Do discurso à prática

Você sabe o que é cadeia produtiva? Saiba como atingir resultados e mudar o comportamento das pessoas quando necessário. Fala-se muito em learning organization, a empresa-escola em permanente treinamento, uma vez que tanto as empresas quanto os consumidores estão à frente do que é ensinado nas escolas. Mas em, pelo menos, 95% dos casos tudo fica no discurso. Faz-se um treinamento aqui, outro ali, e as coisas ficam um pouco melhor.

Para surtir resultados e mudar o comportamento das pessoas, o treinamento precisa fazer parte do core business da empresa, sendo algumas das células do seu DNA. Aprender, inovar, entender as mudanças do consumidor e, sobretudo, aprender a pensar é tão importante quanto vender, comprar, controlar e obter lucros. Tão importante quanto viver!

Outra máxima do campo dos negócios ? que também não passa de mera falácia ? é o discurso de cadeia produtiva. ?Estamos trabalhando integrados de forma a fortalecer toda a cadeia produtiva do nosso setor?, é o que se ouve de empresários e líderes de classe Brasil afora. Entendem como cadeia produtiva apenas o seu elo ou o subsetor em que atuam. O resto não importa.

A abordagem global de cadeia produtiva abrange todos os seus elos, desde a produção de matérias-primas até a mesa ou casa do consumidor, fazendo escala nas indústrias que transformam em produtos finais e no varejo a ponta ou o ponto em que o consumidor diz sim ou não ao que lhe apresentam.

Completando a cadeia produtiva, devemos incluir, ainda, logística, serviços, crédito, comunicação e um exército de profissionais que alugam seus conhecimentos para que todos os pontos possam crescer em termos de valor, formando assim uma longa e forte cadeia de valores, na qual cada elo enriquecem o outro e todos crescem juntos.

Entretanto, o que acontece é uma visão de curto prazo, limitada e absolutamente estanque, cada dente da engrenagem cada um defende apenas o seu lado. E promovem a mais sensacional corrida oficial do setor ? o CMM (campeonato mundial da miopia) ? no qual o mais esperto ou o mais rápido passa a perna no outro e comemora as vantagens do seu microssegmento, como se o mercado fosse um chiqueirinho de quatro paredes.

Entre um elo e outro há um grande portal, cuja passagem ou transferência define o grau de maturidade existente na cadeia produtiva. Demonstra também o volume de conhecimento e de prestação de serviços que é transferido para o seu parceiro seguinte. É a capacidade de gestão de quem recebe esse pacote tecnológico embutido nos produtos. Vender só produto é atraso de vida.

Mesmo quando um segmento ganha mais, percentualmente, do que os outros com eficiência e inteligência comercial, a longo prazo vai acabar prejudicando a cadeia como um todo. O terrível é quando um dos elos ganha mais dinheiro através das vantagens que recebe dos demais, sem ostentar eficiência alguma.

Mais terrível ainda é quando essas vantagens não são transferidas para o consumidor. Daí o caos está estabelecido e o campeonato mundial da miopia destrói a cadeia inteira, como aquelas ondas gigantes que varreram as praias asiáticas. Lembra-se?

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