Determinado ou obstinado?

Gente bem-sucedida não nasceu predestinada. Apenas ousou lutar por seus ideais. Como você se considera: determinado ou obstinado? São dois conceitos bem parecidos, mas que possuem diferenças básicas. Vamos conceituar melhor o significado de cada um, para ajudá-lo nesse processo. Segundo o Dicionário Aurélio, a ?obstinação? tem significância em alguns aspectos como: relutante, teimoso e inflexível.

Já ?determinação? tem a ver com decisão, resolução, firmeza e arrojo. É característica própria de pessoas intrépidas e corajosas. Esse termo é geralmente utilizado quando se quer falar de pessoas que são vencedoras, mas que, diferentemente do brasileiro que ?não desiste nunca?, sabem pesar os motivos e ajustar-se no percurso, quando vislumbram determinados riscos.

A diferença entre as pessoas comuns e as bem-sucedidas é que as pessoas que têm sucesso não ficam perdendo tempo discutindo suas limitações. Elas as transcendem. Recebem sua cota justa de obstáculos e continuam em frente, apesar de tudo. Às vezes, ficam machucadas e até feridas emocionalmente, mas se levantam e recomeçam. O poder de realizar os próprios sonhos. A força de tornar real o objetivo. Essas características não são fruto do aleatório agindo a nosso favor ou de uma ?conspiração astral?. Essas pessoas ousam realizar. Simplesmente foi a determinação ou a obstinação que as conduziu ao sucesso.

A exemplo disso, temos o maratonista Akhwari, que tendo a sua perna enfaixada e sangrando por ter caído durante a prova, quando foi questionado acerca do seu tamanho esforço realizado para chegar ao final da corrida e cruzar a linha de chegada, respondeu: “Meu país não me enviou a 90 mil milhas de distância para começar a corrida. Ele me enviou para terminá-la”.

A determinação ou obstinação foi o que conduziu vários outros nomes ao topo da conquista. Walt Disney montou uma série de negócios e faliu diversas vezes, antes de fundar a Walt Disney Corporation. Henry Ford faliu cinco vezes antes de construir uma das mais bem-sucedidas fábricas de automóveis do mundo. Eles não tiveram somente preparo ou um espírito empreendedor. O fato é que eles não desistiram de realizar o seu sonho!

Gente bem sucedida não nasceu predestinada. Apenas ousou lutar por seus ideais. O caminho do sucesso nunca foi fácil. Por vezes, os obstáculos foram tantos que a vontade de desistir foi mais forte. Porém, os exemplos dessas pessoas que venceram devem ser sempre trazidos à memória nos momentos de desânimo. Quando você pensar em parar no caminho, erga-se! Como disse Ricardo Gondim: ?O carvalho dorme na semente. O pássaro espera no ovo. Os sonhos são a semente da realidade”.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima