Delegação – o segredo dos líderes

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Quando o assunto é delegação, siga as seguintes regras:

  • Delegue o objetivo – e não os procedimentos, passo a passo. Permita que a pessoa encontre a maneira pela qual ela trabalha melhor. Nem sempre o que funciona para você funciona para quem vai assumir a tarefa dali em diante.
  • Peça para as pessoas fazerem um relatório de progresso. Tenha um deadline de “metade da tarefa”, pelo menos nos dois primeiros meses, para facilitar o acompanhamento. E realmente avalie o relatório, para poder orientar o andamento do processo.
  • Delegue sempre para a pessoa certa. Pergunte quem tem interesse em assumir tal tarefa. Procure não delegar muito para uma só pessoa, evitando reclamações de favorecimento.
  • Delegue autoridade junto com responsabilidade. Você não quer que as pessoas venham até você para pedir autorização para alterações ou ações mínimas.
  • feedback. Sempre!

Tire dez minutos para motivar sua equipe – agora!

10 minutosA motivação cresce dependendo do ambiente de trabalho. Se alguma parte está desmotivada, ela pode transformar o ambiente inteiro em insatisfeito e improdutivo. Porém, existem algumas coisas que podem dar um empurrão na motivação dos seus vendedores:

  1. Diga “obrigado”. Não elogie somente os grandes feitos, mas também como as pessoas lidam com a rotina do dia a dia do trabalho. Reserve dez minutos do seu dia para elogiar os funcionários pelos seus trabalhos.
  2. Peça ajuda. As ideias dos vendedores sempre contam – e não somente quando a ideia do chefe não funcionou. Escolha um dos desafios que você tem a realizar e pergunte a seus liderados o que deve ser feito – mesmo que você já saiba a resposta. Isso é valorizar suas habilidades.
  3. Dê crédito. Tire alguns minutos para reconhecer as coisas que o seu time lhe ensinou, ou as coisas que o seu pessoal faz que ajudam você nas suas funções.
  4. Ofereça um “empurrão”. Muitas pessoas se esquecem (ou nunca souberam) da importância que o seu trabalho tem dentro da empresa e na vida de muitos clientes. Separe um tempinho para explicar a um funcionário apático como a sua performance se reflet em todos, prejudica os companheiros de trabalho e gera insatisfação aos clientes.

Na hora certa

Da próxima vez que você tiver de demitir alguém, pense com cuidado. O que é, de fato, verdade e que parece verdade podem se confundir. Por exemplo: se você demite um vendedor que acabou de ganhar uma campanha interna, vai parecer que a empresa está voltando atrás em suas promessas. Da mesma maneira, se você decide demitir alguém que acabou de mudar sua rotina – depois de uma licença maternidade, por exemplo –, esse “imediatismo vai parecer suspeito.

“Não saber ouvir é um dos piores defeitos dos líderes.” Daniel Golemman

Dicas do Sam

samEstes são os dez princípios do grande líder de grande sucesso, Sam Walton, fundador do Wal-Mart:

  1. Dedique-se ao seu negócio.
  2. Divida seus lucros com seus colaboradores e trate-os como sócios.
  3. Motive seus colaboradores.
  4. Comunique tudo o que for possível a seus colaboradores.
  5. Aprecie tudo o que seus colaboradores fizerem pelo negócio.
  6. Comemore o seu sucesso.
  7. Ouça todos em sua empresa.
  8. Supere as expectativas de seus clientes.
  9. Controle as suas despesas melhor do que a sua concorrência.
  10. Nade contra a concorrência.

Humildade

Jim Collins escreveu, em Empresas feitas para vencer – Por que apenas algumas empresas brilham, que uma das grandes características do líder é a humildade. Mas isso não pode ser confundido com subserviência ou timidez. Humildade é uma palavra quase divina, um entendimento de como as coisas funcionam, e cujo crédito deve ser dado para quem merece. Enquanto a humildade é uma constante emoção, uma constante surpresa que a vida e a equipe oferecem, timidez é o medo de tudo isso. Seja humilde, fazendo valer o seu espaço.

Escolhendo o encontro

Volta e meia grandes empresas resolvem fazer uma grande confraternização. Chamam vendedores e representantes de todo o Brasil para uma determinada cidade, com direito a discursos, premiações, gente conhecendo gente e brindes para todo o lado. Está pensando em fazer o mesmo? Para facilitar o processo de escolha do local, siga as seguintes dicas:

  • Defina o objetivo – Você quer que seu pessoal se divirta, conheça a matriz da empresa, aprenda alguma coisa ou o quê? A partir dessa meta, torna-se mais fácil escolher o local da convenção ou encontro.
  • Peça conselhos – Visite agentes de viagem, navegue em sites especializados – talvez até faça uma pequena eleição entre o seu pessoal para escolher o local. Assim, seu gosto pessoal não pesa tanto na decisão.
  • Distância não importa – Uma viagem até uma cidade próxima pode ser emocionante, dependendo da imaginação sua e do agente de viagens.

Comunicação

Siga esta dica para comunicar-se melhor com seus vendedores: quanto mais distante você estiver dentro da hierarquia, mais você deve falar com eles pessoalmente.

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