O outro dia saí para jantar com um empresário e, enquanto a comida não chegava, ele me contou que estava dormindo pouco e que outro dia havia dormido no volante em plena luz do dia, parada no sinaleiro.
O semáforo fechou, ele parou e simplesmente ‘apagou’. Só acordou quando o carro atrás dele buzinou.
Dormir é uma das coisas mais simples e naturais do mundo, mas é também uma das atividades que mais afetam nossa Alta Performance.
Qualquer estudo sério que você ler sobre o assunto falará que o ser humano precisa de, no mínimo, 7 horas de sono por noite, com algumas pessoas chegando a 10 horas por noite (a média no mundo inteiro entre adultos é de 8h e 10′).
Algumas pessoas dizem viver bem com menos do que isso, mas a ciência aponta exatamente o contrário. O que acontece é que essas pessoas que dormem menos se acostumaram com os sintomas negativos da falta de sono adequado e simplesmente aprenderam a conviver com suas limitações, compensando a perda de produtividade com mais horas de trabalho.
Quando submetidas a testes de cognição, aprendizagem e memória, pessoas que dormem menos de 7 horas por dia, mesmo que digam que estão ótimas, estão sempre entre os 20% MENOS produtivos do grupo. E continuam jurando que estão ótimas.
Ou seja, estão trocando qualidade por quantidade.
As consequências negativas da falta de sono se acumulam. Por exemplo, dormir uma hora a menos do que o necessário numa única noite diminui sua concentração em 32% no dia seguinte.
Já as consequências de dormir a menos continuamente são problemas bem mais sérios:
- Aumenta pressão sanguínea
- Pode levar à obesidade
- Diminui memória
- Diminui capacidade cognitiva (resposta a problemas)
- Diminui velocidade de aprendizagem
- Diminui reflexos, aumentando a probabilidade de acidentes
- Aumenta a irritabilidade e a agressividade
- Diminui impulso sexual
- Diminui qualidade de vida
- Aumenta a probabilidade de depressão
- Diminui massa muscular
- Diminui níveis de energia
- Diminui a concentração
Embora não tenha encontrado nenhum estudo específico sobre o assunto, eu colocaria um 14º item nessa lista: dormir pouco diminui vendas!
Ou seja, dormir pouco causa BPV, ou Baixa Performance em Vendas.
Se alguém lhe dissesse que um produto provoca todas essas consequências, você evitaria com certeza esse produto, certo?
Pois esse produto faz parte do nosso dia a dia e chama-se ‘falta de dormir!'”.
Pelo que tenho conversado e observado, o maior problema das pessoas parece estar focado em dormir mais tarde do que devia, e os maiores culpados são dois aparelhos eletrônicos:
- TV
- Computador
Tem muita gente perdendo horas preciosas de sono porque ficou até tarde assistindo TV ou navegando pela internet (principalmente Facebook, que é um buraco negro de tempo e energia).
Sempre que faço trabalho de coaching, peço aos meus clientes que definam grandes objetivos de vida e de trabalho.
Surgem coisas importantíssimas, como passar mais tempo com a família, juntar dinheiro, conseguir uma promoção, atingir uma grande meta, fazer um curso, etc.
Quando chega o momento de falarmos de administração do tempo, uso como exemplo esses grandes objetivos e sempre pergunto:
- “Como assistir TV à noite está contribuindo para você atingir seus objetivos pessoais e profissionais?”
- “Como ficar no Facebook à noite está contribuindo para você atingir seus objetivos pessoais e profissionais?”.
A grande verdade é que temos que fazer escolhas. Se alguns hábitos que temos e que repetidamente demandam nosso tempo não nos ajudam a construir ou alcançar o que queremos, então precisamos rever esses hábitos e substitui-los por hábitos mais saudáveis.
A questão é que temos esses hábitos nocivos porque nos dão prazer. E acabamos preferindo o prazer vazio do curto prazo, mesmo que isso lentamente nos destrua a longo prazo. (Se acha ‘destruir’ muito forte, releia a lista de consequências do ‘não dormir’ e me diga se isso não é destrutivo).
Não adianta ensinar técnicas de venda para pessoas mentalmente exaustas. Dormir ½ hora mais cedo pode fazer uma diferença muito maior na sua vida do que você imagina.
Minha sugestão e desafio para este mês é bem simples e, embora não pareça estar ligado a vendas, está 100% ligado sim. Principalmente à Alta Performance em Vendas.
Meu desafio é que você crie uma rotina produtiva e saudável de desconectar-se pelo menos uma hora antes de dormir. Nenhum eletrônico nessa hora.
E durma pelo menos meia-hora a mais, todas as noites, por uma semana.
É o melhor investimento que você pode fazer em você mesmo, nos seus clientes, na empresa que atende e nos seus resultados.
Não ache que é frescura ou assunto superficial. Se não fosse sério, não estaria aqui falando com você sobre isso agora. Em alguns lugares, dormir pouco virou motivo de honra.
Não é nem deveria ser.
É, sim, um grande sinal de confusão mental, que diminui imensamente a produtividade e só piora com a falta de sono (justamente por que a pessoa não consegue mais pensar direito!).
Outras opções recomendadas por especialistas:
- Tirar uma soneca reparadora de 20 a 30 minutos depois do almoço (se possível);
- Meditar por 20 minutos – basta encontrar um lugar calmo e tranquilo, fechar os olhos e concentrar-se na sua respiração. Experimente – funciona!
Abraços descansados e altamente produtivos,
P.S. Se você conhece alguém que precisa ler este texto e que claramente precisa dormir mais, repasse este texto antes que seja tarde!