Fundada em 2012 como app de chamada de veículos, atualmente a “99” está presente em 350 cidades brasileiras. E, se você lembra bem, até 2016 era conhecida por outro nome: 99táxis. Encurtou o nome e entrou no mercado dos carros particulares, concorrendo com a Uber. “Por que fez isso se era a líder dos aplicativos de taxistas?”, você pode se perguntar. Porque não tem medo de se reinventar, ora. E, para reinventar, é preciso abrir mão de alguma coisa. No caso da 99, do posicionamento de ser a maior empresa de chamadas de táxi.
A verdade é que tendemos a gostar de um porto seguro, de saber onde estamos, de seguir uma rotina. Porém, se você quer que sua empresa prospere – e, em alguns casos, até mesmo sobreviva –, precisa estar aberto à possibilidade de mudar o status quo da sua empresa. Não sabe como fazer isso? A gente tem algumas dicas!
3 dicas para você destruir seu negócio (e construir um bem melhor)
Conheça sua empresa.
O que você faz? Qual é o motivo de ser da sua empresa? Se você não entender isso e não conseguir resumir em cinco palavras ou menos, dificilmente conseguirá promover mudanças positivas. No caso da 99, é “transporte de pessoas”. E no seu?
Estabeleça métricas que o guiem no processo.
Qual o seu objetivo? Aumentar as vendas? Conseguir novos clientes? Aumentar o ticket médio dos atuais clientes? Diminuir a inadimplência? Entrar em uma nova região, conquistando “X%” do mercado? Antes de iniciar sua revolução empresarial, defina seus objetivos claramente, ou você acabará realizando mudanças, destruições e criações que não melhorarão sua situação.
Crie um senso de urgência.
Não é à toa que grandes avanços para a humanidade surgem durante períodos de guerra. Nossos soldados estão morrendo? Cria-se a penicilina, a toque de caixa. É preciso decifrar as mensagens do inimigo? Desenvolve-se o avô dos computadores, e assim por diante. Em uma guerra, não há espaço para comitês nem longos projetos. É preciso fazer, só isso. Da mesma forma, se você quiser criar uma empresa que abrace a criação contínua, é preciso ter um senso de urgência. Limite a burocracia e crie um ambiente que facilite a ação. E faça.