Duas dicas para desenvolver líderes internamente

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“Líderes fortes fazem uma empresa forte.” Por mais simples que essa afirmação possa parecer, o que há por trás dela tem um grau de complexidade elevado. Afinal, encontrar os profissionais certos para assumir cargos de gestão é, muitas vezes, um grande desafio. Por isso é tão importante desenvolver líderes internamente.

“Mas como fazer isso?”, você pode perguntar. Quem responde é Bernard Banks, pesquisador na área de liderança. Baseando-se em seus estudos e na experiência de mais de 25 anos no departamento de ciências comportamentais e liderança na Academia Militar dos Estados Unidos, Banks revela duas formas de desenvolver novos líderes. São elas:

1 – Prepare líderes antes de promover líderes

O que acontece na maioria dos casos: um profissional tem uma ótima performance em um determinado cargo – que não é de liderança –, e, como recompensa, é promovido, virando gestor “da noite para o dia”.

Para Banks, esse não é o caminho ideal. Na visão do especialista, as organizações deveriam fazer seus colaboradores percorrerem um caminho mais “consciente”, colocando a liderança como objetivo final do plano de carreira.

Para colocar essa ideia em prática, é possível, por exemplo, possibilitar que diferentes profissionais assumam cargos temporários de liderança enquanto os gestores oficiais estiverem ausentes (em vez de colocar outro líder no lugar). Assim, será possível avaliar a performance desses profissionais enquanto eles desempenham papéis de liderança e, ainda, identificar novos talentos dentro da equipe.

2 – Aposte em todo mundo

A maioria das empresas direciona seus investimentos no desenvolvimento de lideranças a determinados profissionais que parecem estar mais aptos a, um dia, liderar uma equipe. Banks não acredita nessa estratégia. Para ele, o ideal é investir no desenvolvimento de todos os profissionais.

Ele ressalta que é possível fazer investimentos mais significativos em alguns profissionais em destaque, mas sem deixar de dar oportunidades de crescimentos para todos – possibilitando que eles tenham diferentes experiências e aprendizados. “Na Academia Militar, eu costumava dar diferentes responsabilidades para os profissionais todos os dias, com o objetivo de expandir a experiência deles. Passar a um profissional júnior uma tarefa que geralmente seria feita por alguém com dois anos a mais de experiência que ele é uma ótima maneira de acelerar seu crescimento”, indica Banks.

O especialista ressalta ainda que, além de desenvolver a equipe, essa é uma forma de aumentar a retenção de talentos, pois os profissionais se sentem mais motivados e reconhecidos.

“O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo.”
Winston Churchill


Quando o líder deve decidir e quando deve delegar uma decisão?

Em algumas empresas, todas as decisões são tomadas pelos líderes. Até mesmo as pequenas resoluções precisam da palavra final dos gestores. Mas será que isso é sempre necessário?

De acordo com Victoria Medvec, especialista em decisões estratégicas e em negociação, essa situação pode acontecer por dois motivos:

  1. O líder é centralizador, e exige que tudo passe pela sua aprovação.

  2. Os profissionais não têm autoconfiança suficiente para tomar uma decisão, e continuam a terceirizar a responsabilidade para o gestor.

De uma maneira ou de outra, Victoria explica, todo saem perdendo. Por um lado, o líder acaba gastando tempo demais para tomar decisões relacionadas a projetos em que, muitas vezes, ele não está envolvido diretamente, e sobre os quais não tem informações suficiente. Por outro, os profissionais não desenvolvem habilidades de assumir riscos e tomar decisões.

Além disso, ela destaca que as decisões escaladas tendem a ser mais propensas a erros, pois as pessoas que tomam a decisão não têm todos os dados necessários para decidir. “Uma empresa bem administrada tem as pessoas certas, focadas nos riscos certos. O ideal é o CEO e o conselho de administração só tomarem decisões no ponto extremo de um contínuo de risco, deixando decisões de risco médio e baixo para as pessoas em níveis mais baixos da escada corporativa”, analisa Victoria.

Como as decisões são distribuídas na sua empresa?

  • Se você é um líder executivo, precisa avaliar se não está centralizando demais as decisões, investindo seu tempo em deliberações que deveriam ser realizadas pelas pessoas que você contratou para cuidar dessas questões.
  • Se você é um profissional ou gerente que sempre espera a palavra final do gestor, será que não está na hora de começar a assumir a responsabilidade pelas suas decisões? Isso vai ajudá-lo a evoluir profissionalmente.


Os fatores mais importantes para o sucesso da sua equipe

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Com o objetivo de entender o que forma uma equipe de sucesso, a Google passou anos analisando times de diferentes organizações. Os pesquisadores descobriram que mais do que quem faz parte de um time, a maneira como as pessoas trabalham em conjunto e interagem entre si é o que determina o nível de efetividade de uma equipe.

Entre os fatores mais importantes para o sucesso de um time, destacam-se, em ordem de importância:

Segurança psicológica

É quando o profissional sente segurança para assumir determinados riscos, por acreditar que os colegas o apoiarão, que não vão rir dele ou colocá-lo para baixo.

Confiabilidade

Se refere à confiança que os profissionais têm nos outros membros da equipe. Eles sabem que podem contar com os colegas para conseguir alcançar bons resultados, entregando as tarefas em dia e com qualidade.

Estrutura e clareza

Os membros da equipe possuem expectativas reais sobre a sua contribuição para o trabalho do time como um todo e entendem com clareza o seu papel dentro da equipe.

Significado

Ter um propósito forte também é um fator importante para a efetividade da equipe. Esse significado pode ser pessoal e variar – segurança financeira, suporte à família, ajudar outras pessoas etc.

Quer saber mais sobre a pesquisa da Google e ter acesso a materiais que podem ajudá-lo a trabalhar essas questões em sua equipe comercial? Acesse esta página (em inglês): bit.ly/time-sucesso-google

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