Diga sim ao “não”

“Com certeza”, “posso fazer, claro”. Muitas vezes, repetimos respostas positivas automaticamente, sem pensar nas conseqüências geradas por elas. Mas viver dizendo “sim” a novas tarefas, aos colegas, familiares e amigos pode prejudicar seu tempo, trabalho, carreira e vida.

Para a autora de O Livro do Não, dra. Susan Newman, há momentos em que você precisa dizer “não”. “As pessoas que só dizem “sim” sentem-se sobrecarregadas, divididas, acuadas ou exploradas e, por isso, são infelizes ou vivem ressentidas consigo.” Ela alerta que, se você se pegar fazendo coisas que preferia não fazer, é hora de começar a pensar no que poderia fazer para tornar sua vida mais fácil e agradável. Segundo a dra. Susan, existem algumas medidas necessárias para começar a dizer “não”. Confira algumas:

Faça uma lista dos “sins” que disser durante uma semana – Se você vive dizendo “sim”, poderá ficar chocado ao constatar o número de vezes em que fez isso e, pior, perceberá que, muitas vezes, não tinha condições de responder positivamente.

Preste atenção na maneira como usa o seu tempo – Se a maior parte dele é monopolizado por amigos que precisam de ajuda ou pela família que depende muito de você, tome cuidado. É preciso ter tempo para você também.

Conheça os seus limites – Para manter a saúde, o seu corpo e mente precisam de descanso para rejuvenescer e, se você não estabelecer limites, isso não será possível.

Deixe que os outros assumam o controle para que você tenha menos responsabilidades – Se você abrir mão de fazer tudo sozinho para que as coisas saiam do seu jeito, verá que se sentirá menos pressionado.

Uma nova forma de pensar Mas como conviver com a incerteza e o medo das reações dos outros quando falamos “não?” É necessário reformular a sua maneira de pensar em relação a isso. Se você quiser saber mais sobre esse assunto, acesse o site: www.motivaonline.com.br e clique na seção Motiva Plus para descobrir como dizer “não” e sentir-se melhor por agir assim.

Para saber mais
Livro: O Livro do Não
Autor: Susan Newman
Editora: Cultrix Onde encontrar: www.livrariascuritiba.com.br

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima