No próximo dia 15 de setembro, será comemorado o Dia do Cliente. Saiba do que se trata a data e como você pode participar. O Dia do Cliente está concebido para ser um dia de homenagens e de agradecimentos. Um dia para mostrarmos a nossos clientes o quanto eles são importantes para nós. Um dia para promoções especiais, campanhas de vendas, anúncios, campanhas publicitárias, ações de marketing promocional, decorações, brindes e tudo mais que puder ser feito para reverenciar a figura do cliente.
E quem não é cliente de alguém? E quem não depende de clientes para sobreviver? O Dia do Cliente atinge a todos, sem exceção. E pessoas físicas e jurídicas.
O que se pretende com a comemoração do Dia do Cliente é aprimorar relações comerciais, fortalecer empreendimentos, estimular ações de capacitação profissional para a prestação de serviços de melhor qualidade, movimentar a economia num mês de fracas vendas, criar novas oportunidades de negócios e, com isso, colaborar para a geração de emprego e renda.
O Dia do Cliente já integra o calendário oficial de eventos dos estados do Rio Grande do Sul e Paraíba e o mesmo projeto tramita nos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. O mesmo projeto tramita em 31 câmaras municipais, entre elas as das principais capitais estaduais. São 17 projetos já aprovados.
A CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) incluiu a comemoração do Dia do Cliente entre as principais datas do calendário comercial no segundo semestre e está disponibilizando cartazes alusivos à nova data comemorativa para lojistas de todo o Brasil. Procure junto à CDL de sua cidade.
Você também pode fazer parte da história dessa que, em breve, será uma das maiores comemorações do Brasil. A ação mais simples de todas é apenas prestar homenagens, todos os anos, a seus clientes no dia 15 de setembro, o Dia do Cliente.
Mas isso, talvez, você já faça diariamente, até porque todo dia é ou pelo menos deveria ser Dia do Cliente. Mas você pode fazer mais, muito mais. Você pode ajudar a escrever a história da criação do Dia do Cliente. Isso, no mínimo, trará ganhos de imagem para sua empresa e seu produto e irá render novas amizades e bons contatos comerciais. Veja só, escolha uma ou mais ações:
- Converse a respeito do Dia do Cliente em sua empresa e com seus clientes e fornecedores.
- Coloque uma pequena alusão ao Dia do Cliente na assinatura de suas correspondências.
- Produza uma pequena etiqueta adesiva, fazendo marketing promocional de sua empresa/produto/serviço, citando o Dia do Cliente e cole a etiqueta em suas embalagens.
- Solicite material informativo sobre o Dia do Cliente, cópias de projetos de lei, argumentações e exemplos e encaminhe à Associação Comercial e/ou à Câmara Municipal de sua cidade.
- Inclua a comemoração do Dia do Cliente nas peças publicitárias de sua empresa. Fale com sua agência de propaganda a respeito.
- Envolva os veículos de comunicação de sua cidade e região, falando-lhes a respeito da criação do Dia do Cliente. Quanto mais divulgação melhor, pois mais rapidamente a comemoração irá se consolidar.
- Peça para a assessoria de imprensa de sua empresa fazer um release sobre o assunto e distribuir para seus contatos no meio jornalístico. Apareça, divulgue sua comemoração do Dia do Cliente.
- Divulgue o Dia do Cliente nas feiras e eventos empresariais dos quais sua empresa vier a participar.
- Se possível, patrocine ações de divulgação e eventos de lançamento do Dia do Cliente. Isso fará sua organização ser lembrada hoje e sempre.
- Produza amostras de seus produtos, fazendo marketing promocional, inserindo, porém, uma alusão ao Dia do Cliente.
- Fale a respeito do Dia do Cliente nas entidades empresariais de sua cidade e região.
- Produza um banner ou pop-up sobre o Dia do Cliente e coloque na página de sua empresa na internet.
- Produza uma mídia digital alusiva ao Dia do Cliente e envie para seu mailing em 15 de setembro.
- Em setembro, envie uma mala-direta e/ou uma ação de e-mail marketing, parabenizando seus clientes pelo Dia do Cliente.
- Confeccione brindes ligando sua marca ao Dia do Cliente.
- Se possível, realize um sorteio ou faça uma promoção especial alusiva ao Dia do Cliente. Abra as portas de sua empresa, estreite relacionamentos.
- Programe promoções conjuntas com seus fornecedores e/ou com outras empresas.
- Em 15 de setembro, dê um carinho superespecial para seus clientes.
A fim de ilustrar a página do Dia do Cliente que está sendo construída na internet, depois de realizar sua promoção, faça um breve relato, se possível com fotos, e descreva o resultado alcançado.
Informações, detalhes, relatos e minutas de projetos de lei poderão ser obtidas com o idealizador do Dia do Cliente, o conferencista João Carlos Rego, pelos telefones (51) 3333-1080 ou (51) 9176-9457 e pelo e-mail: [email protected].