelo negócio.
- Comemore o seu sucesso.
- Ouça todos em sua empresa.
- Supere as expectativas de seus clientes.
- Controle as suas despesas melhor do que a sua concorrência.
- Nade contra a concorrência.
Humildade
Jim Collins escreveu, em Empresas feitas para vencer – Por que apenas algumas empresas brilham, que uma das grandes características do líder é a humildade. Mas isso não pode ser confundido com subserviência ou timidez. Humildade é uma palavra quase divina, um entendimento de como as coisas funcionam, e cujo crédito deve ser dado para quem merece. Enquanto a humildade é uma constante emoção, uma constante surpresa que a vida e a equipe oferecem, timidez é o medo de tudo isso. Seja humilde, fazendo valer o seu espaço.
Escolhendo o encontro
Volta e meia grandes empresas resolvem fazer uma grande confraternização. Chamam vendedores e representantes de todo o Brasil para uma determinada cidade, com direito a discursos, premiações, gente conhecendo gente e brindes para todo o lado. Está pensando em fazer o mesmo? Para facilitar o processo de escolha do local, siga as seguintes dicas:
- Defina o objetivo – Você quer que seu pessoal se divirta, conheça a matriz da empresa, aprenda alguma coisa ou o quê? A partir dessa meta, torna-se mais fácil escolher o local da convenção ou encontro.
- Peça conselhos – Visite agentes de viagem, navegue em sites especializados – talvez até faça uma pequena eleição entre o seu pessoal para escolher o local. Assim, seu gosto pessoal não pesa tanto na decisão.
- Distância não importa – Uma viagem até uma cidade próxima pode ser emocionante, dependendo da imaginação sua e do agente de viagens.
Comunicação
Siga esta dica para comunicar-se melhor com seus vendedores: quanto mais distante você estiver dentro da hierarquia, mais você deve falar com eles pessoalmente.