Eduardo Botellho – Mentor, precursor, craque e mestre, para sempre entre nós

O mentor

?Há muitos anos, quando resolvi lançar, no Brasil, uma revista sobre vendas, comecei a procurar material sobre o assunto, mas todos os consultores que falavam comigo eram extremamente frios, beirando a arrogância. Ninguém queria me mandar um texto ou ser colunista. Parecia que uma pequena editora de Curitiba nunca poderia ser séria, e que eu estava tomando o tempo precioso deles. Com o Botelho foi diferente. Imediatamente ele aceitou meu convite para escrever para a revista. Lembro-me até hoje do seu entusiasmo: ?Se é para ajudar os vendedores do Brasil, estou dentro?. Naquele momento, soube que estava frente a um verdadeiro campeão, uma pessoa diferente, daquelas que marcam sua vida. Quando resolvi ministrar palestras, foi ele quem me ajudou, também. A primeira palestra da minha vida foi em um palco com ele. A última palestra que o Eduardo fez antes de falecer foi comigo. Coincidência ou destino? O Eduardo foi um grande mentor e um defensor incansável dos vendedores no Brasil. Esta homenagem é mais do que merecida.?

Raúl Candeloro

O precursor

?O Botelho foi um grande decano de palestras, um ícone em vendas no País. Eu diria que a área de vendas no Brasil teve um grande ícone e um grande produto. O ícone foi o professor Botelho e o produto foi PSS (Personal Sales Skills), da Xerox, que trouxe um grande progresso e contribuiu para se trabalhar com vendas com mais profundidade. A profissionalização de vendas se desenvolveu tanto que certamente os conceitos do professor Botelho talvez estivessem ultrapassados hoje, mas o mais importante, na minha opinião, como se fala na filosofia chinesa, é dar o primeiro passo. E esse primeiro passo para a profissionalização em vendas foi dado pelo prof. Botelho. Esse valor é o que fica.?

Carlos Alberto Júlio

O craque

“O Botelho era, sem dúvida, uma das pessoas que mais entendia de vendas no Brasil. Além das excelentes colocações teóricas, sabia o que fazer, como fazer e quando fazer, na prática. Isso o diferenciava de todos. Nós, da Commit, tivemos a honra de ter seus vídeos e DVDs gravados, o que sempre nos encheu de orgulho. O Botelho era um craque e faz muita falta.”

Luiz Marins

O mestre

?Um profissional que aprendeu com a maleta de vendedor. Suas palestras tinham muita verdade. Ele sabia do que falava. Foi o melhor professor de vendas que conheci em toda minha carreira de conferencista. Um ótimo pai e um excelente marido. Deixou muitos discípulos. Mas sempre será o mestre.?

Prof. Gretz

Tributo a Eduardo Botelho

Fevereiro de 2006 marcou os dois anos de falecimento do prof. Eduardo Botelho. Para homenageá-lo, o Instituto Eduardo Botelho (IPEB) realizará um evento que contará com grandes nomes da área de vendas. O Tributo a Eduardo Botelho acontecerá no dia 5 de agosto em São Paulo.

Para saber mais:

Visite o site: www.ipeb.com.br

Tel.: (11) 30570787

Homenagem

O portal VendaMais preparou uma homenagem muito especial para o professor Eduardo Botelho. Acesse a seção VM PLUS e descubra o legado de um dos maiores nomes de vendas, no Brasil.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima