É fantástico!

Mudanças ocorrem a todo momento em qualquer área de atuação, mas as mudanças que ocorrem no varejo brasileiro parecem ser ainda mais marcantes. Confesso minha total falta de inspiração na seleção do título. Muitas palavras, frases e expressões me passaram pela cabeça. Milhares de idéias sobre o enfoque do artigo. Mas, como resumir a atual realidade do varejo, mesmo que falemos somente do varejo de roupas brasileiro?

Certamente, estamos influenciados pelas centenas de artigos e matérias que nos bombardeiam de informações diariamente ? de forma direta ou indireta. A necessidade de reinvenção é clara, evidente e mais que comentada por uma série de especialista renomados.

Técnicas de atendimento modernas, treinamento, abertura para novos conceitos, recomeço. Certa vez, fui surpreendido quando o varejo foi alvo de Regina Casé no programa Fantástico, da Rede Globo. Dentro do espírito do quadro, a mais pura fotografia do nosso momento. Aquela matéria fez passar em minha mente uma profusão de perguntas. O quanto estamos preparados para ensinar ao nosso consumidor a comprar? O quanto estamos preocupados com isso? Será que somos oportunistas e queremos resolver nossos problemas no primeiro cliente que nos prestigia com sua presença na loja? Por quanto tempo ele ainda nos prestigiará?

Não tenho a intenção de trazer as respostas, até mesmo porque não as tenho, a idéia principal é dividir com você a minha forma de enxergar.

Os homens, como seres que não se acomodam, mudam o estado das coisas. De um varejo que, no passado, tinha de se adaptar a capacidade e sistema dos fabricantes, para um varejo que impôs aos seus fornecedores uma necessidade de mudança de atitude. Muitos sucumbiram às memórias do passado e desapareceram. Outros se adaptaram. Muitos outros surgiram.

Novamente, estamos vivenciando um processo de mudança de poder de decisão. As necessidades dos consumidores, como geradores de demanda da cadeia comercial, começam a pedir novos modelos. Começamos mais um ciclo, de muitos que certamente virão, e o processo de mudança e seleção natural deixará novas marcas na história para um velho processo, mais que conhecido.

Apague a minha memória. Bem-vindo ao próximo nível.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima