Dinheiro não é tudo

Idéias de incentivo e motivação para as equipes de vendas “Na era industrial, o diretor-geral sentava no topo de uma hierarquia e não tinha de ouvir ninguém. Na era da informação, você tem de ouvir as idéias das pessoas independente do lugar que elas ocupam na organização”

John Sculley, ex-diretor-geral da Apple Computadores

Em todos os lugares
Para manter os seus funcionários energizados, a Epson norte-americana promove rodízio de funções. Assim, todos têm a oportunidade de passar por todas as áreas da empresa, das mais estratégicas às de apoio. Pesquisas mostram que, graças ao programa, 29% dos funcionários da Epson descobriram novas áreas em que gostam mais de trabalhar e rendem melhor.

Se prometer, entregue
O presidente de uma empresa de softwares norte-americana disse, em um discurso, que se as vendas dobrassem, no ano seguinte todos os 600 empregados e os seus cônjuges iriam passar uma semana no Havaí, com todas as despesas pagas.

A meta foi atingida, e levou oito meses para que todos os empregados, dez de cada vez, curtissem o programa, mas todos tiveram a sua semana de praia e sol.

Use a reclamação
Quando um empregado reclamou dos baixos pagamentos, na fábrica de tintas especiais Sandstorm, nos Estados Unidos, a diretoria o desafiou a criar um novo plano de remuneração junto de seus colegas. Depois de sete meses, o comitê apresentou um programa de ?Pague pelo conhecimento?, que previa que os empregados que desenvolvessem novas habilidades, aprendessem novos aspectos que poderiam ser usados na fábrica poderiam ganhar até cinco dólares a mais por hora.

Lição para gerentes
Veja o que a fábrica de eletrônicos Marquette, nos Estados Unidos, tem a dizer em seu manual de gerentes sobre motivação e energização da equipe de vendas:
Mensagem do presidente
?Desde que ficamos grandes o bastante para ir para a escola, aprendemos que brincar é divertido e que trabalhar não é; que precisamos aturar essa tarefa desagradável para poder curtir os prazeres da vida.

Nunca acreditei que o trabalho tivesse de ser um fardo. Nunca senti que pessoas deveriam fazer coisas nas quais não são boas ou que não gostam só para receber um cheque no fim do mês. Estou convencido de que a nossa empresa pode ser operada de maneira a criar uma atmosfera para a máxima produtividade e criatividade. Estou convencido de que atmosfera agradável, boas condições de trabalho e inexistência de regulamentos bobos serão as maiores recompensas para os empregados e para a empresa também.

Para trazer essa atmosfera, não temos relógio-ponto, pois partimos do princípio de que você é honesto. Se você precisa ligar para casa, não precisa usar o seu celular; temos telefones por toda parte para fazer ligações locais. Não dizemos o que você deve vestir, apenas queremos que você faça um bom trabalho. Se você não se sente bem em uma área, tentamos colocá-lo em uma na qual você é bom.

Lutamos para evitar hierarquias e organogramas. Entretanto, é lógico, que deve haver uma certa cadeia de comando. Se você quiser falar comigo ou com qualquer outro ?chefe?, sinta-se livre para fazê-lo. Comunicação é uma palavra e uma ação que deve estar sempre presente.
Acho que você vai gostar de trabalhar aqui na Marquette.?

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima