Diagnóstico

Você tem conhecimento profundo da área Comercial da sua organização?
Mesmo?

Muitos gestores que nos procuram dizem saber exatamente quais são os desafios que enfrentam. Porém, quando o trabalho de treinamento e consultoria começa, percebemos que há muito que precisa ser descoberto – inclusive pelos gestores e diretores da empresa.

E é por isso que, antes de qualquer mudança na estrutura e nos processos da sua área de Vendas é crucial realizar um Diagnóstico Comercial realmente aprofundado.

Pense bem: se você errar na identificação do problema, a solução proposta certamente também será equivocada. Isso, por sua vez, leva a perda de tempo e de dinheiro.

Com foco em trazer mais conhecimento e eficiência para a real transformação e evolução das suas vendas, a VendaMais criou o serviço de Diagnóstico Comercial VM.

Essa é uma metodologia exclusiva desenvolvida pelos nossos especialistas para análise completa da sua estrutura comercial.

O Diagnóstico Comercial VM é desenvolvido em três etapas:

Descoberta

Levantamento de todas as informações relacionadas à área Comercial. Conversamos com gestores e profissionais da empresa, clientes e ex-cliente e pesquisamos dados de mercado.

Análise

Análise e cruzamento de todas essas informações para ter um panorama completo e amplo do cenário em que a empresa se encontra.

Recomendações

Entrega de um relatório com gráficos e apontamentos sobre as principais descobertas. Vamos indicar as ações e estratégias necessárias para resolver os problemas detectados.

Informações sobre sua empresa que
o Diagnóstico Comercial VM oferece:

Informações estratégicas e de mercado​

O posicionamento da sua empresa no mercado, alinhamento e efetividade do seu planejamento estratégico comercial, informações de mercado, de clientes atuais e de ex-clientes, levantamento de indicadores como positivação, reativação, mix, ticket médio, status dos clientes, desconto, taxa de conversão etc.

Informações sobre a liderança e a equipe de vendas

Panorama e efetividade dos processos comerciais atuais, efetividade das visitas de vendas e de outras formas de atendimento, efetividade dos processos de prospecção, avaliação dos processos de recrutamento, seleção e desenvolvimento.

Informações sobre os processos

Perfil de trabalho dos gestores comerciais e métodos de comunicação com a equipe, desempenho e performance do time comercial, nível de conhecimento técnico e análise das habilidades dos vendedores, efetividade dos treinamentos de vendas, práticas de negociação utilizadas pelos vendedores.

Informações sobre Gestão da carteira e Gestão do Mix

Processos de gestão da carteira de clientes praticados na empresa, quem são os clientes mais valiosos e quais são aqueles que você corre o risco de perder, análise completa do mix de produtos que você tem em seu portfólio, o quanto os vendedores realmente trabalham o mix de produtos.

Informações de marketing

Participação e efetividade dos canais de vendas utilizados, eficácia das estratégias de marketing atuais, canais e meios de comunicação utilizados pelo seu público, pontos de contato com os clientes.

Áreas contempladas no diagnóstico comercial

1. Planejamento estratégico empresarial
2. Planejamento estratégico comercial
3. Objetivos e Metas
4. Blindagem contra concorrência
5. Inteligência de mercado
6. Tendências de mercado
7. Canais de vendas
8. Abertura de mercados
9. Tecnologia

1. Perfil de cliente ideal (PCI ou ICP)
2. Gestão da carteira de clientes
3. Pesquisa de satisfação
4. Pós venda
5. Pós não venda
6. Mapeamento de potencial de compra
7. Up Sell e Cross Sell
8. Status do cliente (Ativo, Pré inativo, Inativo)
9. Curva ABC
10. Ciclo de venda ou compra

1. Liderança pelo direcionamento
2. Segmentação de mercado
3. Mapeamento de potencial
4. Gestão de rotina
5. Gestão do time
6. Comunicação
7. Treinamento da equipe comercial

1. Dashboard
2. Participação de mercado ou Market Share
3. Mix médio
4. Funil de vendas
5. Ticket médio
6. Positivação
7. Status do cliente
8. Rentabilidade

1. Rotina
2. Reuniões
3. Monitoria
4. Prospecção
5. Script de vendas
6. CRM

1. Posicionamento da empresa
2. Treinamentos estruturados
3. Treinamento de vendas
4. Diferenciais
5. Avaliação dos resultados
6. Feedback
7. Integração
8. Retenção de talentos
9. Treinamentos a distância
10. Treinamentos digitais
1. Feedback
2. CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes)
3. Descrição de cargo ou Job Description
4. Experiência / Formação profissional
5. Remuneração
6. Avaliação de desempenho
7. Rotatividade comercial
8. Entrevista de desligamento
1. Campanha de lançamento
2. Campanha de incentivo
3. Promoções
4. Identidade visual
5. Geração de leads
6. Mídias sociais
7. Análise dos dados
8. ROI
9. Marketing off line
10. Marketing on line
11. Transformação digital
12. Lançamento de produtos ou serviços
13. PDV
1. Melhoria contínua
2. Precificação
3. Canais de vendas
4. Limite de SKUs
5. Análise da concorrência
6. Características e diferenciais
7. Desenvolvimento de novos produtos ou serviços
1. Cultura organizacional
2. Desenvolvimento da equipe
3. Aprendizagem
4. Capacitação
5. Retenção de talentos
6. Colaboração
7. Confiança, comprometimento e lealdade
8. Melhoria contínua

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