Dizer “não” ao cliente?…

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Não tem jeito: nove entre dez vendedores fazem de tudo (eu disse tudo mesmo) para nunca ter que dizer um não ao cliente… Não tem jeito: nove entre dez vendedores fazem de tudo (eu disse tudo mesmo) para nunca ter que dizer um não ao cliente… E não torça o nariz, porque eu e você também fazemos parte desse time, afinal, quem gosta de dizer um categórico, inexorável e sonoro NÃO?

Talvez você nunca tenha parado para pensar nisso, mas, na grande maioria das empresas, a Força de Vendas é “treinada” para nunca dizer não! Você já deve ter visto vários gerentes e vendedores prometerem o “céu e a terra”, empurrando os problemas com a barriga, simplesmente porque se sentem desconfortáveis quando se faz necessário uma resposta negativa para o cliente.

É muito fácil levar boas notícias, conceder descontos fantásticos, dilatar prazos de pagamentos, antecipar embarques, etc., afinal, isso tudo é muito doce e agradável de falar, não é mesmo? Agora, quando a manufatura não produz, quando falta matéria-prima ou quando a transportadora não faz a coleta, quem é que vai lá na sala do cliente para dar as más notícias, hein?: Não olhe para os lados, pois é você mesmo que vai dar a cara para bater.

O que acontece é que, na maioria das vezes, nós somos programados apenas para dizer sim – e isso custa caro, muito caro mesmo. O fato é que precisamos aprender a dizer não, sempre que isso for preciso, porque no final das contas, mentira tem perna curta e a concorrência está torcendo para que você baixe a guarda!

Por pior que seja o não, se isso for a verdade, terá que ser dito claramente para o cliente. Não adianta dizer sim na sexta-feira e passar o final de semana com insônia sem saber o que dizer na segunda. Seja transparente, exponha os fatos e explique tudo de-ta-lha-da-men-te, porque seu cliente pode até ficar chateado na hora, mas depois ele mesmo vai reconhecer que você é ético e que também é um parceiro importante para o negócio dele. Por pior que seja o não (verdade), ele dói menos do que o sim (mentira).

Bom, espero que no seu dia-a-dia você fale muito mais “sim” do que “não” aos seus clientes, porque afinal estamos sempre trabalhando para uma melhoria contínua no atendimento e encantamento dos nossos clientes, certo?

Agora, se for necessário dizer não, nem pare para pensar: Diga.

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