Desacelere!

filme click

Os números assustam. Em um universo de 22 mil executivos brasileiros que ocupam cargos de média e alta gerências, mais de 94% não têm uma alimentação equilibrada, mais de 41% são sedentários e 18% estão obesos. Foi o que revelou uma pesquisa realizada pela operadora de saúde Omint.

E a ligação todos os problemas identificados na pesquisa é clara: o estresse da rotina profissional dos entrevistados.

Tudo isso faz parte do seu dia a dia? A hora de repensar seus hábitos chegou. Para ajudá-lo nessa missão, em dezembro de 2014 preparamos uma reportagem cujo objetivo era fazê-lo entender por que você deveria aproveitar o último mês do ano para desacelerar e, claro, ajudá-lo a saber como tornar essa desaceleração possível.

O material produzido há quase quatro anos ainda é muito útil para quem quer ter uma vida produtiva, leve e feliz. Por isso mesmo, apresentamos um trecho desta reportagem a seguir.

Não sofre com nenhum desses males e acha que, por isso, esta matéria não é para você, porque tudo está sob controle? É bom lembrar uma frase dita por Claus Miller: “Quando é necessário mudar? Antes que seja necessário.” À mudança!

O efeito Click

Michael Newman tem um objetivo nobre ao focar quase que 100% de sua energia no trabalho e deixar de lado a família e os cuidados pessoais: tudo que ele quer é garantir um futuro feliz, seguro e tranquilo para sua esposa e os dois filhos.

Porém, ele não percebe que suas prioridades no presente impossibilitam que os dias de hoje em sua casa sejam como ele sonha que sejam os de amanhã…

Mas os problemas estão prestes a acabar. Com a ajuda de um controle remoto mágico, Newman descobre que pode adiantar momentos “desnecessários” de sua vida. Em pouco tempo, priorizando ainda mais o trabalho, ele tem dinheiro e sucesso, e pode oferecer boas condições de vida à família. Ao mesmo tempo, a saúde não é mais a mesma, os filhos já são grandes, a esposa o trocou por outro homem – que podia passar mais tempo com ela – e seu pai faleceu sem que os dois se despedissem. Ou seja, Newman se sacrificou por um cenário que é bem diferente do que ele planejava.

Talvez você já tenha percebido que a rotina que descrevemos aqui faz parte do filme Click, estrelado por Adam Sandler, mas a escolhemos justamente porque apesar de ser um retrato ficcional, mostra algo que é muito comum na vida de milhares de executivos do Brasil e do mundo: a incorreta definição de prioridades, que traz prejuízos à saúde e às relações pessoais, tão importantes para a nossa felicidade.

O sucesso está no equilíbrio

É claro que não defendemos que você simplesmente abandone sua carreira para cuidar de “todo o resto”. O que queremos é que você entenda que o verdadeiro sucesso está no equilíbrio.

Muitas vezes é preciso, sim, abdicar de momentos com as pessoas que amamos pensando no futuro profissional e financeiro. O que não se deve, no entanto, é fazer disso uma constante e viver apenas em função do trabalho.

Em Click, Michael Newman tem uma segunda chance para fazer tudo diferente, mas provavelmente, na sua vida, a correria não é apenas um pesadelo, é a realidade que você precisa enfrentar para poder encontrar um caminho melhor a seguir.

Definindo prioridades

O primeiro passo para mudar esse panorama e ser uma pessoa feliz, além de um profissional de sucesso, é repensar suas prioridades. Mas é preciso levar isso a sério. Pegue caneta e papel e, antes de mais nada, liste as áreas da sua vida e as atividades relacionadas a cada uma dessas áreas que precisam entrar na sua lista de prioridades.

O próximo passo é construir uma matriz de priorização das atividades listadas. Para isso, você precisa dividi-las de acordo com seu grau de importância, como exemplifica a imagem abaixo:

desacelere tabela

No que diz respeito às tarefas da vida profissional, em Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes, Stephen Covey define essa divisão da seguinte maneira:

Urgente/Importante – Quadrante do estresse

Entram aí as atividades mais críticas, os projetos que estão próximos de acontecer ou finalizar e até mesmo as situações de imprevisto.

Não urgente/Importante – Quadrante da qualidade

As atividades não urgentes, mas importantes, são aquelas que vão melhorar e inovar seus processos e procedimentos. Mas não é porque elas não são urgentes que você pode procrastinar sua execução. Muito pelo contrário. Cuide delas antes que se transformem em urgentes, pois não faz bem ter atividades demais no quadrante do estresse.

Urgente/Não importante – Quadrante da ilusão

Encaixam-se nesse quadrante todas as atividades que apesar de serem urgentes, não são importantes – pelo menos não para você. Talvez a melhor opção seja terceirizá-las – ou nem deixar que entrem no seu cronograma, dizendo simplesmente “não posso”.

Não urgente/Não importante – Quadrante do desperdício

Todo mundo sabe que se manter focado 100% do tempo é algo quase impossível de se conquistar. Em nossos momentos ociosos no trabalho, são as atividades do quadrante do desperdício que ocupam nosso tempo. Mas elas são normais e até mesmo necessárias para o cérebro oxigenar. O importante é que você não deixe que elas interfiram nos resultados das outras tarefas – que têm maior grau de urgência e importância.

Mais do que simplesmente encaixar as atividades aqui e ali, aproveite o momento para refletir sobre elas e incluir outras que podem ajudá-lo a atuar melhor em determinadas áreas da sua vida e buscar o equilíbrio. Você vai ver como o simples fato de ter mais tempo para cuidar de si mesmo e das relações pessoais vai ser útil também para que seu “eu profissional” seja mais produtivo.

A etapa seguinte desse processo é o seu comprometimento com a execução das atividades listadas e devidamente priorizadas.

Comece, então, limitando suas horas de trabalho. Depois, divida o restante das horas entre as outras áreas da sua vida e preocupe-se em, de fato, realizar as atividades a que se propôs. O verdadeiro sucesso está nesse equilíbrio.

Este é apenas um trecho desta reportagem. Para conferi-la na íntegra e ter acesso a muitas outras dicas para desacelerar o ritmo, melhorar sua qualidade de vida e, consequentemente seus resultados, acesse bit.ly/VM-dez-2014.

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