El que mucho abarca poco aprieta – Pareto x Oterap

Uma das principais características das pessoas de alta performance é a capacidade clara de dizer ‘NÃO’.

Por mais que muito se fale sobre Pareto – que indica que 20% das atividades trazem 80% dos resultados –, basta pegar a agenda das pessoas para ver que acontece exatamente o contrário: 80% do tempo é gasto com o que traz 20% de resultado.

Isso causa exaustão (porque a pessoa está fazendo muito) e ao mesmo tempo frustração e ansiedade (pois a pessoa está conseguindo pouco).

Muito trabalho e pouco resultado não é uma boa situação. Na verdade, é um grande sinal de alerta.

Ao invés de fazer MAIS, que é o que a maior parte das pessoas tenta fazer, que tal fazer MENOS?

Empilhar atividades produtivas é o contrário de Pareto. Vamos chamar isso de Oterap (Pareto ao contrário)?

Quem é de alta performance, de verdade, é fã do Pareto e inimigo do Oterap.

Dois pensamentos importantes que exemplificam isso:

Steve Jobs, quando disse “As pessoas acham que foco é dizer sim para algo que você quer. Mas não é nada disso. Foco é dizer ‘não’ para muitas coisas boas. Tenho muito orgulho das coisas que decidimos não fazer. Inovação é dizer ‘não’ para 1000 coisas”.

E uma história – que não sei se é verdadeira ou não, mas que se não for merecia ser –, agora do Warren Buffet.

Dizem que perguntaram a ele como conquistar um objetivo. Ele respondeu: ‘faça uma lista de 10 coisas que você quer conquistar. Agora corte 9 delas. Pronto’.

Parece uma visão limitada da vida, mas a verdade é que pessoas que conseguem resultados extraordinários aprenderam claramente a dizer ‘não’. A impor limites, a dedicar-se ao que realmente interessa, a priorizar.

Se você acha que Jobs e Buffet tiveram vidas e visão limitada, está na hora de revisar alguns conceitos e crenças. Sempre que escuto o lenga-lenga de que isso limita a vida, fico pensando que a pessoa realmente não entendeu o conceito e que vai continuar patinando.

Pessoas de performance baixa ou mediana geralmente têm esse problema. Querem tudo. Não conseguem dizer não. Acham que estão perdendo algo. Aí não conseguem deslanchar e ficam se perguntando por quê.

A pessoa que quer 17 coisas acaba fazendo tudo mais ou menos.

Bruce Lee falava que tinha mais medo do oponente que havia treinado 10 mil vezes um único golpe do que daquele que tinha treinado uma só vez 10 mil golpes diferentes.

Foco é poder. Todo mundo sabe disso. O desafio é colocar em prática. É difícil justamente porque tem que dizer não, tem que abrir mão, tem que sacrificar, tem que fazer escolhas. E ninguém quer fazer escolhas.

Como disse Fernando de Rojas na Tragicomedia de Calisto e Malibea, em 1499, “el que mucho abarca poco aprieta”.

Dizer não é fundamental para quem quer ter resultados de alta performance.

Quando perguntaram a Michelangelo como ele esculpiu David, ele respondeu: “David já estava na pedra. Eu só tirei tudo que não era David”.

Aprenda a dizer não. Foco é poder. Você precisa dizer SIM para algo e NÃO para o resto (e aceitar isso como parte importante do jogo). Tire tudo que não é David.

“El que mucho abarca poco aprieta”. Ou, como dizia meu pai, ‘aprendiz de muitas artes, mestre em nenhuma’.

Se você quer ter alta performance, precisa ser mestre. E mestres sabem dizer não, sabem tirar o que não é necessário e focar no essencial.

Coloque mais Pareto na sua vida e menos Oterap. Vai ter resultados muito melhores.

Abraço, sucesso, boa semana,

Raul Candeloro
Diretor

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima