Empresas que evoluem

Será que sua empresa ainda é pequena ou média como você pensa? Ela pode ter evoluído e você ainda não percebeu. Observe que nas lutas de boxe das categorias mais leves os lutadores se ?degladiam? com violência e dificilmente caem. Já nas lutas dos pesados, um único soco bem colocado derruba o lutador levando-o quase sempre a nocaute.

No mundo das empresas é a mesma coisa. As pequenas e médias brigam desesperadamente, passam por extremas dificuldades e dificilmente saem de cena. Para as grandes: um golpe certeiro, fora de hora, pode colocar tudo a perder. Quantas empresas de grande porte não vimos cair aos pedaços, indo à lona por decisões desastradas de estratégia, descuido, baixa de guarda e, muitas vezes, até pela vaidade ilimitada dos seus executivos e proprietários?

Por isso, fique atento, sua empresa pode ter mudado de categoria e você ainda não percebeu. Será que ela é ainda a pequena ou média empresa que você pensa que é? De repente subiu para uma categoria maior e não te avisaram. E se isso aconteceu é bom começar a tomar os devidos cuidados para sobreviver ao novo estilo de luta. O patamar dos pesados exige maior atenção: os concorrentes serão mais agressivos e olharão para sua empresa com outros interesses, você passou a incomodá-los. Lutar na categoria dos ?de cima? não dá muito espaço para ingenuidade, falta de malícia, descuido e pausa para descanso, baixa da guarda e tomada de fôlego.

As modalidades das categorias mais pesadas exigem dureza no preparo físico. Você terá de estar apto para agüentar os dez assaltos normais da luta e mais alguns, se for necessário. O treinamento é mais exigente. Os treinadores, preparadores físicos e sparrings extremamente profissionais e a atenção à luta redobrada.

O preparo do pessoal que atualmente trabalha com você é outro. Aliás, está na hora de rever o seu quadro de colaboradores. Eles servem para o novo estilo de luta ou estão assustados e perdidos? Pois é aí que está o perigo: muitas empresas sobem de ranking e as cabeças dos dirigentes e colaboradores permanecem como se estivessem ainda nos velhos tempos.

Na luta dos pesados as estratégias de marketing, vendas e gestão devem ser trabalhadas com inteligência e refinamento. O planejamento comercial deve ser audaz e ao mesmo tempo cauteloso. O apoio às vendas, aos representantes, lojistas e vendedores precisa de atenção constante. A nova ordem para você e para a sua equipe é: deixem de pensar pequeno.

O velho folheto mal acabado e sem graça já não serve mais. A comunicação, interna e externa, passa a ser ferramenta de vital importância e necessita de profissionais habilitados. Seus anúncios não circulam somente na região, e sim em mundos maiores. E cuidado com esta historia de ?eu tenho um sobrinho que faz mais barato?. Isso pode sair muito caro. Existem trabalhos para escoteiros mirins e fuzileiros navais, aprenda a diferença entre eles.

Mas nem tudo são espinhos no Olimpo. Se as exigências cresceram, as recompensas também são maiores. É por isso que as luvas ? dinheiro pago para os lutadores ? de um peso pesado sempre são maiores do que as das outras categorias. Existem poucos Tysons, Holifields e Foremans e muitos Popós.

Por isso, tome o máximo cuidado quando sua pequena, risonha e franca empresa começar a crescer. Atente para os conselhos do velho treinador Frankie Dunn (Clint Eastwood), no filme ?Menina de Ouro?. ?Proteja-se sempre. Não baixe a guarda nunca. Você pode levar uma e nem saber por que saiu de cena?.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima