DIA DO CLIENTE: A COMEMORAÇÃO

No próximo dia 15 de setembro, será comemorado o Dia do Cliente. Saiba do que se trata a data e como você pode participar. O Dia do Cliente está concebido para ser um dia de homenagens e de agradecimentos. Um dia para mostrarmos a nossos clientes o quanto eles são importantes para nós. Um dia para promoções especiais, campanhas de vendas, anúncios, campanhas publicitárias, ações de marketing promocional, decorações, brindes e tudo mais que puder ser feito para reverenciar a figura do cliente.

E quem não é cliente de alguém? E quem não depende de clientes para sobreviver? O Dia do Cliente atinge a todos, sem exceção. E pessoas físicas e jurídicas.

O que se pretende com a comemoração do Dia do Cliente é aprimorar relações comerciais, fortalecer empreendimentos, estimular ações de capacitação profissional para a prestação de serviços de melhor qualidade, movimentar a economia num mês de fracas vendas, criar novas oportunidades de negócios e, com isso, colaborar para a geração de emprego e renda.

O Dia do Cliente já integra o calendário oficial de eventos dos estados do Rio Grande do Sul e Paraíba e o mesmo projeto tramita nos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. O mesmo projeto tramita em 31 câmaras municipais, entre elas as das principais capitais estaduais. São 17 projetos já aprovados.

A CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) incluiu a comemoração do Dia do Cliente entre as principais datas do calendário comercial no segundo semestre e está disponibilizando cartazes alusivos à nova data comemorativa para lojistas de todo o Brasil. Procure junto à CDL de sua cidade.

Você também pode fazer parte da história dessa que, em breve, será uma das maiores comemorações do Brasil. A ação mais simples de todas é apenas prestar homenagens, todos os anos, a seus clientes no dia 15 de setembro, o Dia do Cliente.

Mas isso, talvez, você já faça diariamente, até porque todo dia é ou pelo menos deveria ser Dia do Cliente. Mas você pode fazer mais, muito mais. Você pode ajudar a escrever a história da criação do Dia do Cliente. Isso, no mínimo, trará ganhos de imagem para sua empresa e seu produto e irá render novas amizades e bons contatos comerciais. Veja só, escolha uma ou mais ações:

  1. Converse a respeito do Dia do Cliente em sua empresa e com seus clientes e fornecedores.
  2. Coloque uma pequena alusão ao Dia do Cliente na assinatura de suas correspondências.
  3. Produza uma pequena etiqueta adesiva, fazendo marketing promocional de sua empresa/produto/serviço, citando o Dia do Cliente e cole a etiqueta em suas embalagens.
  4. Solicite material informativo sobre o Dia do Cliente, cópias de projetos de lei, argumentações e exemplos e encaminhe à Associação Comercial e/ou à Câmara Municipal de sua cidade.
  5. Inclua a comemoração do Dia do Cliente nas peças publicitárias de sua empresa. Fale com sua agência de propaganda a respeito.
  6. Envolva os veículos de comunicação de sua cidade e região, falando-lhes a respeito da criação do Dia do Cliente. Quanto mais divulgação melhor, pois mais rapidamente a comemoração irá se consolidar.
  7. Peça para a assessoria de imprensa de sua empresa fazer um release sobre o assunto e distribuir para seus contatos no meio jornalístico. Apareça, divulgue sua comemoração do Dia do Cliente.
  8. Divulgue o Dia do Cliente nas feiras e eventos empresariais dos quais sua empresa vier a participar.
  9. Se possível, patrocine ações de divulgação e eventos de lançamento do Dia do Cliente. Isso fará sua organização ser lembrada hoje e sempre.
  10. Produza amostras de seus produtos, fazendo marketing promocional, inserindo, porém, uma alusão ao Dia do Cliente.
  11. Fale a respeito do Dia do Cliente nas entidades empresariais de sua cidade e região.
  12. Produza um banner ou pop-up sobre o Dia do Cliente e coloque na página de sua empresa na internet.
  13. Produza uma mídia digital alusiva ao Dia do Cliente e envie para seu mailing em 15 de setembro.
  14. Em setembro, envie uma mala-direta e/ou uma ação de e-mail marketing, parabenizando seus clientes pelo Dia do Cliente.
  15. Confeccione brindes ligando sua marca ao Dia do Cliente.
  16. Se possível, realize um sorteio ou faça uma promoção especial alusiva ao Dia do Cliente. Abra as portas de sua empresa, estreite relacionamentos.
  17. Programe promoções conjuntas com seus fornecedores e/ou com outras empresas.
  18. Em 15 de setembro, dê um carinho superespecial para seus clientes.

A fim de ilustrar a página do Dia do Cliente que está sendo construída na internet, depois de realizar sua promoção, faça um breve relato, se possível com fotos, e descreva o resultado alcançado.

Informações, detalhes, relatos e minutas de projetos de lei poderão ser obtidas com o idealizador do Dia do Cliente, o conferencista João Carlos Rego, pelos telefones (51) 3333-1080 ou (51) 9176-9457 e pelo e-mail: [email protected].

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