Saiba como este empresário transformou um fusca amarelo 1975 numa das maiores redes de lojas de colchões

Hoje com 54 unidades em 8 Estados no Brasil e no Paraguai, ele acumula energia e planeja a abertura de mais 20 lojas até o final do ano. Mas no meio do processo, enfrentou um incêndio, no qual perdeu tudo, e precisou negociar com fornecedores para poder recomeçar. Conheça a história de Claudinei dos Anjos, empresário da Anjos Colchões

Filho de um humilde vendedor de cereais no interior do município de Capitão Leônidas Marques, no Paraná, Claudinei dos Anjos enfrentou até um incêndio para hoje ser um empresário de sucesso. Mesmo com poucos recursos, seus pais faziam questão que os quatro filhos estudassem em colégio particular na cidade vizinha de Cascavel, para que pudessem ter uma vida mais confortável, pois o sonho do seu pai era que seus filhos fossem gerentes de banco.

Com apenas 19 anos de idade já era casado, em seguida se elegeu vereador na cidade de Capitão Leônidas Marques e também chegou a ser presidente da Câmara de Vereadores. Na época, observou que a política não era bem o que queria e assim viu a necessidade de gerar empregos na sua cidade. Com apenas 21 anos de idade, Claudinei resolveu abrir a primeira fábrica de estofados, completamente sem capital ou recursos, nem ao menos para comprar uma furadeira, utilizando apenas ferramentas manuais.

Os primeiros estofados não foram fáceis de vender, por isso aceitou a proposta de um lojista moveleiro da cidade a troco de alguns bois e vacas sem raça. Posteriormente vendeu o pequeno gado para adquirir um fusca amarelo, ano 1975 para poder trabalhar. Com a camionete de seu pai, Claudinei levava os estofados produzidos pela fábrica e começou a crescer gradativamente, evoluindo para a construção de seu parque fabril.

Porém o destino lhe reservava dias de muitas dificuldades. Um incêndio destruiu toda a sua fábrica e os sonhos de uma vida inteira. Muito abalado com o prejuízo, Claudinei não desistiu de ter sua empresa. Começou a renegociar com cada um dos fornecedores, pediu prazos de pagamento e a ajuda que mudaria o seu futuro: uma “concordata branca”, como ele mesmo define, e foi assim que reencontrou o caminho do sucesso.

Em 1990, foi fundada a fábrica Estofados Anjos, com apenas quatro funcionários. Nove anos depois, nasceu a D.Angelis Estofados, uma fábrica que produz estofados de linha média/alta. Em 2001 criou a Anjos Colchões, onde a empresa começou a produzir espuma para as fábricas de estofados, colchões de espuma e colchões de mola. A Anjos Colchões é uma empresa 100% nacional que conta hoje com um complexo fabril de 27 mil m2 de área construída, num terreno de 73 mil m2.

Em 2008, foram criadas as Lojas Anjos Colchões Franchising, que deu início à expansão por meio da venda de franquias de lojas de colchões e estofados. O projeto deu muito certo e atualmente a rede de franquias conta com mais de 50 lojas em operação e um plano de expansão que prevê a abertura de 20 unidades até dezembro de 2017. Conheça a seguir a trajetória e os planos deste empresário, em entrevista exclusiva de Claudinei dos Anjos para Raul Candeloro.

mais-de-50-lojas-anjos-colchões

Quais foram as maiores dificuldades de criar a Anjos Colchões?

Todo o início tem dificuldade. Não conhecer o negócio totalmente é a principal delas. Não sabíamos bem como funcionava o varejo quando lançamos a rede e franquias Anjos Colchões, porque tínhamos mais experiência na indústria. Começar pequeno sem dinheiro também é complicado, mas aos poucos fomos estudando, investindo e conquistando nosso espaço. O importante é não desistir e estudar sempre.

Vocês têm Missão, Visão, Valores bem definidos? Se sim, quais são?

Missão: Produzir e comercializar colchões e estofados capazes de encantar consumidores, produtos que proporcionem o máximo em bem estar e conforto as famílias, contribuindo assim para a qualidade de vida das pessoas.

Visão: Ser reconhecida como a melhor marca de colchões em todos os mercados do Brasil.

Qual seria a definição de sucesso para você como empresário?

Minha definição é bem simples: criar e superar metas. Me sinto feliz quando batemos nossas metas, nossos objetivos.

Quais foram os principais sinais de sucesso que começaram a aparecer, mostrando o acerto da nova estratégia?

O elogio dos nossos clientes que comentam a qualidade dos produtos e do atendimento nas nossas lojas. Outro indicativo forte é quando um cliente novo chega e diz que vem por indicação de um amigo ou parente que já possui produtos da Anjos Colchões.

O que vocês fazem que é totalmente diferente da maior parte dos concorrentes?

Nós procuramos unir design único e exclusivo, ergonomia, comodidade e principalmente alto padrão de qualidade dos nossos produtos. Tudo com um preço justo. Nossos produtos são fabricados por nós e por isso conseguimos tudo isso.

colchões-anjo

Especificamente em relação a vendas, que é o nosso foco na VendaMais, qual foi o trabalho realizado com a equipe comercial para ter certeza de que seus diferenciais são trabalhados com os clientes?

O segredo é o treinamento constante. Investimos desde o começo em treinamentos na franqueadora e com consultoria de campo que está sempre em contato com todas as unidades. Também investimos em um canal de vídeos interno para divulgar todas as técnicas e informações novas com nossos franqueados. É simples e rápido. Algo novo foi criado: gravamos um vídeo explicando e ensinando e enviamos para todos.

Olhando para trás, existe algo que você acha que poderia ter sido feito diferente/melhor? Alguma decisão que poderia ter sido mais pensada, melhor executada ou feita de forma diferente?

No início do projeto de franquias erramos algumas vezes na escolha de profissionais. Logo consertamos, mas erramos em alguns pontos na escolha de pessoas. Porém, acredito fortemente que os erros têm também seu lado positivo e eles sempre nos levam a algum aprendizado importante. É necessário saber aproveitar isso e ir em frente.

Existe algo que era feito antes, no começo da empresa e que vocês pararam de fazer, por mais dura que fosse a decisão?

Passamos por várias etapas e mudanças, mas tudo sofre planejamento estratégico. Uma vez tomadas as decisões, executamos. Muitas vezes o remédio foi amargo, mas necessário. Nos 25 anos de indústria e depois com as franquias tomamos por base decidir tudo sempre em equipe. Após o incêndio, nosso divisor de águas, aprendemos a levar tudo na ponta do lápis e a ter o controle total de tudo, para sempre pensar as melhores estratégias tendo a real situação do negócio nas mãos. Só assim conseguimos nos reerguer.

Em quais áreas da empresa foram feitos os principais investimentos nesse processo de crescimento? Não só em termos de dinheiro/investimentos, mas revisão de processos, aumento de eficiência, etc. Ou seja, onde foram colocados mais foco e energia?

Nós investimos em maquinário para a fábrica e principalmente em pessoas na área industrial para que os produtos saíssem perfeitos. É importante ter uma fábrica de ponta de mercado. Somos agressivos na questão da qualidade. Porém, as pessoas são importantes demais. Máquinas de ponta não fazem nada sozinhas, então investimos também no treinamento do pessoal.

Quais os próximos passos? Ou seja, o que estão planejando para o futuro? Qual o próximo grande objetivo?

Queremos chegar a 200 lojas nos próximos 5 anos.

Que conselhos daria para um empreendedor pensando em iniciar um projeto pessoal, mas ainda relutando se começa (arrisca…) ou não?

Leia bastante, visite feiras, vá atrás dos seus objetivos. Converse bastante. Conhecimento nunca é demais. Todo e qualquer negócio tem seus problemas, se ficar só olhando só para os problemas não fará nada de novo, não criará. Nada é fácil e qualquer ramo vai ter concorrente. Sempre há concorrência e você só precisa ser o melhor no seu negócio. Tenha foco.

Existe algum livro, vídeo, filme ou pessoa que mais influenciou sua trajetória pessoal/profissional e que você recomendaria para pessoas que querem resultados melhores?

Dale Carnegie. Os livros dele são bons para a vida profissional e pessoal. Histórias de empresários que superaram e que são inspiradoras. São meus livros de cabeceira nesse sentido.

Algum comentário final que gostaria de fazer para nossos assinantes e leitores da VendaMais?

Acreditar no seu negócio e conhecer o que faz. Esteja ligado e antenado sempre.

Para saber mais sobre a Anjos Colchões
Acesse: www.anjoscolchoes.com.br
E-mail: [email protected]
Curta a Anjo Colchões no Facebook: https://www.facebook.com/AnjosColchoesOficial/

Procurando outras histórias inspiradoras? Leia também:

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima