Por melhor vendedor que você seja, pode ser que ainda cometa alguns erros em determinados passos da venda. É normal, por exemplo, que alguns profissionais prospectem melhor do que outros; que o levantamento de necessidades que você faz seja mais completo do que o que o seu colega coloca em prática; que o índice de fechamento do campeão de vendas da sua empresa seja muito maior que o seu; e assim por diante. Mas isso não significa que deve ser sempre assim. Pelo contrário. Você pode trabalhar para melhorar seu desempenho nos passos da venda em que não se destaca tanto.
Sabendo disso e pensando em ajudá-lo nessa missão, apresentamos a seguir um desafio que tem o objetivo de conduzi-lo à excelência nos passos da venda.
Na prática
1) Liste as etapas da venda em que você precisa melhorar seu desempenho.
2) Crie um plano de ação para melhorar seus resultados. A tabela abaixo é um excelente ponto de partida. Preencha-a detalhando muito bem os campos. Essas questões são a base das mudanças que você precisará fazer para cumprir o desafio.
Etapa da venda em que eu preciso melhorar | Para melhorar, o que eu preciso mudar, especificamente, na minha conduta ou no meu comportamento? | O que eu preciso aprender para melhorar? | Quem pode me ajudar, dando dicas, sugestões ou orientações para melhorar? (gerente, colegas, amigos, treinamentos, livros etc.) | Com quais clientes vou testar a mudança (no mínimo cinco)? | Quanto eu posso vender a mais (em R$), se conseguir melhorar nessa dificuldade? |
4) Deixe essa tabela em local visível, para poder consultá-la sempre. Isso o ajudará a manter o foco na evolução.
5) Coloque suas ideias em prática, trabalhe diariamente para evoluir nossos passos da venda de sua escolha e veja os resultados surgirem.
6) Concluiu o primeiro desafio e sabe que precisa melhorar em outro aspecto? Reinicie esse processo e, aos poucos, domine todos os passos da venda. Você só tem a ganhar!
Mãos à obra!
Data de início do desafio: ____/____/____
Data de conclusão do desafio: ____/____/____
Aprendizados para não esquecer jamais:
O que você fez, na prática, para mudar e melhorar seu desempenho nas áreas deficientes?
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A que você atribui o sucesso – ou o fracasso – desse desafio?
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Você conseguiu perceber algum avanço em relação ao que precisava melhorar e que o ajudará a vender mais e melhor?
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Com base na experiência que você teve com esse desafio, registre abaixo quais foram os avanços que fez e qual foi a grande lição que tirou de tudo isso.
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